Na semana do Dia das Crianças o Portal Infonet traz uma entrevista com Claire Tayllefeire, educadora e consultora de escolas com educação bilíngüe. De origem canadense, Claire esteve em Aracaju na semana passada, a trabalho, e concedeu uma entrevista exclusiva para o Portal, falando das vantagens da educação bilíngüe para crianças. Claire Tayfeller
Portal Infonet – Quais são os benefícios da educação bilíngüe para crianças?
Claire Tayllefer – Como sou canadense, só consigo falar dos benefícios através da perspectiva do Canadá. Lá, o programa começa a trabalhar com crianças no Jardim infantil, até os 12 anos de idade, por que é a fase em que as crianças estão propensas a aprender mais rapidamente. O grande benefício para as crianças é o crescimento de oportunidades de emprego e possibilidade de entrada em algumas universidades. Uma criança com educação bilíngüe vai ter mais oportunidades que uma com educação tradicional. Mas aprender um idioma é mais do que você usar expressões para o turismo. As crianças ficam imersas em toda a cultura do idioma, tanto quanto a do seu idioma original.
Infonet – As crianças se adaptam bem ao programa?
CT- O programa adota a proposta de “hands on” (aprendizado ativo), um modo canadense. É um programa que incentiva as crianças a fazerem escolhas e não só esperar que as escolhas sejam feitas, causar alguma reação. Nós queremos que eles sejam o quão independente for possível, considerando suas idades, e que sejam hábeis a dar opinião. Nós estimulamos as crianças a resolver problemas e ver mais de uma solução para uma mesma questão, assim como integrar os assuntos aprendidos. É uma educação multidisciplinar. Tentamos congregar várias áreas de conhecimento e conectá-las. O “hands-on” não deixa a criança aprender por rotas pré-determinadas, mas sim se engajar realmente no processo de construção de conhecimento.
Infonet – Você acha que a adoção de um sistema bilíngüe público no Brasil mudaria a realidade da educação no país?
CT – Eu não conheço muito bem o sistema público de ensino no Brasil, mas já ouvi falar. Acho que um programa construtivista muda tudo porque a criança age sobre o seu aprendizado. O aprendizado é feito com turmas de no máximo 20 alunos, isso facilita o contato.
Infonet – O que você considera mais importante no ensino das crianças no jardim de infância?
CT – Eu não sei se “ensinar” é a palavra certa. Mas na verdade, dar a criança a oportunidade de explorar a si mesma, de desenvolver responsabilidade com as coisas ao seu redor.
Infonet – Qual o sistema de ensino ideal?
CT – Eu não sei. Acho que o ideal é a situação em que a criança tenha oportunidade de construir conhecimento, considerando sua cultura, o local onde ela vive… Dar a oportunidade da criança crescer.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B