Copa da baixaria

Depois do campeonato mundial de futebol, o país vai assistir a Copa da Baixaria. Também chamada de campanha eleitoral, nesta competição não há espaço para o jogo limpo, pois a maioria dos políticos quer mesmo é partir para a pancadaria, xingar a mãe dos adversários, chamá-los de ladrões, assassinos e beócios, roubar a cena para se locupletar com o dinheiro público. Quase todos os partidos nanicos serão escalados unicamente para levantar a bola dos patrocinadores e descer a porrada nos adversários. Alguns políticos vão se apresentar como vítimas, chorar lágrimas de crocodilo e jurar que entraram milionários na política e hoje estão pobres como Jó. No papel de torcedor, o cidadão precisa acompanhar o ‘jogo’ com muita atenção para negar o voto aos corruptos e dissimulados, escolhendo aqueles que realmente estão preparados para representá-los bem no Legislativo e no Executivo. Caso contrário, toda a sociedade pagará muito caro por ter elegido os campeões da baixaria.

Sukita preso

A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias, o “Sukita” (PSB). Os agentes chegaram cedinho na residência do pré-candidato a deputado estadual munidos de mandados de busca e apreensão. Também ocuparam a loja de revenda de carros, que “Sukita” tem em Aracaju. As redes sociais informam que o ex-secretário de finanças de Capela, José Everaldo, também foi engaiolado. O que será que os dois fizeram de tão grave?

Taxa menor

O deputado estadual Gilmar Carvalho (SDD) defendeu ontem a redução do percentual da taxa de esgoto cobrada pela Deso aos moradores do bairro São Conrado, em Aracaju. O parlamentar sugeriu que a taxa seja reduzida dos atuais 80% para 40%. Segundo Gilmar, quem conhece aquela comunidade sabe que a maioria dos moradores não tem condições para pagar tão caro pelo tratamento de esgoto.

Best-seller

Embora não seja candidato a nada, o prefeito João Alves Filho (DEM) é uma das figuras mais citadas pela crônica política sergipana, tudo porque ainda não anunciou em quem votará para governador. Falando sobre a demora do sogro em seu posicionar, o deputado federal Mendonça Prado (DEM) saiu com essa: “João Alves vai se tornar um escritor de suspense”. É, quem sabe o próximo livro do prefeito se chamará ‘O Indeciso’ e será campeão de vendas!

Empate técnico

Pesquisa do Instituto W1 e registrada no TRE com o número SE 0009/2014 coloca o pré-candidato a governador Eduardo Amorim (PSC) um pouquinho à frente de Jackson Barreto (PMDB). O cristão tem 25,6%, enquanto o peemedebista aparece com 23,7%. Também foram citados o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) – 15,6%; Vera Lucia (PSTU) – 8,0%; Sônia Meire (PSOL) – 0,8%; Nilson Lima (PPS) – 0,6%; Grace Franco (PSDB) – 0,4%; Brancos e Nulos – 17,7%; e Indecisos – 7,5%. Encomendada pela TV Cidade, a pesquisa entrevistou mil eleitores em 16 municípios, entre os dias 29 de maio e 1º deste mês. A margem de erro é de 3%.

Terceira via

E o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) tem articulado a formação de uma terceira via para disputar o governo. Ontem ele se reuniu em Aracaju com lideranças de oito partidos: “Todos me estimularam a comandar como pré-candidato ao governo um novo projeto político”, publicou Valadares nas redes sociais. Depois da reunião, o senador e o deputado federal Valadares Filho (PSB) jantaram com o governador Jackson Barreto (PMDB). No cardápio a sucessão estadual.

Ninharia

Os donos de veículos de comunicação ofereceram uma ninharia como reajuste salarial aos jornalistas sergipanos. A contraproposta patronal acenou com apenas 5,85%, enquanto os trabalhadores querem 12%. Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Paulo Sousa, como os empregadores não apresentaram qualquer proposta decente, a categoria está determinada em realizar manifestações nos veículos de comunicação. É por aí!

Vão pra copa?

Os professores da rede estadual estão desde ontem de braços cruzados como forma de pressionar o governo a pagar o reajuste de 22,22% do piso salarial referente a 2012. Vão permanecer parados até amanhã e, caso não sejam atendidos, podem decretar greve por tempo indeterminado. Como o governo não reconhece a dívida, a paralisação deve mesmo acontecer, facilitando a vida dos professores que pretendem assistir nos estádios os jogos da Copa do Mundo. Enquanto isso, os alunos padecem!

Lançamento

O professor e pesquisador Ivan Alves Filho lançará hoje os livros “Memorial dos Palmares”, que trata do tema escravidão, e “Giocondo Dias”, um relato sobre a vida do líder comunista. Será a partir das 18h no Museu Palácio Olímpio Campos, ali no centro de Aracaju. Os dois livros são publicações da Fundação Astrojildo Pereira. Prestigie!

Pouco tempo

Os partidos políticos têm menos de um mês para realizarem as convenções internas visando escolher os candidatos e as coligações que vão disputar as eleições de outubro. Na próxima quinta-feira a Justiça Eleitoral deverá liberar para os partidos a lista dos filiados devedores de multa eleitoral. As informações serão usadas para emissão das certidões de quitação eleitoral, um dos documentos indispensáveis para obtenção do registro para concorrer às eleições.

Recorte de jornal

Publicado no estanciano A Razão em 30 de abril de 1911

Resumo dos jornais.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais