Defensoria Pública realiza Mutirão da Saúde na zona norte da capital

Mutirão da saúde acontece no conjunto Almirante Tamandaré, zona norte de Aracaju (Foto: Portal Infonet)

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe realiza nesta sexta-feira, 5, na sede do Projeto Amiguinhos da Inclusão, no conjunto Almirante Tamandaré, zona norte de Aracaju, a 3ª edição do Mutirão da Saúde. Durante todo o dia, a população terá acesso à orientação jurídica, serviços relacionados a procedimentos médicos, teste rápido de HIV e Hepatite, orientação nutricional, saúde bucal, prevenção de doenças e promoção da saúde.

“A escolha dos bairros  é feita a partir de um levantamento feito pela Defensoria,” explica Dr. Saulo Lamartine (Foto: Portal Infonet)

A escolha da comunidade, segundo dr. Saulo Lamartine, defensor público, é feita a partir de um levantamento feito pela Defensoria das localidades mais carentes e que tem mais dificuldade em ter acesso aos serviços do órgão. “A população precisa desse contato com a Defensoria porque infelizmente falta esclarecimento e as pessoas acabam não tendo acesso a serviços que são de direito delas, e a Defensoria tem esse papel de garantir o direito da população. Por isso, hoje estamos aqui disponibilizando vários serviços de saúde e orientação jurídica”, explica.

O gerente do Programa IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dr. Almir Santana, acredita que é preciso cada vez mais aproximar a comunidade dos órgãos de saúde. “Aqui é uma comunidade vulnerável, esse contato nos interessa muita porque muita gente aqui não tem acesso à informação, e nessa ação podendo conversar, orientar e esclarecer as dúvidas”, afirma.

A dona de casa Gleide Selma Cruz mora no bairro Olaria e aproveitou o mutirão da comunidade vizinha para fazer exames e marcar consultas para os netos. “Eu consegui os encaminhamentos para realizar alguns exames do meu neto que é especial, e aproveitei para fazer exames também. Tomara que esse mutirão vá para mais bairros, inclusive para o meu”, brinca.

Dona Ana Menezes aproveitou para tirar a segunda via da certidão de nascimento e casamento (Foto: Portal Infonet)

Quem também aproveitou o mutirão foi a dona de casa Ana Menezes, que foi ao evento para emitir a segunda via da sua certidão de nascimento e de casamento. “Acho ótimo esse tipo de iniciativa porque a comunidade precisa dessas atitudes, e toda ajuda é bem-vinda. Vou conseguir tirar a segunda via dos meus documentos sem precisar pagar”, finaliza.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais