Petroleiros devem paralisar amanhã

Fernando Borges, diretor do Sindipetro
Petroleiros sergipanos deverão paralisar as atividades por 48 horas a partir desta quinta-feira, 17. Eles pretendem reduzir as atividades com corte das atividades, com perspectiva de interrupção total da produção do Estado, que é de cerca de 60 mil barris diários. Já foram realizadas assembléias no Tecarmo, na Fafen e com os trabalhadores que embarcariam hoje para o Rio de Janeiro. Em todas foi aprovado o indicativo de greve para amanhã. Ainda hoje, serão realizadas assembléias em Carmópolis e na sede do Sindipetro, em Aracaju .  

A categoria reivindica aumento na participação nos lucros e resultados para, no mínimo, 13,5% dos dividendos que é repassado aos acionistas da Petrobras. “A lei federal  10.101 garante ao quadro laborativo da empresa até 25% do que é repassado aos acionistas, o valor que nos é dado não chega nem a metade desse valor”, revela Fernando Borges, da direção do Sindipetro de Sergipe e Alagoas. Ele mostra que esse repasse é incompatível com as atuais perspectivas de crescimento da Petrobrás, já que, só no ano passado, foram entregues R$ 7,8 bi aos acionistas.  

Eles também problematizam a questão da contagem dos dias na escala de trabalho. Um trabalhador efetivo trabalha 14 dias embarcado e passa 21 dias de folga, mas nestes estão contados também o tempo que eles passam viajando. A escala de um trabalhador terceirizado é de 14 dias trabalhados para 14 dias de folga. Os petroleiros querem que o tempo de viagem seja contado como dia de trabalho, já que estariam, desde esse momento, direcionados ao trabalho.

A paralisação acontece em solidariedade aos petroleiros da bacia de Campos, no Rio de Janeiro, que estão parados desde o dia 14 de julho e pretendem continuar de braços cruzados até o dia 18 com as mesmas reivindicações. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais