PL de Iran Barbosa institui dia em memória das vítimas da covid-19

Nesse dia, de acordo com a proposta, os Poderes Públicos e Órgãos oficiais do Estado deverão executar todos os protocolos referentes ao luto oficial. (Foto: Ascom/Deputado Iran Barbosa)

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, protocolou, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 103/2021, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o “Dia Estadual em Memória das Vítimas que faleceram em decorrência da Covid-19”. De acordo com a proposta, a data deve ser rememorada, anualmente, no dia 2 de abril, data em que ocorreram os dois primeiros óbitos em território sergipano em decorrência da contaminação pelo coronavírus.

Nesse dia, de acordo com a proposta, além de lembrarmos, respeitosamente, das pessoas que perderam suas vidas vitimadas pela covid-19, os Poderes Públicos e Órgãos oficiais do Estado deverão executar todos os protocolos referentes ao luto oficial; poderão realizar cerimônias públicas, debates, palestras, atos e outras atividades em respeito à memória das vítimas que faleceram em decorrência da doença; assim como, poderão realizar parcerias e apoiar as iniciativas de instituições privadas que visem a execução das atividades que trata o projeto.

“Sergipe já ultrapassou o número de 4.500 mortes por covid. Precisamos registrar na memória o respeito a todas as pessoas que morreram e que, infelizmente, ainda morrerão, por causa dessa doença. Essas pessoas não podem ficar na nossa história apenas como números frios; elas precisam ser respeitadas”, defendeu o parlamentar.

“É preciso lembrar dessa tragédia. Não lembrar apenas por lembrar, mas para estarmos sempre vigilantes, organizados e preparados para que não passemos novamente por toda essa situação que estamos agora vivenciando. Precisamos de uma confluência de esforços e de prevenção para que momentos duros como este, com tantas mortes, não voltem a acontecer”, afirmou Iran Barbosa.

Ainda de acordo com o petista, “essa história deve ser rememorada para que as futuras gerações nunca esqueçam do imenso esforço realizado por parte significativa da população, nos dias de hoje, para evitar as mortes por covid e salvar vidas”.

 

Fonte:  Ascom/Deputado Iran Barbosa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais