Contran regulamentará uso de cadeirinihas no transporte de crianças

A Câmara Temática de Assuntos Veiculares, órgão de assessoramento técnico do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estuda a regulamentação do dispositivo de retenção para o transporte de crianças, as chamadas cadeirinhas. De acordo com os estudos deverão ser regulamentados dispositivos para o transporte de crianças com idade inferior a dez anos.

Esses equipamentos deverão atender aos critérios previstos na norma NBR 14400, além de ter a certificação de conformidade do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC) e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
 
O estudo da Câmara prevê que crianças com idade inferior a dez anos ou com altura inferior a 130 centímetros sejam transportadas com equipamentos compatíveis com a idade e peso. Será sugerido ainda a proibição do transporte de crianças posicionadas em sentido contrário ao de marcha do veículo. A proposta também indica que sejam estabelecidas normas específicas para o transporte de criança em transporte coletivo e táxi.
 
Segundo os estudos técnicos, deverão ser realizadas campanhas sobre o assunto, além de fiscalização educativa. A intenção é que as normas entrem em vigor 180 dias após a publicação da resolução. A multa prevista para quem descumpre as normas para o transporte de criança é de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Após a conclusão dos estudos, a proposta será enviada para o Contran, órgão responsável pela regulamentação.

Com informações do Denatran

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais