Pontos de coleta da Emsurb |
Os voluntários estarão percorrendo toda a extensão de areia das praias, no espaço compreendido entre o Farol da Coroa do Meio até o Mosqueiro. Trinta e quatro pontos fixos estarão sediados ao longo da areia das praias para receber o lixo recolhido pelos voluntários, que também estarão chamando a atenção das pessoas para a participação de cada uma na limpeza e preservação do meio ambiente.
Esse ano haverá um diferencial em relação aos anteriores já que o Dia está apoiando o Circo das Águas, movimento em defesa das águas sergipanas, organizado pelo jornalista Osmário Santos. “Os rios também entrarão na programação de limpeza juntamente com a programação das praias”, conta Célia Bastos, da Assessoria Técnica da Emsurb.
Vinte e dois agentes da Emsurb estarão coordenando todo o movimento de limpeza nas praias, que visa envolver os banhistas no recolhimento de lixo. “Essa limpeza executamos todas as segundas-feiras, mas a de domingo será para mobilizar a sociedade, engajando a população na limpeza, para que percebam como é importante manter esse ecossistema limpo”, coloca Célia Bastos.
A campanha
O Dia Mundial de Limpeza de Praias foi instituído pelo Ocean Conservancy em 1986, quando 2.800 voluntários recolheram lixo ao longo da costa do Texas. Num segundo momento, a campanha evoluiu para a coleta de dados sobre os tipos e quantidades de objetos sólidos, para a educação dos cidadãos sobre os problemas causados pela poluição. Os dados coletados também servem para suporte em políticas de preservação ambiental. Dia Mundial de Limpeza de Praias é realizado em quase todo litoral brasileiro e mundial todos os anos, uma ação que enfoca a conscientização para a redução da poluição no meio ambiente.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B