Me dá um dinheiro aí!

Nos bastidores políticos não é segredo para ninguém que boa parte das lideranças interioranas recebeu dos candidatos mais promessas de ajuda do que dinheiro em espécie. Como não pode tornar público o não pagamento do acertado à boca miúda, eles têm se queixado entre si, além de prometer trabalhar contra o tratante. Fazem, contudo, uma ressalva: a não ser que a ‘grana’ chegue até a madrugada de amanhã. A forte campanha da mídia contra a compra de votos, as constantes ameaças de punição, somadas à orientação da Justiça Eleitoral sobre esse grave crime são responsáveis, em grande parte, pela ‘crise’ que atinge as lideranças interioranas. Diante desse quadro, a última esperança dos líderes acostumados a vender votos é com os candidatos proporcionais. Fala-se muito que de hoje até domingo alguns vão inundar Sergipe de dinheiro. É com esta expectativa que estão vivendo os vendedores de consciência.

Bico calado

As rádios Ilha FM de Aracaju e  de Tobias Barreto tiveram os microfones lacrados ontem pela Justiça Eleitoral.  A juíza federal Lidiane Vieira Bomfim entendeu que o dublê de político e empresário Edvan Amorim (PR) afrontou a legislação eleitoral ao usar as duas emissoras para agredir verbalmente o governador e candidato à reeleição Jackson Barreto (PMDB). Além de ficarem  fora do ar por 24h, cada uma das rádios foi multada em R$ 21.282. Às 18h de hoje, quando termina a punição, todas as rádios da rede Ilha terão que veicular, por 10 minutos, o direito de resposta de Jackson.

Estranhíssimo

Ninguém entendeu até agora porque a TV Atalaia não divulgou ontem, conforme prometeu, a pesquisa para governador e senador. Encomendada ao Instituto Vox Populi, a consulta só deverá ser divulgada hoje à noite. A mesma coisa aconteceu com a TV Sergipe, que adiou de hoje para amanhã a divulgação da pesquisa Ibope. Como perguntar não ofende, será que o adiamento foi porque os índices não são favoráveis à Eduardo Amorim (PSC), candidato dos “donos” das duas emissoras de televisão?

Incomodou

Decididamente, o deputado federal Mendonça Prado (DEM) é uma pedra nos sapatos dos irmãos Amorim. Prova disso foi a exibição feita ontem, no último programa do horário eleitoral, de um áudio gravado em 2006 onde Prado faz duras críticas a Jackson Barreto. A raiva dos irmãos aumentou depois que o assessor de Mendonça, Júnior Torres, anunciou que a juventude do DEM votará com o candidato a senador Rogério Carvalho (PT).

Novo endereço

Várias sessões da 27ª Zona Eleitoral, em Aracaju, funcionarão em outros endereços. Os 851 eleitores cadastrados nas sessões da Escola Manoel Dionísio, vão votar na Escola Elias Montalvão (Zona de Expansão); os 4.289 que votavam na Escola Anísio Teixeira foram transferidos para o Centro Educacional Atlântico, no bairro Atalaia; e os 6.725 eleitores que antes votavam na Escola Ofenísia Freire (Conjunto Augusto Franco), foram relocados para a Universidade Tiradentes, no bairro Farolândia.

Boataria

Com o título acima, a coluna Periscópio do Jornal da Cidade publica hoje a seguinte nota: Circulou nas redes sociais que o advogado Fausto Leite, do jurídico de JB, estaria convocando advogados comissionados para trabalharem no dia da eleição. Acontece que não passa de uma boataria inventada pela oposição. O fato é que Fausto conseguiu com os aliados cerca de 120 advogados voluntários para trabalhar na campanha de Jackson, fazendo uma economia de R$ 200 mil.

Óleo derramado

A Petrobras está sendo processada pelo derramamento de 150 litros de óleo no Campo de Camorim, na costa de Aracaju. O Ministério Público Federal em Sergipe deseja que a estatal e a empresa Sul Norte Marítimos paguem indenização pelos danos ambientais irrecuperáveis causados ao meio ambiente. Segundo a Capitania dos Portos, o óleo foi derramado no mar durante operação de abastecimento de água na plataforma PCM-6, de propriedade da Petrobras.

Apuração rápida

Até as 22h do próximo domingo os sergipanos já saberão o resultado das eleições no Estado. Aliás, José Carvalho Peixoto, o secretário de Tecnologia e Informação do TRE, acredita que o resultado final do pleito pode ser conhecido entre 20h e 21h. Isso só não acontecerá se ocorrer muito atraso no processo de votação, já que o eleitor gastará algum tempo para votar em cinco candidatos a cargos diferentes. Aguardemos, portanto!

Onde votar

Já está disponível para ser baixado em smartphones e tablets o aplicativo “Onde votar ou justificar”, criado pela Justiça Eleitoral para facilitar o acesso do eleitor  ao local de votação e aos postos de justificativa, caso esteja fora do seu domicílio eleitoral. O aplicativo funciona como um guia que auxilia os eleitores que estão em dúvida sobre a zona ou seção em que votam. Ele traz o endereço dos locais de votação e dos postos de justificativa, permitindo ao cidadão fazer a consulta de forma rápida e segura.

Vota contra

A maioria dos eleitores não vota em candidatos financiados pelas indústrias do fumo, de armas, álcool e agrotóxicos. Segundo pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, 92% dos entrevistados responderam que não apoiam candidatos que recebam recursos de indústrias de armas. Em seguida, aparecem as empresas de tabaco e de álcool (89% cada) e agrotóxico (82%), setores bancário (58%) e automobilístico (53%).

Pularam fora

De nada valeu a nota oficial da direção nacional do PMN negando que a legenda em Sergipe debandou da campanha de Eduardo Amorim (PSC). Ontem, alguns candidatos do partido, inclusive o professor Luizinho, almoçaram com Jackson Barreto. A colunista Rita Oliveira publica hoje no Jornal do Dia que o pessoal do PMN “disse ter sido enganado por Edvan Amorim, que não cumpriu os acordos de campanha”. Misericórdia!

Recorte de jornal

Publicado no aracajuano Jornal de Notícias em 24 de maio de 1932

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais