Setor de alimentos é o responável pela baixa inflação

O ano de 2005 se encerra com a menor inflação desde 1989, segundo o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O maior motivo para a inflação de 1,21% em 2005 foi a contenção dos preços de alimentos, na avaliação do coordenador da pesquisa, André Furtado Braz.

“Foi um ano mais estável. Não tivemos nenhuma quebra de safra que pudesse descontrolar preço e produtos essenciais para o consumo das famílias, só no final do ano é que apresentaram uma pequena elevação”, informou.

O maior impacto, segundo o economista, ficou mesmo por conta de preços administrados como a energia elétrica, planos de saúde e telefonia, além das tarifas de ônibus urbano. Braz destacou ainda que o comportamento do câmbio, com redução do dólar, ajudou a reduzir o preço dos produtos da ceia de natal que em dezembro tiveram variações menores que o mês anterior.

“Bacalhau, azeite, vinho, todos tiveram uma pequena queda nos seus preços, e o câmbio, é claro, ajudou um pouco nesse sentido”, disse.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais