O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) realiza um ato na manhã desta quarta-feira, 18, em frente a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) em defesa da revogação do desconto de 14% no salário dos professores aposentados de Sergipe.
De acordo com o vice-presidente do Sintese, Roberto Silva, vários aposentados estão endividados por conta do desconto. “São 14% de desconto nos salários desde abril de 2020, são nove anos sem reajuste salarial, então nosso pedido é que o Governo revogue esse desconto porque os aposentados estão vivendo pendurados em empréstimos, enquanto o estado aumenta sua arrecadação”, aponta.
Roberto conta que um documento será entregue aos deputados mostrando que não há mais déficit no fundo previdenciário estadual, e que a lei que instituiu o desconto, garante que a partir do momento que não haja mais déficit o desconto deve ser suspenso.
“O Estado tem condições financeiras, a arrecadação de 2021 até o mês de junho, em comparação ao ano passado, aumentou em mais de 1 bilhão. Então o Governo pode sim revogar esse desconto e melhorar a situação dos aposentados”, afirma.
Dia Nacional de Luta
Hoje é o dia de luta nacional em defesa dos serviços públicos e contra a reforma administrativa. Entidades sindicais farão um ato às 15h na Praça General Valadão com o objetivo de denunciar a política do governo Bolsonaro em privatizar as empresas públicas e de aprovar, a todo custo, a reforma administrativa tem acarretará na redução drástica dos serviços públicos prestados pelo Estado.
Governo
O Governo de Sergipe informa que o desconto de 14% na aposentadoria dos servidores público foi uma adequação a lei federal de 2019, que trata da Reforma Nacional da Previdência. Sobre o pedido de revogação do desconto por parte dos aposentados, o Governo informou que não há discussões sobre a revogação da lei em vigor.
Por Karla Pinheiro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B