PMA terá que retirar esquadrias e vidros da Ponte do Imperador

Ponte do Imperador
A Prefeitura de Aracaju (PMA) assinou termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE/SE), comprometendo-se a retirar, no prazo de trinta dias, as esquadrias e vidros colocados na Ponte do Imperador. E no prazo de cento e oitenta, recuperar a ponte, restabelecendo-se as condições anteriores ao início das obras.

A assinatura do TAC  realizada na manhã desta segunda-feira, 18, contou com as presenças da Procuradora-Geral de Justiça, Dra. Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, do Promotor de Justiça, Dr. Augusto César Leite de Resende, e do Procurador-Geral do Município, Dr. Luiz Carlos Oliveira de Santana de Aracaju. 

Histórico

O Ministério Público do Estado de Sergipe ajuizara Ação Civil Pública contra o município de Aracaju e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização – EMURB, visando a completa recuperação da Ponte do Imperador, na forma, condições e prazos determinados em perícia, restabelecendo-se as condições anteriores ao início das obras, e, no caso de impossibilidade técnica de recuperação da Ponte do Imperador, a condenação dos réus a indenizarem os danos causados ao patrimônio cultural de Sergipe.

A Ação proposta pelo Ministério Público estava embasada em laudo técnico apresentado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN que concluiu que a colocação de esquadrias e vidros Ponte do Imperador retirará as características arquitetônicas da época de sua construção, alterando, o seu aspecto, e acarretando danos ao patrimônio cultural de Sergipe.

Segundo o promotor de Justiça Dr. Augusto César Leite de Resende “a celebração do termo de ajustamento de conduta reflete o pensamento da sociedade moderna que prima pelo respeito aos valores históricos e culturais do ser humano, principalmente, as obras e monumentos portadoras de mensagem espiritual do passado de cada povo, que devem perdurar no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares e, neste caso, proporciona a proteção adequada a um dos bens de notório valor histórico para o povo Sergipano”, ressaltou o Promotor de Justiça.

(Com informações do MPE/SE) 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais