Academia Literária em Ação

Academia Sergipana de Letras empossa novos membros no Movimento Cultural Antônio Garcia Filho

No dia 18 de novembro o auditório da Academia Sergipana de Letras – ASL esteve lotado durante a cerimônia de posse dos cinco novos membros do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho, o MAC, como é conhecido. O MAC foi fundado pelo médico e humanista dr. Antônio Garcia Filho em 1985 como Movimento de Apoio Cultural, tendo como objetivo dar apoio às iniciativas culturais e artísticas da ASL. Com o falecimento do seu fundador, a ASL mudou o nome da entidade para Movimento Cultural Antônio Garcia Filho, em homenagem ao seu fundador.

Periodicamente a Academia recebe novos membros do MAC, que são indicados pelos acadêmicos, que frequentam as sessões e tem algum envolvimento com as artes e cultura, especialmente a Literatura. Neste segundo semestre foram indicados:
– Marco Antônio Camilo dos Santos, ocupará a cadeira nº 31 tendo como patrono Dom Luciano José Cabral Duarte. Camilo é advogado e escritor. Foi indicado pela acad. Luzia Nascimento e recebeu o diploma da acad. Ana Medina
– Matheus Batalha Moreira Nery, ocupará a cadeira nº 32, tendo como patrono Carvalho Neto. Matheus é professor e especialista em Educação. Foi indicado pelo acadêmico dr. Anderson Nascimento e recebeu o diploma da acad. Marlene Calumby.
– Adailton Andrade, ocupará a cadeira nº 33, tendo como patrono Hermes Fontes. Adailton é músico e historiador. Foi indicado pela acad. Luzia Nascimento e recebeu o diploma do acad. dr. Antônio Carlos Sobral Sousa.
– Joselito Miranda de Souza, ocupará a cadeira nº 34, tendo como patrono Abelardo Romero Dantas. Joselito é editor, produtor gráfico e diretor da editora ArtNer. Foi indicado pelo acad. dr. Lúcio Antônio Prado Dias e recebeu o diploma do acad. Murilo Melins.
– Edson Silva Nascimento, ocupará a cadeira nº 35, tendo como patrono Clodomir Silva. Dida, como é conhecido é músico e maestro. Foi indicado pela acad. Jane Nascimento e recebeu o diploma do acad. dr. Paulo Amado.
Os novéis confrades foram investidos com a pelerine contendo o brasão do Movimento pelos seus familiares ou acadêmicos. Momento que foi carregado de muita emoção e fotografias.

A cerimônia de posse teve abertura comandada pelo presidente da ASL, acadêmico dr. Anderson Nascimento e a coordenadora do MAC, Jane Guimarães. O discurso de recepção esteve a cargo do confrade do MAC Marcos André, onde destacou as qualidades e atributos de cada um dos novos membros. O discurso de agradecimento, em nome dos demais novéis, foi proferido pelo confrade Matheus Batalha, que destacou a importância da Educação e da Democracia.

A programação ainda contou ainda com uma sessão de declamação de poemas pelas confreiras do MAC Marta Hora, Dirce Nascimento e Jane Guimarães.
Diversas academias literárias de Sergipe estiveram presentes por meio dos seus acadêmicos como, por exemplo, Academia Sergipana de Medicina, Academia Sergipana de Contadores de Histórias, Academia Capelense de Letras, Academia Gloriense de Letras, Academia Dorense de Letras, Academia de Letras Estudantil de Sergipe, Academia Cedrense de Letras, Academia Estanciana de Letras, Academia Sergipana de Cordel, Academia Itabaianense de Letras, Academia Propiaense de Letras e Artes, Academia Sancristovense de Letras, Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Sergipe a recém criada Academia Sergipana de Educação.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais