Crianças de Pacatuba testam alimentos biofortificados

Depois de cinco anos de pesquisas para obter alimentos biofortificados (variedades melhoradas que apresentam um conteúdo maior de minerais e vitaminas) chegou o momento de ver qual a aceitação de alguns deles. Cerca de 100 crianças de duas escolas estaduais do povoado Santana dos Frades, em Pacatuba, estão opinando sobre variedades de feijão ricas em ferro e zinco (BRS Pontal) e de macaxeira-amarela com altos teores de betacaroteno.

Nesta terça-feira, 30, o teste será realizado com os alunos da Escola Estadual Padre Nestor Matieu. O Estado de Sergipe, assim como o Maranhão, foi escolhido para participar do projeto de biofortificação por apresentar altos índices de hipovitaminose A e anemia ferropriva.

O teste de aceitação que está sendo aplicado por professores e alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Neste teste as crianças avaliam o sabor de duas amostras dos alimentos testados, sendo uma biofortificada e outra não. Ao final será verificado, no grupo estudado, o grau de aceitação do produto pela população infantil.

Desnutrição

Além do teste de aceitação, os pesquisadores já realizaram a avaliação do estado nutricional de 136 crianças e adolescentes das duas escolas do povoado de Santana dos Frades. Segundo os pesquisadores, os resultados encontrados evidenciaram a desnutrição crônica desta população, sendo os adolescentes os mais afetados.

Com informações da Embrapa

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais