Nadando em petróleo

A diretora da ANP, Magda Chambriad, confirmou ontem em Aracaju o que todo mundo já sabia: nos próximos anos Sergipe vai estar nadando em petróleo, tamanha é a descoberta petrolífera feita na costa sergipana. Para se ter uma idéia, o estado, que hoje produz 40 mil barris de óleo/dia, saltará em 2018 para 140 mil barris diários e passará a ser o 2º maior produtor do país. E não é só isso: para extrair toda essa riqueza de águas ultraprofundas, serão investidos algo em torno de 400 bilhões de dólares, dinheiro que contribuirá para aquecer ainda mais a economia sergipana. Portanto, se tudo acontecer como o previsto, em muito pouco tempo o pequeno Sergipe se transformará num verdadeiro Eldorado.

Salvem o rio

Preocupado com as consequências nefastas que serão causadas pelo aterro de uma grande área do rio Sergipe, o Ministério Público Federal deve acionar a Justiça para impedir a obra eleitoreira pretendida pela Prefeitura de Aracaju. O que chamou a atenção do MPF foi a ausência de um estudo de impacto ambiental garantindo que o aterro não causará danos irreparáveis às flora e fauna do rio. Aliás, foi isso que aconteceu quando o ex-governador João Alves Filho (DEM) mandou aterrar a Coroa do Meio. Lembram?

Braile

Uma vitória dos deficientes visuais: restaurantes, bares e lanchonetes terão de ter pelo menos um cardápio em braile para os clientes. Projeto neste sentido foi aprovado ontem pela Comissão de Direitos Humanos do Senado. Caso não haja recurso para apreciação em plenário, o Projeto de Lei 48/2011 vai direto à sanção presidencial. Pelo texto, o estabelecimento que descumprir a exigência do cardápio em braile pagará multa de R$ 100 e, em caso de reincidência, pagará o dobro.

Terra treme

A terra tremeu ontem à noite no sertão sergipano. Pelo menos foi o que garantiram moradores de Feira Nova, Itabi e Graccho Cardoso. O estudante Marivaldo Santos contou que após um forte barulho; a terra tremeu durante quase um minuto em Feira Nova: “Pensei que o mundo estava se acabando”, diz. Em 1993 foram registrados dois tremores de terra no semiárido sergipanos, ambos de baixa intensidade.

Saravá

Aracaju vai sediar o 3º Encontro de Umbandistas de Sergipe. Será no próximo dia 9, no Campus III da Faculdade Pio Décimo, e contará com palestrantes renomados, a exemplo de Pedro Miranda, presidente da União Espiritista de Umbanda do Brasil. As inscrições podem ser feitas através do endereço https://sites.google.com/site/encontrotupy/.

Largada

Com o título acima, a coluna Periscópio do Jornal da Cidade publica hoje a seguinte nota: “A bancada governista ficou literalmente largada durante a votação de projetos do Executivo nas comissões e plenário da Assembleia. É que o líder do governo, deputado Gustinho Ribeiro (PSD), não apareceu nas comissões temáticas e, quando chegou no plenário, registrou presença e saiu. Se houvesse algo polêmico, a oposição ficaria bem na fita”. Misericórdia!

Líder

O deputado estadual capitão Samuel (PSL) disse não entender a preocupação do radialista George Magalhães, da Mega/FM, com a instalação da CPI da Comunicação na Assembléia. “Enquanto o secretário Carlos Cauê disse não ter medo da CPI, George agiu como se fosse o líder do governo no rádio. Do que será que ele tanto tem medo?”, questionou Samuel. Sabe-se lá!

Dúvida cruel

E o polêmico vereador Agamenon Sobral (PP) suspeita que médicos da Prefeitura de Aracaju estão trabalhando em Salvador. Segundo a secretária de Saúde, Goretti Reis (DEM), o município conta com 463 médicos, porém Agamenon garante que, na verdade, existem 701 profissionais da Medicina na folha da Prefeitura: “Onde estão os outros 240?”, questiona.

Novos eleitores

Os jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 5 de outubro de 2014 – data do primeiro turno das próximas eleições – podem tirar a 1ª via do título de eleitor, desde que o façam no ano eleitoral. Objetivando aumentar a participação desses adolescentes nas eleições, a Justiça Eleitoral lançou a Campanha do Jovem Eleitor, que tem como mote a frase “Eu me represento: eu voto” e como slogan “Vem para a urna”.

Dá-lhe Mengão!

O Botafogo caiu de quatro diante do Mengão. Num jogo memorável, o Flamengo aplicou ontem à noite uma goleada no time da estrela solitária e avançou para a semifinal da Copa do Brasil. Herói da partida, o rubro-negro Hernane marcou três gols e ainda sofreu um pênalti, convertido por Leo Moura. Nem precisa dizer que a urubuzada amanheceu sorrindo de orelha a orelha.

Do baú político

As eleições de 1982 foram, talvez, as mais difíceis do PMDB sergipano devido à exagerada força política e econômica do PDS e aos casuísmos da legislação eleitoral.  Tendo apresentado Gilvan Rocha como candidato ao governo, o partido se virava como podia para enfrentar a máquina do estado, quase a totalidade dos empresários, a Igreja Católica, todos os caciques políticos e a imprensa. Em seu blog ‘Educação é História’, o professor Jorge Carvalho revela que a vigência da Lei Falcão impedia Gilvan, “hábil comunicador, conforme fora visto em 1974, de usar a televisão”. Além disso, a ditadura instituiu o voto vinculado, enquanto a casuística legislação considerava nulos os votos do município onde o partido não tivesse diretório. Só este fato anulou um terço da votação do PMDB. Entrevistado por Jorge Carvalho, Benedito Figueiredo conta que, ao saber sobre a grande perda de votos, Gilvan Rocha perguntou a Guido Azevedo, secretário geral e responsável pela organização da legenda no interior: ‘Mas Guido, o que foi que houve?’. E este respondeu: ‘Eu me esqueci de fazer os diretórios’. Por conta de tudo isso, João Alves Filho (PDS) ganhou fácil a eleição com 256.255 votos (76,11%), contra os 77.799 (23,15%) obtidos por Gilvan Rocha.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais