Canonização Dom Helder Câmara: escritos serão enviados hj ao Vaticano

                                                    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                                  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



O governador Paulo Câmara recebeu, no Palácio do Campo das Princesas, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, para falar sobre o processo de canonização de Dom Helder Câmara. O Governo de Pernambuco tem participado do processo desde a preparação do acervo até a viabilização do envio. Os documentos requisitados pelo Vaticano para dar continuidade ao procedimento serão enviados hoje à Roma, na Itália.

“Temos acompanhado com muita emoção todo esse trabalho, desde a instalação do tribunal, que iniciou o processo de canonização de Dom Helder Câmara, em 2015. Espero que possamos ter um santo que conhecemos tão bem, e que sabemos que todo seu trabalho e dedicação em vida foram em favor dos pobres e de um mundo melhor, com mais paz e saúde”, afirmou Paulo Câmara.

O Instituto Dom Hélder Câmara (IDHeC) levou cerca de três anos para elaborar toda a documentação e preparar o acervo, que foi digitalizado e impresso pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Os documentos contemplam textos e programas de rádio escritos pelo arcebispo emérito de Olinda e Recife. Todo o material que será enviado está acrescido de uma cópia, correspondendo um volume de 500 quilos.

A secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, reiterou que o envio dos documentos é um grande passo na concretização do desejo comum de ver o Bispo dos Pobres canonizado. “Estamos muito gratos à companhia aérea TAP pelo apoio no transporte de todo este riquíssimo acervo literário produzido por Dom Helder”, observou.

“Todos nós temos interesse pela causa de Dom Helder, para que, de fato, possamos o quanto antes ter a felicidade de vê-lo reconhecido como santo da igreja”, enfatizou dom Fernando Saburido. Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca, e o vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Monsenhor Luciano Brito, que levará pessoalmente os documentos ao Vaticano.

TRAJETÓRIA – Dom Helder Pessoa Câmara nasceu na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, em 7 de fevereiro de 1909, e morreu no Recife em 27 de agosto de 1999, aos 90 anos. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atuou como arcebispo de Olinda e Recife de 1964 até 1985 e é conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil.

“A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar.” Dom Hélder Câmara.

 

O assassinato em Sergipe que repercute no País! Será que os policiais serão punidos? O competente advogado sergipano José Rollemberg resumiu em poucas palavras: “A chamada correta é “Homem é assassinado por asfixia (…) Ele foi vítima de homicídio qualificado por parte de policiais rodoviários federais em Sergipe.”

 

A informação da rachadinha no sindicato que não funciona deu o que falar Ontem, em uma reunião de empresários do setor de pesca, a meia dúzia de leitores do blog estava toda lá, discutindo sobre o assunto. Todos se perguntando quem é o presidente do sindicato, cujo nome ninguém sabe, somente o apelido “Laranja”, quem é o “dono” do sindicato cuja sede fica em uma gaveta e quem é a irmã do ex-presidente recebedora da rachadinha de 5 mil pra lá e 5 mil pra cá. A conversa entre a meia dúzia de leitores se estendeu por um bom tempo em um restaurante de um shopping de Aracaju. Papo regado a whisky Johnnie com gelo e muitas perguntas sem resposta.

São Cristóvão: na contramão da tradição, prefeito quer proibir fogos de artifício Que a gestão atual de São Cristóvão é desastrosa todo mundo já sabe, aliás, as manchetes na imprensa sobre a pendenga da licitação do lixo e a interveniência do MP e da Justiça falam por si. Agora o prefeito enviou um Projeto de Lei enviado pela Prefeitura de São Cristóvão para proibir a comercialização de fogos de artifício causou indignação entre os moradores da cidade histórica.

Manifestação Aos gritos de “buscapé”, vendedores e fogueteiros organizaram um manifesto na porta da Câmara Municipal pedindo aos vereadores que não aprovassem a medida do governo local. No fim da votação, o projeto foi reprovado pela maioria dos parlamentares e acalmou os ânimos dos manifestantes. “O povo protestou contra uma iniciativa absurda do prefeito Marcos Santana. Ora, impedir fogos de artifício é um atentado contra a tradição e a economia do município”, desabafou o líder da oposição, vereador Neto Batalha.

Tradição e economia Nesta época do ano, a produção e comercialização de fogos de artifício representam um oxigênio para a economia sergipana, e São Cristóvão não é diferente. Fogueteiros, inclusive, já iniciaram o processo de confecção dos produtos que prometem ter grande saída este ano, já que 2020 e 2021 não houve festejos juninos por causa da pandemia. Além da questão econômica, Neto Batalha defendeu em seu discurso a manutenção da tradição junina nos povoados e na cidade histórica. “O povo tem direito de soltar busca-pé, acender fogueira e as crianças de brincarem com traque de massa. Esse costume não pode acabar simplesmente porque o prefeito quer”, questionou.

 

Prefeitura de Lagarto exige ‘título de eleitor’ para cadastrar ambulantes na Festa da Mandioca  Deu no O Bolo é Grande: “No início do mês, a Prefeitura de Lagarto divulgou que a Festa da Mandioca será realizada em junho, contudo, uma exigência está intrigando o comércio ambulante. Para que os trabalhadores e trabalhadoras possam comercializar alimentos e bebidas na área interna da festa, além de CPF, RG e comprovante de residência, é exigido cópia e original do título de eleitor no ato de cadastramento.”

Comparação Aracaju E finaliza a matéria do O Bolo é Grande: “Para se ter uma ideia, em Aracaju, a prefeitura solicitou apenas o documento de identidade e comprovante de residência para os comerciantes do Forró Caju, que também acontecerá no mês de junho. Então, qual é o objetivo da Prefeitura de Lagarto, EXIGIR o título de eleitor, sendo suficientes os demais documentos para o cadastro dos ambulantes do município? O comércio ambulante aguarda explicações da Prefeitura de Lagarto.”




Hoje, 26, lançamento da biografia do empresário Raimundo da Galeno Conheça a vida de José Raimundo dos Santos através de sua biografia. Raimundo da Galeno tem conta muitas histórias de sua trajetória empresarial, vida pessoal e experiências que vivera ao longo de seus 87 anos no livro que conta sua história de superação. Nesta quinta-feira, às 16h, na Galeria do Sesc, participe do lançamento dessa obra que mostra a vida de um dos grandes homens do comércio sergipano.

 



Juiz Gilson Felix dos Santos é novo desembargador do TJSE Em Sessão Administrativa realizada ontem, 25o Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) promoveu, por unanimidade, pelo critério de antiguidade, o Juiz Gilson Felix dos Santos para o cargo de Desembargador. O Juiz, até então titular do 19ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, substituirá o Des. Osório de Araújo Ramos Filho, que se aposentou neste mês de maio. A posse do novel Desembargador será na segunda-feira, dia 06.06, às 17h, com transmissão pelo Youtube no canal tjsergipe.

Prefeito Edvaldo entra de férias por 14 dias. Vinicius Porto é prefeito por 14 dias O prefeito Edvaldo Nogueira transmitiu o cargo, na terça-feira, 24, em ato realizado em seu gabinete, ao vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Vinicius Porto. O chefe do Executivo Municipal entrará de férias e se ausentará da cidade pelo período de 14 dias. Vinicius Porto assume a gestão do município, uma vez que a vice-prefeita Katarina Feitoza e o presidente do parlamento, vereador Nitinho Vitale, que seriam os substitutos imediatos do prefeito, também não estarão na capital sergipana no mesmo período. Os dois são candidatos este ano e não podem assumir o executivo.

Dedicação “Fico muito feliz de transmitir o cargo ao vice-presidente da Câmara, vereador Vinicius Porto, por uma coincidência de fatores. Me ausentarei por esses dias, para recarregar as energias, mas faço isso com tranquilidade, dada a força, talento, energia, inteligência e dedicação de Vinicius, que tem sido um grande amigo, além de um vereador leal, que tem feito gestos muito importantes em favor da nossa cidade. É um reconhecimento a este vereador que tem quatro mandatos, foi presidente da Câmara e tem história com a cidade”, destacou Edvaldo ressaltando que “se afastará do cargo com a certeza de que Vinicius Porto dará continuidade ao trabalho com muita competência”.

Fabiano assume presidência na CMA Já na Câmara, o vereador Fabiano Oliveira (PP), primeiro secretário, assumiu a presidência neste período de 14 dias. Fabiano disse que conduzirá os trabalhos com muita tranquilidade, zelo e humildade, priorizando sempre os interesses da população aracajuana. “Fazendo parte da mesa diretora, o Progressistas tem a oportunidade de assumir a presidência da Casa durante quatorze dias interinamente e vamos fazer um trabalho com muita tranquilidade”, disse.

Agenda Fabiano enalteceu o momento vivido pelo partido e informou que estará agendando uma visita do presidente do PP, o deputado federal Laércio Oliveira. “É o Partido Progressista representando no Parlamento Municipal de Aracaju, juntamente com o pastor Diego, pois somos dois vereadores que exercemos um trabalho com muita seriedade pelos interesses da população aracajuana”, concluiu.

“Sergipe pode avançar muito mais com Fábio”, afirma Silvany Mamlak Ao discursar no lançamento da pré-candidatura de Fábio Mitidieri ao Governo de Sergipe a prefeita de Capela, Silvany Mamlak, reafirmou seu apoio ao agrupamento, liderado pelo governador Belivaldo Chagas. “Já fizemos campanha juntos e já estivemos em palanques diferentes e Fábio sempre fez a política do bem, a política construtiva. E cada pedra que te atirarem, meu amigo, junta para você estar trabalhando por Sergipe”, afirmou a prefeita de Capela.

Desafio Silvany também enfatizou o tamanho do desafio que Fábio Mitidieri está enfrentando, ao direcionar a palavra ao seu pai, o ex-deputado estadual Luiz Mitidieri. “Tenha orgulho do seu filho, ele deixou de pleitear outro mandato para ter a coragem de se colocar à disposição do grupo como pré-candidato a governador do Estado de Sergipe”. “Tenho certeza que saímos daqui com uma missão e que Sergipe pode avançar muito mais com Fábio, que tem a capacidade necessária para construir um Sergipe com a cara de nossa gente”, concluiu Silvany.

Hoje, 26, a partir das 17h, mais uma edição da Quinta Juriscultural E hoje, 26, a partir das 17, acontece mais um edição da Quinta Juriscultural no Memorial do Poder judiciário, localizado à Praça Olímpio Campos, 417, Aracaju. Na programação o lançamento do livro, Clio Digital: Memórias e Histórias de Sergipe (200 anos da impediência de Sergipe) – volume 01 – é resultado do evento Clio Digital realizado em 2020 em comemorações da emancipação de Sergipe, organizado pelo prof. Dr. Antonio Lindvaldo Sousa, docente titular do Departamento de História da UFS.

Temáticas O livro contém 9 textos versando sobre temáticas diversas de formação inicial de Sergipe. Um deles foi escrito pela professora doutora da Universidade de Évora, Maria de Deus Manso, onde enxerga a capitania de Sergipe como uma localidade pertencente ao império português e questiona o que seja capitania “periférica”. Confira a programação: 17h – Sessão solene de abertura. Mesa-redonda com os autores coordenada pelo professores doutores: Antonio Lindvaldo Sousa e Claudefranklin Monteiro Santos e às 18h – Noite de autógrafos.





Belo Horizonte recebeu informações turísticas sobre Aracaju Belo Horizonte recebeu ontem, 25, a 3ª edição do Road Show Viva Aracaju, promovida pela Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), em parceria com a operadora de turismo Azul Viagens, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Prefeitura de Aracaju. O evento foi realizado no Coco Bambu, para uma estimativa de 60 agentes de viagem, que foram capacitados através da promoção e apresentação do destino Aracaju.

Projeto O evento fez parte do Projeto de Promoção de Destino Turístico com o objetivo de aumentar a competitividade do destino turístico da capital sergipana no mercado nacional e regional e impulsionar as atividades dos setores do trade turístico através de ações promocionais de marketing. Nesta edição do Road Show Viva Aracaju, a ação recebeu o apoio e parceria da operadora de turismo Azul Viagens, que passará a operar voos diretos entre Belo Horizonte e Aracaju, a partir de julho deste ano.

Título de cidadania para o presidente da Somese E o presidente da Sociedade Médica de Sergipe – Somese, o médico Hesmoney Ramos de Santa Rosa receberá o título de cidadania sergipana na próxima terça-feira, 31, às 16h, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. O autor da homenagem é o deputado Luciano Bispo, presidente da Alese. A homenagem é diante do vasto currículo e trabalhos desempenhados dentro do Estado de Sergipe, em especial na Universidade Tiradentes (UNIT).

Reconhecimento “Recebi essa notícia como uma agradável surpresa. É o reconhecimento do trabalho que tenho realizado durante mais de três décadas. Sou filho de sergipano, mas não nasci aqui. Cheguei aqui em 1979 e fiz boa parte da minha formação médica na Universidade Federal de Sergipe saindo para a pós-graduação no eixo RJ/SP”, comenta Hesmoney em matéria da Infonet. Médico neurocirurgião, o docente atua no curso de Medicina da Unit, como professor adjunto de Neuroanatomia e Neurologia.

Currículo Hesmoney Ramos nasceu em 1º de fevereiro de 1963, na cidade de Campo Maior, Estado do Piauí, filho de Herinaldo de Santa Rosa e Maria Novanete Ramos de Santa Rosa, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1985), especialização em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo — Campus Pompeia (1992), Especialização em Neurocirurgia pela Associação Médica Brasileira (2000) e Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2009). É Conselheiro Titular do Conselho Regional de Medicina de Sergipe e presidente da Sociedade Médica de Sergipe. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Lesão Medular, Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Anatomia. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em Anatomia, Neurociências e Cirurgia. Atualmente é Diretor Corporativo da Área da Saúde do Grupo Tiradentes, onde comanda vários cursos tecnológicos ou bacharelados, entre eles o de Medicina.

Estudantes de Medicina da UFS realizam a 8ª edição da peça “O Futuro da Humanidade” No dia 31 de maio, às 19h, uma terça-feira, vai acontecer um evento especialíssimo. No Teatro Atheneu, em Aracaju, a Turma 111 do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentará a peça teatral “O Futuro da Humanidade, a jornada de um estudante de Medicina em busca de um mundo melhor”. O espetáculo é uma adaptação do livro homônimo do psiquiatra Augusto Cury.

8ª edição O evento, que está na oitava edição, já se tornou tradição para os alunos da disciplina Anatomia I, lecionada pelo Prof. Dr. José Aderval Aragão, idealizador do projeto. Ele inseriu a peça de teatro como tarefa extraclasse para mostrar aos futuros médicos questões humanas que extrapolam os limites biológicos da Medicina. “Aproveitamos o início do curso para mostrar a eles a importância de tratar o paciente com empatia, respeito e olho no olho”, ressalta o professor. Segundo Dr. Aderval Aragão, o espetáculo tem, também, o objetivo de promover, através da arte, um momento de descontração e relaxamento entre os estudantes.

Expectativas No livro “O Futuro da Humanidade”, Marco Polo, um jovem aspirante a médico, de espírito livre e aventureiro, cheio de sonhos e expectativas, vê-se diante de uma realidade dura e fria: a falta de respeito e sensibilidade dos professores em relação aos pacientes com transtornos psíquicos. Indignado, ele desafia profissionais de renome internacional para provar que os pacientes com problemas psiquiátricos merecem mais atenção, respeito e dedicação – e menos remédios.

Instituições Todos os alimentos arrecadados serão doados a três instituições beneficentes e sem fins lucrativos: Externato São Francisco de Assis, Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) e Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACAASE). Para tanto, o evento conta com o apoio dos seguintes parceiros: Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Oficina Criativa e Marketing Digital, Núcleo Saúde – Cooperativa de Trabalho em Saúde e Qualidade, Aragão Studio, Infographics – Gráfica e Editora, e Hey News Comunicação Visual. Ah, a entrada é apenas 2 quilos de alimentos não perecíveis. Imperdível!

 


Festa do Catete tem programação definida Com o objetivo de promover o fortalecimento da tradição junina, a Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, promove de 10 a 12 de junho, mais uma edição da Festa do Catete. O evento, que reúne artistas locais, regionais e nacionais, é considerado uma das principais prévias dos festejos juninos de Sergipe.

Grande evento A expectativa do prefeito, César Resende, é que um grande público compareça ao município de Rosário do Catete. “Um grande evento que será realizado em um espaço amplo e com toda infraestrutura necessária para recepcionar milhares de pessoas. A Festa do Catete deve contribuir para o fortalecimento da nossa economia, do nosso comércio e do nosso turismo, potencializando também, a geração de empregos diretos e indiretos”, afirmou.

 



Hospital Primavera inaugura espaço de saúde exclusivo para mulheres O mundo mudou e as mulheres também. Esse novo estilo de vida demanda novos cuidados com a saúde da mulher. Pensando nelas, a Rede Primavera inaugurou no dia 24/05, o Espaço Saúde da Mulher, especializado em saúde feminina e focado em oferecer um atendimento especial e personalizado para cada paciente, em todas as faixas etárias, e contou com a presença de médicos, enfermeiros, coordenadores e diretores.

Estrutura A unidade dispõe de dois consultórios, sala para exames, equipamentos modernos e uma equipe formada por 16 médicos preparados para atendimentos nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, cardiologia, mastologia e endocrinologia, além das profissionais que estão aptas em fornecer e coordenar um serviço individualizado com qualidade, precisão e otimização de tempo, em prol das pacientes assistidas.

Passo inovador A coordenadora de Atendimento do Hospital Primavera e coordenadora da Clínica Primavera, Lorena Marques, enfatiza que o espaço está preparado para atender todas as necessidades clínicas das pacientes através das marcações, acompanhamentos, exames e retorno médico. O agendamento pode ser realizado através dos canais institucionais da Rede Primavera, por meio do call center (2106-2500), site (www.redeprimavera.com.br ), ou diretamente com a unidade de saúde da mulher pelo telefone ou whatsapp (79 9 8162-3278). “A Rede Primavera dar mais um passo inovador no mercado da saúde, com foco nas necessidades da paciente mulher, criando a Unidade de Prática Integrada – Saúde da Mulher”.

Privacidade, conforto e bem estar Segundo o superintendente médico da Rede Primavera, Dr. Guilherme do Espírito Santo, o local foi projetado cuidadosamente para garantir a privacidade, o conforto e o bem-estar de todas as pacientes, enquanto realizam seus exames e recebem o atendimento dos médicos especializados. “Alguns dos nossos objetivos são proporcionar um ambiente com a identidade feminina, deixando as pacientes mais à vontade para a realização dos procedimentos e acompanhada de toda dedicação do nosso corpo clínico e multidisciplinar. Ter um modelo integrado, focado desde a prevenção até a reabilitação após uma doença mais complexa, é o nosso propósito. Cuidar da mulher como um todo, garantindo uma fluidez na Rede, nos deixa feliz e com a sensação de dever cumprido”, explicou Dr Guilherme.

Alto padrão Quem também esteve presente na inauguração foi a coordenadora médica do Espaço da Mulher, Dra. Marina de Pádua. Ela ressaltou que essa é mais uma oportunidade para que as mulheres tenham acesso a um atendimento de alto padrão e com os maios variados tipos de serviços de consultas, exames complementares, rastreamentos, procedimentos cirúrgicos e encaminhamento para oncologistas em casos do diagnóstico de câncer. “A Rede Primavera está de parabéns em proporcionar mais um ambiente que zela pelo conforto e segurança para as pacientes”, concluiu.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

VALOR DO PCD. POR CLARKSON MOURA: “SENHORES DEPUTADOS ESTADUAIS, VALHO-ME DA EXUBERANTE E DIÁRIA CONSULTA, PELO POVO E PELO SIGNIFICATIVO NÚMERO DE AGENTES ESTATAIS, DO ÉTICO, IMPARCIAL, VERAZ E BEM-INFORMATIVO TEOR DAS EDIÇÕES PERIÓDICAS DO WEBJORNALISMO PRATICADO, COTIDIANAMENTE, POR ESTE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, PARA PERGUNTAR A VOSSAS EXCELÊNCIAS POR QUE O EXMO. SENHOR GOVERNADOR, CUJA INICIATIVA DE PROPOSITURA DA MATÉRIA LHE É PRIVATIVA, NÃO APRESENTOU, “MOTU PROPRIO” OU MEDIANTE INDICAÇÃO DE ALGUM MEMBRO DE SUA BANCADA — INCLUSIVE POR SUGESTÃO DE UM DOS SENHORES DEPUTADOS DE OPOSIÇÃO — ATÉ HOJE, UMA PROPOSIÇÃO NO SENTIDO DE ATUALIZAR O ANACRÔNICO E DEFASADO VALOR DO “PCD”, QUE, DIGA-SE DE BOM ALVITRE, HÁ MUITOS ANOS, ESTÁ A VIGER EM R$ 70 MIL, EM NÍVEL ESTADUAL. ALIÁS, ESSE BENEFÍCIO FISCAL, NO ÂMBITO DO GOVERNO FEDERAL, FOI FIXADO EM R$ 200 MIL. NO AGUARDO OTIMISTA DE SER MERECEDOR DA OPORTUNA ATENÇÃO DE VOSSAS EXCELÊNCIAS, ANTECIPO-VOS MEU AZADO GESTO DE GRATIDÃO, BEM COMO, AO MESMO TEMPO, RENOVO-VOS MEU PREITO DE RESPEITO E CONSIDERAÇÃO.”

 

Venha participar da FESTA JUNINA da família médica sergipana! Sexta-feira, dia 03 de JUNHO, a partir das 21h, na Churrascaria Paisano, uma super organização espera por você, sua família e amigos. ATRAÇÕES: MIMI DO ACORDEON – PAULA BRASIL – E PARTICIPAÇÃO ESPCIAL DEDÉ BRASIL. LOCAL: CHURRASCARIA PAISANO. MESA: R$300,00 / SÓCIO ADIMPLENTE R$250,00 / INDIVIDUAL R$100,00. NFOMAÇÕES E COMPRA DAS MESAS SECRETARIA DA SOMESE!!
(79) 3211-0719 / (79) 98815-0525.


 

 

 

 

 

 

 




PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


OPINIÃO

Gente Sergipana – Dr. Walter Cardoso. Por Antônio Samarone 

Até meados do século XIX, a medicina praticada no Brasil era a coimbrense. Uma medicina medieval nascida nos mosteiros, mais atrasada do que as medicinas dos Jesuítas, Pais de Santos, Curandeiros e Pajés.

A medicina brasileira só passou para a influência francesa, na segunda metade do Dezenove, com a reforma Visconde de Saboia, no ensino das Faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro.

Em Sergipe, a tradição francesa durou até a segunda metade do século XX. O livro de anatomia adotado na Faculdade de Medicina de Sergipe, era um clássico de Jean Léo Testut, em sua versão francesa.

Fui aluno de doenças infecciosas e parasitárias, do Dr. Walter Cardoso, um sanitarista formado em Manguinhos. Em seu bureau na sala de aula, se destacava um busto de bronze de Pasteur. Rezava a tradição francesa, que ao final da aula, houvesse uma calorosa salva de palmas.

Dr. Walter Cardoso, um conservador, católico militante e médico humanista, foi Secretário da Saúde e Diretor da Faculdade de Medicina. Deixou livros publicados e editou uma revista de Saúde Pública em Sergipe.

Entre os livros publicados destacam-se: “A luta contra a fome”, “Perspectiva da Saúde Pública em Sergipe”, “História da Saúde Pública em Sergipe”, “Vida, tempo e memória” e Retrato de Garcia Rosa”.

Como Diretor da Saúde Pública, no governo Arnaldo Garcez, Walter Cardoso foi o inspirador da criação do Conjunto Agamenon Magalhães em Aracaju, para transferir as populações faveladas do Curral e da Ilha das Cobras, no Morro do Bonfim. O novo Conjunto foi planejado com os princípios da sustentabilidade sanitária.

Walter Cardoso foi o primeiro Secretário da Saúde, na criação da Secretaria da Saúde por Celso de Carvalho, em 1965.

Walter Cardoso faleceu em 25 de maio de 2001, ao 89 anos.

Na reta final, eu conseguir autorização da família para visitá-lo em sua casa. Ele já muito doente, mas com a memória perfeita. Em sua conversa comigo ele fez duas revelações: que era conservador, mas nunca foi anticomunista e que as suas tias não negaram água a Fausto Cardoso, quando ele saiu baleado do Palácio.

A sua afirmação de nunca ter sido anticomunista, talvez tenha sido em consideração a minha fama de militante do credo vermelho, no movimento estudantil. Eu sempre admirei o professor catedrático e colega sanitarista Walter Cardoso, um batalhador pelas reformas na Saúde Pública.

As tias de Walter Cardoso eram “olimpistas” e moravam numa bela casa na esquina da Rua Pacatuba com a Praça do Palácio. Existia a fofoca que elas negaram um copo de água a Fausta Cardoso baleado. Ele cuidava da memória das tias.

Eu sou do tempo em que tinha-se gratidão aos mestres e professores. Sempre considerei meus professores de Saúde Pública na UFS: Walter Cardoso, José Leite Primo, Alexandre Gomes de Menezes, Cleovansóstenes Pereira de Aguiar e João Cardoso do Nascimento.

Em Sergipe, o Dr. Walter Cardoso foi o último grande mestre inspirado na medicina francesa. A atual influência da medicina americana é contemporânea a medicina de mercado.


PELO TWITTER

www.twitter.com/zehdeabreu Amigos, muito obrigado pelos votos de Feliz Aniversário. Estou cumprindo determinações da Justiça brasileira que mandou me comportar (nas 3 instâncias!). Sou um cidadão cumpridor da Lei e estou me comportando. Censura prévia, a gente vê por aqui.

www.twitter.com/LeonardoBoff Mas a censura, ordenada de Cima, não deve tolhê-lo de fazer suas críticas e exercer o seu humor político. Como artista público vc desperta muita gente obscurecida pela ideologia tenebrosa do Inominável. É bom que alguém, corajoso, como vc nos alivie um pouco.

www.twitter.com/KamalaHarris United States government official Our hearts break for the people of Uvalde. Enough is enough. As a nation, we must have the courage to stand up to the gun lobby and fight for sensible gun safety laws to ensure nothing like this happens again.







 

 

 

 

 

 

 

 



Frase do Dia
“A prudência determina o que é necessário escolher e o que é necessário evitar” (pequeno tratado das grandes virtudes, pág. 41). André Comte-Sponville.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-05/papa-francisco-audiencia-massacre-texas.html

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais