Evento discute desafios para enfrentamento da violência

Evento irá debater as políticas públicas e as redes de enfrentamento à violência sexual
A fim de debater, formar e fortalecer junto aos órgãos competentes as políticas públicas e a rede de operadores de direito quanto ao enfrentamento à violência, a Secretaria Estadual de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) promove o II Workshop sobre os serviços de enfrentamento à violência.

Com o foco na violência sexual de crianças, adolescentes, mulheres e idosos, o evento reuniu no auditório do Hotel Parque dos Coqueiros cerca de 500 pessoas, entre atores locais e participantes de outros estados.

Workshop trata sobre esfera local e nacional

Cerca de 500 pessoas são esperadas
De 27 a 29 de abril, o workshop promove discussões entre membros dos Conselhos Tutelares, gestores da Assistência Social, da Educação, da Saúde e do Turismo, além de representantes dos municípios, assistentes sociais, psicólogos, membros das universidades, das ONGs, do Poder Judiciário e da Segurança Pública.

“O evento pretende discutir os desafios para o enfrentamento da violência dos grupos locais e o fortalecimento da rede”, destacam as assistentes sociais Kátia Ferreira e Cláudia Cardoso. Segundo as funcionárias da Seides, é necessário elaborar e aprimorar as políticas públicas, mas, em primeiro

As assistentes sociais da Seides, Cláudia Cardoso e Kátia Ferreira
lugar, fortalecer e aprimorar a formação dos envolvidos no processo.

Avanços desde a primeira edição

O Workshop está em sua segunda edição e, para as assistentes sociais, já ocorreram grandes avanços. “Houve uma maior articulação para a formação do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência, além da formação continuada dos técnicos dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e a ampliação dos serviços no interior do Estado, como em Itabaiana e Lagarto”, afirma Cláudia.

Palestrantes discutem a rede de atendimento a vítimas de violência em Sergipe
Além disso, a primeira edição do evento possibilitou a criação  de reuniões itinerantes entre as equipes dos Creas. As próximas metas são estruturar os Centros de Referência Regionalizados,  garantir o atendimento continuado, ampliar os atendimentos e serviços e articular a rede para atendimento integral da Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública.

Programação do evento

Na programação, os temas serão “Rede de atendimento a vítimas de violência no Estado de Sergipe”, “Práticas e Desafios das Ações em Rede: Cenário atual” e “Inovações e entraves nos processos de responsabilização dos casos de violência contra criança e adolescente”.

Além disso, o coordenador de projetos de formação da Associação Brasileira dos Magistrados, Dr.º Wanderlino Nogueira Neto, palestrará sobre “Fundamentos Jurídicos para o Atendimento Familiar”. Finalizando o evento, ocorrerá a palestra do Prof.º Antônio Carlos Oliveira da PUC/RIO sobre “Serviços de Atendimento ao Agressor”.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais