Rosa às Flores

Instituído para lembrar o brutal assassinato de 130 tecelãs, queimadas vivas dentro de uma fábrica norte americana, em 8 de março de 1857, o Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta sexta-feira. Que esta festa seja, portanto, dedicada a todas as mulheres, guerreiras, mães, amantes e amigas. Elas são o nosso socorro, o porto seguro, o norte que precisamos, pois enxergam sem que a mostrem, escutam longe, sentem perto, cuidam de suas crias, de seus amores e suas dores. Não fossem essas Flores, o mundo seria um jardim só de espinhos. Alguém, inspirado, já escreveu que “a mulher, mesmo brava, é linda, mesmo alegre chora, mesmo tímida comemora, mesmo apaixonada ignora, mesmo frágil é poderosa!”. A grande escritora Simone de Beauvoir estava certa quando disse que "não se nasce mulher: torna-se.".

Mensaleiro

Enquanto o PT sergipano aplaudia ontem em Aracaju o ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, proibia que ele deixasse o Brasil. Condenado a mais de 10 anos sob a acusação de chefiar o escândalo Mensalão, Dirceu queria ir à Venezuela participar do funeral de Hugo Chaves. O mensaleiro participou em Aracaju do debate sobre os 10 anos do governo democrático e popular do PT.

Feriadão escolar

Seus filhos estudam em escolas da rede estadual de ensino? Pois não os mande hoje para a aula porque os professores não vão trabalhar. Preferiram participar, daqui a pouco, de uma assembleia geral convocada pelo sindicato da categoria para lançar a campanha salarial deste ano. Certamente, depois do compromisso sindical, os educadores vão aproveitar o ‘feriadão’ escolar. Êita Brasilzão, sô!

Saia justa

Dois delegados de polícia colocaram ontem a maior saia justa no deputado federal Almeida Lima. Foi após uma denúncia que uma máquina da Prefeitura de Dores estava sendo usada na fazenda do deputado. O tratorista foi preso em flagrante, enquanto Almeidinha arguiu a imunidade parlamentar para não ser detido também. Ontem à tarde, Lima postou o seguinte no twitter: “Por um instante, deixo minhas atividades aqui na fazenda para dizer que não conheço delegacia nem como advogado, muito menos como cidadão”. Então, tá!

Desdobro

Boquinha da noite, ambiente amistoso numa bodeguinha no bairro Lamarão, periferia de Aracaju. Conversa vai, cachaça vem, com tira-gosto de passarinha frita, um cliente tenta alimentar o papo: “Viu que fuleragem no Congresso? Home, quero lá ser deputado pro cabra safado xingar minha mãe daquele jeito? Ah, comigo caia na faca”. E o outro, querendo mudar o rumo da prosa: “Aquilo é ‘triato’, Mané”.

Proibido

E o Tribunal Regional Eleitoral proibiu ontem o radialista Gilmar Carvalho (PR) de tocar no programa radiofônico da Ilha/FM a música “Expresso 2222”, do baiano Gilberto Gil. É que, segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, o comunicador e suplente de deputado estadual estava usando a canção para fazer propaganda política antecipada, pois 2222 foram exatamente os números utilizados por ele como candidato em 2010, e que certamente os utilizará na campanha de 2014.

Proinveste

‘Ói nóis aqui traveis’ falando do pastelão Proinveste! É que foi agendada para hoje à tarde a reunião entre o governador Marcelo Déda (PT) e a oposição visando discutir os últimos detalhes sobre o empréstimo de R$ 727 milhões. Além dos opositores, o petista convidou a bancada da situação para participar do encontro no Palácio de Despachos. Se tudo ficar acertado, o projeto seguirá para a Assembleia nos próximos dias. Home, tomara!

Candidato

O desembargador Edson Ulisses de Melo é um dos 54 magistrados que estão concorrendo a uma vaga de Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), aberta com a aposentadoria do ministro Massami Uyeda. A indicação cabe à presidente Dilma Rousseff (PT), e a efetivação no cargo carece da aprovação do Senado Federal. Sergipe é o único estado que não possui representação como membro permanente no STJ.

Animais

O deputado estadual Capitão Samuel (PSL) formalizou ontem na Assembléia a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais. Além dele, compõem a Frente os deputados Raimundo Vieira (PSL), Gilson Andrade(PTC), Zé Franco (PDT) e Antônio dos Santos (PSC). Justamente ontem, o Portal Gazeta de Estância denunciou que quatro rapazes espancaram um jegue até a morte na praia do Abaís. Quanta perversidade!

Do baú político

Na década de 80, historiadores sergipanos tiveram que ir a publico desmentir a existência da lenda do cacique Caju Iéba, criada por marqueteiros do primeiro governo João Alves Filho (DEM) para divulgar o turismo estadual. A falsa história dava conta que, para guiar seus guerreiros, o valente cacique deixava pela mata pedrinhas conhecidas como Iéba. Depois, descobriu-se que as ditas pedrinhas davam sorte a quem as encontrasse. Simultaneamente à falsa lenda, o governo mandou confeccionar milhares de chaveiros de pedrinhas brancas que eram distribuídas pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) a quem visitava Sergipe. Para evitar que a “lorota” ganhasse mais corpo, historiadores foram à imprensa e desmentiram a existência de tal cacique em Sergipe, assim como das pedrinhas da sorte. Encabulado, o governo colocou a viola no saco e a Emsetur destinou ao lixo os chaveiros de pedrinhas, sepultando a história que nunca existiu.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais