As contradições na política

É nas épocas de eleições, que podemos ver quanto de incoerência existe no nosso sistema político-partidário, que mostra a necessidade urgente de uma reforma para dar mais credibilidade, transparência e coerência nas atitudes de partidos e políticos brasileiros.

Nos Estados Unidos existem apenas dois partidos políticos. Aqui no Brasil quantos existem? São trinta? São quarenta? Eles defendem ideologias ou interesses de pessoas e de grupos?

O TSE, respondendo a uma consulta do Deputado Miro Teixeira, afirmou que, segundo a legislação existente, a Coligação para Presidente da República deveria prevalecer nos estados e o que se vê? Partidos e políticos, usando todos os artifícios possíveis para atender os seus interesses pessoais, burlarem o que dita a lei.

As coligações que se formam no país, também, nada tem de racional. É apenas interesse eleitoral. A coligação do PSDB com o PFL, para eleger o presidente e a do PT com o PL confirma a afirmação de que o que prevalece é o interesse eleitoral.               

Redução do número de partidos, fidelidade partidária e financiamento de campanhas são alguns dos pontos que mostram o quanto é necessária uma reforma político-partidária.

No novo mandato que se inicia no início de 2011, será que deputados e senadores eleitos terão a coragem de dar aos brasileiros esta reforma? 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais