Pesquisa mostra que 30% dos jovens entre 18 e 25 anos dirigem sem habilitação

Pesquisa divulgada pelo Ibope e feita em todo o País com mil jovens de 16 a 25 anos aponta que, entre os que dirigem carros, 30% são maiores de 18 anos e não têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Do total, 12% são menores de idade e não podem tirar a carta, mas conduzem veículos mesmo assim.

No caso de motociclistas, a pesquisa mostra que 61% dos maiores de 18 anos admitiram não ter habilitação. Entre 16 e 17 anos, 15% disseram que pilotam motos. Nesta faixa etária, os jovens não podem nem solicitar a CNH. Outro aspecto preocupante é o fato de muitos jovens que dirigem irregularmente contarem com “anuência da comunidade familiar”. Só 10% dos jovens condutores de motos declararam ter aprendido a dirigir com instrutores. A maioria aprendeu com os pais, familiares ou amigos.

O levantamento foi feito em 67 cidades com mais de 300 mil habitantes e de tráfego intenso. Além da pesquisa quantitativa feita por telefone. A relação entre o jovem e o trânsito é um dos temas da Semana Nacional do Trânsito, que começa hoje, 18, e vai até o dia 25. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que, em 2005, dos mortos em acidentes no País, 43% tinham entre 18 e 29 anos.

A pesquisa aponta que 32% dos jovens querem mais campanhas educativas de trânsito. Para 14%, falta intensidade na fiscalização. Legislação e punição mais severa são o pedido de 12%.

O jovem tem consciência de que é mais apressado que outros motoristas – 88% dos entrevistados concordaram com a afirmação. Desses, 39% atribuem à adrenalina o fato de correr riscos e 30%, ao uso de álcool.

Com informações da Agência Estado

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais