Autores de trotes contra Samu podem ser acusados de homicídio

Foto: Ascom/SMS
A caça aos autores de trotes que costumam ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ganhou um novo impulso na reunião realizada, na manhã de hoje, na sede do Ministério Público Estadual. Diante dos dados apresentados pela coordenação do Serviço, representantes do MP, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), das Secretarias de Educação do Estado e do município de Aracaju, resolveram se unir para realizar uma operação de guerra contra a prática dos trotes.

 

Entre as ações que deverão ser implementadas, está a adoção de medidas judiciais que punam os responsáveis pelos trotes, inclusive por homicídio e lesão corporal. A informação foi dada pelo promotor de justiça, Orlando Rochadel, após ser informado aos presentes que por conta dos trotes as equipes do Samu foram impedidas de prestar atendimento a vítimas reais, e que estas acabaram falecendo. Segundo os representantes do Serviço, outros pacientes tiveram a situação agravada ou ficaram com seqüelas por conta do atraso das viaturas, que saíram para atender chamadas falsas.

 

Esta foi a segunda reunião realizada no MP para tratar do assunto. Entre outras coisas, os presentes tomaram conhecimento de que o Samu recebe cerca de duas mil ligações diárias e que deste total, 400 são trotes. No mês de julho, por exemplo, um celular de número 8101-5607 telefonou 214 vezes para o número da urgência com intuito de passar informações falsas. Também existe uma série de ligações que as autoridades já identificaram como sendo de orelhões nas proximidades de escolas e supermercados. O perfil de quem passa trote, conforme foi explicado na reunião, é do estudante adolescente.

 

Para combater esta situação, o grupo definiu que deverão ser realizadas em breve, tanto na rede privada quanto pública, uma campanha de conscientização da população sobre o tema, bem como palestras nas escolas. Outra medida que será implementada é a solicitação, às empresas de telefonia, das contas detalhadas – na qual constam todos os números telefônicos – do Samu. Com o documento a SSP deve tomar conhecimento de quem está realizando os trotes para, daí, passar para as medidas punitivas. Uma outra reunião sobre o assunto foi marcada para o dia 5 de outubro, às 8h30, no próprio MP.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais