Partidos: Justiça de olho nos infiéis

A maioria esmagadora da classe política estava acostumada, ou melhor, viciada em trocar de partido como se troca de roupa no dia a dia. Assim que a Justiça Eleitoral editou uma resolução disciplinando o processo de perda do cargo muitos deles ficaram preocupados e procurando meios para continuarem “trocando de roupa” sem se importar com o que pensa o eleitor.

Agora, no prazo final de mudança partidária dos que serão candidatos no próximo ano, políticos com mandatos e suas lideranças estão maquinando em todo o país os mais diversos “artifícios” para tentar ludibriar a Justiça Eleitoral. Essa, por sua vez, pelo menos em Sergipe, vem acompanhado diariamente pela imprensa e nos cartórios as movimentações eleitorais. E muita gente importante, com mandato, terá uma surpresa desagradável ainda este ano.

Algumas lideranças, consideradas “espertas”, recorreram a expulsão partidária para que um político saia de um partido e vá para outro, que já existe há muito tempo. A exceção, por um mês é para os partidos novos.

Só para lembrar: De acordo com a Resolução do TSE, o partido político interessado pode pedir, perante a Justiça Eleitoral, a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa. Conforme § 1º, do art. 1º, considera-se justa causa a incorporação ou fusão do partido, a criação de novo partido, a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal. Podem formular o pedido de decretação de perda do cargo eletivo o partido interessado, o Ministério Público Eleitoral e aqueles que tiverem interesse jurídico, de acordo com a norma. O TSE é competente para processar e julgar pedido relativo a mandato federal. Nos demais casos, é competente o Tribunal Eleitoral do respectivo estado.

Ou seja, está claro que não o Ministério Público Eleitoral tem poderes para pedir a decretação de perda do cargo eletivo e não apenas o partido ou o suplente interessado. E aí muita gente vai  sair do processo eleitoral por conta dos artifícios que estão sendo usados e são facilmente derrubados na Justiça Eleitoral pelo Ministério Público Eleitoral.

Então você, que tem mandato e mudou para um partido que não é novo, com a alegação de expulsão e discriminação, pode preparar para perder o mandato.

A Justiça Eleitoral está atenta aos engodos que estão sendo criados para justificar a traição partidária e o troca-troca.  Chega de toma-lá-dá-cá, de cooptação e infidelidade partidária.

A sociedade está cansada deste vale-tudo que se transformou a política partidária. E a caixa de ressonância da sociedade, neste caso, é o Ministério Público Eleitoral que fará sua parte com altivez e competência.

Greve e o respeito aos clientes
Este blog sempre deu e continuará dando espaço para sindicalistas na luta pelos seus direitos, inclusive os bancários. Porém, hoje, 06, ao tentar depositar dinheiro no Banese em duas agências não havia nenhum envelope. E foi informado por um vigilante que os grevistas retiraram todos. Uma falta de respeito com os clientes.

Tirar envelope das agências é caso de Polícia
Que os bancários ou outra categoria lute por melhorias tudo normal, mas recolher envelopes de depósito não é direito é anarquia, ou melhor caso de polícia. Aliás, como todas as agências tem câmeras que tal a direção do Banese, com base nas imagens,  ingressar com denúncias contra estes “banesianos”, que na verdade não são bancários. Com certeza, os verdadeiros banesianos não acatam esta atitude de alguns poucos, que desrespeitam o cliente.

SMTT na feira do Augusto Franco: dois pesos, duas medidas
Há algumas semanas numa medida correta para proteger o pedestre a SMTT vem fiscalizando o estacionamento da feira do conjunto Augusto Franco. Muitos motoristas estacionavam seus veículos nas calçadas. Até aí tudo bem, mas ontem, 05, uma equipe da SMTT estava no local e fechou os olhos para quatro veículos que estavam na calçada ao lado de um carro da Polícia Civil que fica com o giro flex ligado quando tem feira. Será que a SMTT usou dois pesos e duas medidas porque os veículos eram dos policiais ou de amigos deles? Uma boa pergunta para Samarone fazer para seus agentes.

São Cristovão
Na tarde do último sábado, 1º de outubro de 2011, o vice-prefeito Cláudio do Sanclau e membros do PT de São Cristóvão estiveram reunidos com o governador Marcelo Déda e o deputado federal Rogério Carvalho. Na pauta a permanência do Vice Prefeito de São Cristóvão no PT e o apoio ao projeto do partido para a pretensão de lançar Claudio do Sanclau a Prefeito.

Cordialidade
O diálogo foi muito cordial, todos avaliaram as perspectivas e foi delineado que há espaço de crescimento e o vice-prefeito Cláudio do Sanclau é o nome do partido ao pleito majoritário da quarta cidade mais antiga do Brasil em 2012.

Projetos Inconstitucionais X Sassá Mutéma
De vez em quando em Sergipe aparecem os salvadores da pátria que apresentam proposituras no legislativo, mesmo sabendo que são inconstitucionais (porque geram despesas), para conquistarem a simpatia do setor beneficiado pelos projetos. Ou seja, jogam para a platéia sem a menor cerimônia e sem o menor respeito pelo voto recebido. Já tem até apelido: Sassá Mutéma, o personagem de Lima Duarte na novela O Salvador da Pátria.

Vieira e Edgar: analisando o processo
O blog acompanhou nas últimas semanas a divulgação pelas redes sociais e pela imprensa de uma investigação aberta contra os sargentos Vieira e Edgar.  A documentação recebida pelo blog é clara: o processo não tem como motivação a participação deles em campanhas salariais ou declarações na imprensa.

Acusação: desmandos na Caixa Beneficente
Os sargentos Vieira e Edgar estão sendo investigados por uma comissão em inquérito policial militar pela acusação de desmandos ocorridos na Caixa beneficente. Eles já deixaram a Caixa e criaram outra associação. Cabe a eles comprovarem que as acusações são falsas e tudo mais.

Eles são imunes?
Fazem questionamentos a respeito do papel que os dois e outros militares desempenharam durante o processo que culminou no reajuste dos militares. Fica a pergunta, por isso, eles estão imunes a cometer erros? Não devem ser investigados ou punidos, por exemplo, caso se concretize o que se denuncia contra eles? E se as denúncias não prosperarem? Terão interferência de alguém?

Novo Ouvidor Geral da PM
o Tenente Coronel PM Henrique Alves da Rocha, assumiu ontem, 05, a OUVIDORIA GERAL da Polícia Militar do Estado de Sergipe. o Coronel Rocha é conhecido por sua luta pelo respeito aos direitos humanos. possuidor de cursos de direitos humanos no Brasil e no exterior.

Acompanhamento
Ainda ontem o Coronel Rocha adiantou em seu twitter que acompanhará de perto as denúncias de violência policial, bem como as violências sofridas por policiais militares no desempenho de sua função. E que de mediato se preocupa com o local onde está instalada a Ouvidoria, no CEAC do Shopping Riomar, local inadequado pois não preserva a identidade de quem faz a denúncia.

Ouvidoria democrática
Em alguns Estados a PM já conta com uma Ouvidoria composta de membros da sociedade organizada e com um representante da PM. É um conselho com autonomia e representatividade. Seria um bom que o governador se espelhasse nestes projetos democráticos. O blog deseja boa sorte ao novo Ouvidor Geral.

Liderança regional
O empresário Fernando França (PMDB), além de ajudar efetivamente a esposa Esmeralda Cruz (PT) na gestão da prefeitura de Carmópolis, vem se consolidando também como uma nova e competente liderança política na região do Vale Cotinguiba. Em defesa dos interesses do seu partido e da base política do governo, França articula com eficiência e habilidade projetos eleitorais em Rosário do Catete, Japaratuba, Pirambu, General Mainard, Maruim, Siriri, Capela e até em Neópolis, no baixo São Francisco. Enquanto o governo comemora os novos territórios conquistados, a oposição – principalmente aquela disfarçada de aliada que habita o palácio – reclama, protesta e esperneia pelos espaços e feudos perdidos.

Pedrinho conversou com Déda
O ex-deputado Pedrinho Valadares conversou com o governador Marcelo Déda na semana passada, assim que se desfiliou do DEM. Agora é aguardar a decisão sobre o partido que vai se filiar.

Aplicação dos royalties
O secretário Oliveira Júnior, da Seplag, ao ser ouvido pela Folha de São Paulo, a respeito do que Sergipe planeja para fazer com os recursos dos royalties, na nova configuração de divisão do dinheiro da exploração do petróleo, explicou que o Estado usará o dinheiro para aumentar sua capacidade produtiva, mas observou que não se pode vincular despesas a receitas sem garantia.

Morre o jornalista Silvio Orlando
Morreu na última terça-feira em Salvador, onde foi enterrado, o jornalista Silvio Orlando Figueiredo Santana, 50, vítima de problemas relacionados com a doença do alcoolismo, contra a qual lutou durante vários anos. Sílvio Orlando, também chamado de “Silvinho” pelos colegas jornalistas, começou sua vida profissional na TV Atalaia e Jornal da Cidade, mas passou por várias redações de Aracaju e de Salvador, onde residiu nos últimos anos, tendo atuado, inclusive, na coordenação de imprensa da primeira campanha do governador da Bahia, Jaques Wagner. Ele deixa um filho.

Morre o escritor e jornalista sergipano Marcos Santarrita
Aos 70 anos, morreu, na manhã de ontem, 05, o escritor, tradutor e jornalista Marcos Santarrita, em sua casa, em Copacabana. Seu corpo foi velado na capela Real Grandeza, em Botafogo, e o enterro foi realizado no final da tarde. Radicado no Rio desde os anos 60, o autor sergipano foi criado na Bahia, onde começou sua carreira literária no Jornal da Bahia, A Tarde e Diário de Notícias, e também fundou, em parceria com outros jornalistas, o periódico literário Revista da Bahia. Com a mudança para o Rio, trabalhou como redator dos jornais O Globo, Jornal do Brasil e Última Hora, e passou a colaborar com a Folha de São Paulo e a revista Isto é.

Tradução
Santarrita consagrou-se também na seara da tradução, tendo trabalhado com mais de uma centena de obras de nomes como Pirandello, Henry James, Eric Hobsbawm, Philip Roth, Dashiell Hammett e Charles Bukowski.  Pelo conjunto da obra de tradução, foi premiado pela Academia Brasileira de Letras, em 2004. O escritor também recebeu da ABL um prêmio de ficção, em 2001, pelo romance Mares do sul.

Livro Vivo
A leitura é parte fundamental para a formação educacional das crianças e adolescentes. Pensando nisso na manhã desta quarta-feira, 5, na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, assinou o termo de adesão ao projeto ‘Leitura para Cidadania – Livro Vivo’, da Editora Paulus.

Distribuição
O projeto prevê a distribuição de sete mil kits com livros infantis para crianças da rede municipal e estadual de ensino. Contação de histórias, visitação às dependências da biblioteca e um saudável lanche – também fazem parte da programação do projeto que segue até a próxima sexta-feira, 07, nas Bibliotecas Epifânio Dória e Infantil Aglaé Fontes.

“Outubro Rosa”
Através de iniciativa do vereador Dr. Emerson (PT), a fachada da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi iluminada com a cor rosa, na noite da última  terça-feira, 4. A ação faz parte de um Projeto de Lei de autoria do parlamentar que institui o ‘Outubro Rosa' na capital sergipana. O Projeto visa alertar a sociedade, com foco nas mulheres, para a prevenção do câncer de mama.

Conscientização
"É preciso realmente fazer um trabalho para conscientizar as mulheres. Em virtude disso, surgiu a idéia do "Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama". O vereador ressaltou que a prevenção e o exame precoce salvam vidas desta doença que mata em torno de 10 mil mulheres por ano no Brasil.

Minotauro Fights 6 desembarca em Sergipe
Após cinco anos, o Minotauro Fights está de volta. O evento chega a sua sexta edição no dia 21 de outubro, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, na cidade de Aracaju, Sergipe. Por enquanto, o card tem apenas dois nomes confirmados: Edilberto Crocotá e Yuri Andrey, mas no total, o octógono receberá oito combates de MMA profissional.

Presenças de Minotauro e Minotouro
Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro e o treinador de Boxe Luís Dórea irão prestigiar o show. Junior Cigano, que venceu Eduardo Maiorino na última edição, em 2006, pode prestigiar o evento, assim como o dono do cinturão dos médios do UFC, Anderson Silva.Assim como Cigano, candidato ao cinturão dos pesos pesados do UFC, seu companheiro de evento Luiz “Banha” Cané e Marlon Sandro, do Bellator, também lutaram no show. (Fonte: www.tatame.combr)

Rumo ao PSD
O ex-deputado Albano Franco que foi enxotado recentemente do PSDB está a caminho do PSD. Ele diz ter sido convidado diretamente pelo prefeito Gilberto Kassab (São Paulo) para assumir a presidência do partido em Sergipe e que tudo agora depende exclusivamente do governador Marcelo Deda com quem, aliás, Albano esteve antes de Deda viajar à Italia. Na volta, os dois voltam a conversar sobre o assunto e devem acertar os detalhes dessa nova operação política. Um motivo para ficar perto do poder, era tudo o que o velho Albano queria. E está chegando lá.

Miriam já é do PSD
A vereadora Miriam Ribeiro assinou no final da tarde desta quarta-feira, 05, a ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro – PSD. Ela que se desfilou do PSDB na última sexta-feira, chegou acompanhada do ex-governador Albano Franco e foi recepcionada pelo secretário da executiva estadual do PSD, Jorge Araujo e pelo presidente da comissão provisória de Aracaju, vereador Fábio Mitidieri.

Presenças
Também estiveram presentes ao ato de filiação outros ex-integrantes do PSDB, a exemplo de Waldoilson Leite, Fabiano Oliveira, Nilson Socorro e Geraldo Krauss. O ato foi na sede provisória do partido, o escritório político de Jorge Araújo, enquanto a sede passa por reforma.

Temer participa de coquetel na residência de Albano
Após a palestra que ministra manhã desta quinta-feira, em Aracaju, na abertura da Conferência Estadual da OAB, o presidente da República em exercício Michel Temer, vai comparecer a residência do ex-governador Albano Franco para participar de coquetel em sua homenagem. Em seguida, ele almoça no Palácio de Veraneio, a convite do governador em exercício, Jackson Barreto.

Presença
A presença de Michel Temer em Sergipe foi definida em 31 de maio passado, quando em audiência no Palácio do Jaburu, recebeu o convite do ex-governador Albano Franco para falar sobre "A Reforma Política", na Conferência Estadual da OAB. Na oportunidade, Albano entregou a Temer o expediente assinado respectivamente pelo presidente, Carlos Augusto Monteiro e pelo diretor da Escola da OAB-SE, Márcio Conrado, também coordenador da Conferência.

Falta de reconhecimento
Os professores a cada instante procuram uma forma de criar uma situação para questionar as ações do Governo do Estado junto à educação. Não aguentam explicar ou reconhecer que estão recebendo integralmente os 15,86%, reajuste concedido pelo Governo aos professores conforme o piso nacional do magistério. Sergipe paga o piso aos professores de nível médio e aos de nível superior.

Samu I
Lamentavelmente alguns poucos sindicalistas, para aparecerem politicamente, escolheram como alvo o Samu. Nada presta no serviço, esquecem eles que são a parte integrante do atendimento móvel de urgência. Em cinco anos mais de 117 mil pessoas foram atendidas pelo Samu no estado e a média de atendimento é em 17 minutos. A principal novidade quando houver a integração do Samu Aracaju com o estadual será a criação de quatro bases só em Aracaju.

Samu  II
Atualmente, as Unidades de Suporte Avançado do Samu dispõem de um sistema de telecardiologia. Esse sistema é formado por um eletrocardiógrafo digital conectado a um modem para acesso à internet e o medicamento trombolítico ? que dissolve coágulos. O médico da viatura faz o eletrocrdiograma, que é enviado para o Hospital do Coração, em Campinas (SP). Dentro de minutos, o resultado é emitido.

Samu III
Caso seja diagnosticado um infarto, o tratamento é iniciado dentro da própria viatura. O método não apenas reduz o risco de morte, como diminui as chances de sequelas graves e o tempo de permanência hospitalar. Isso porque todo o aparato tecnológico utilizado permite que o medicamento para a desobstrução das artérias seja aplicado dentro do tempo recomendado, que é de até seis horas após o início dos si ntomas.

Conferência para Mulheres xocós e quilombolas
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) promoverá na manhã desta quinta-feira, 6, uma conferência temática para mulheres indígenas e quilombolas da região de Porto da Folha, respectivamente na Ilha de São Pedro e no povoado Mocambo. A iniciativa tem como objetivo promover uma discussão direcionada, de modo a envolver essas comunidades com a 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

Outra conferência
A terceira edição da conferência acontecerá em Aracaju, nos dias 8 e 9 de novembro e abordará o tema : Pela construção da igualdade, fortalecimento da autonomia e erradicação da extrema pobreza. Essa etapa estadual antecede a nacional que ocorrerá em Brasília, no período de 12 a 14 de dezembro.

PELO TWITTER

Corpo pesado, alma leve com a certeza do dever cumprido
www.twitter.com/riltonmorais Pense num cara muito cansado. Agora, dê uma surra de porrete nele. Esse sou eu. #boiafriadeluxo.

Critica pela critica
www.twitter.com/marciorocha1 @Georg_Magalhaes eu não entendo a turma, se tem coronéis em excesso, chiavam pra aposentar. Se aposentam, chiam tb. Que doidera é essa?

Respaldo eleitoral
www.twitter.com/otacilioleite De tanto ouvir falar em política, fiquei empolgado. Serei candidato a presidente do sindicato dos CABARÉS de SE. Já é um começo.

Natureza é sábia
www.twitter.com/Gilbertotv Da minha janela sempre vejo o sol nascer no mar. E a cada dia o cenário é diferente. Na natureza não existe a mesmice. Isso é coisa do homem.

Referência nacional
www.twitter.com/MarceloDeda No Aeroporto de SP,presidente da Fed.de Motociclismo de AL me diz:"SE mudou o paradigma do Motocross do Nordeste."

DO LEITOR

Acidente causa pane na UFS e região do Grande Rosa Elze
De Orácio Oliveira: “A Colisão de um Fusca com um poste da Energisa causa um pequeno incêndio e a falta de energia na UFS, na região do Centro Administrativo e toda região do Grande Rosa Elze, o problema foi detectado às 10h43 desta quarta-feira.O Corpo de Bombeiros foi chamado e apagou rapidamente o fogo. O poste de energia ficou praticamente caído e com perigo de arrebentar os fios da rede elétrica.A energia foi normalizada a partir de 16h30.Siga-me: www.twitter.com/oraciooliveira”

Infestação de baratas 
Do leitor Paulo Lima: “Favor acionar a empresa de transporte urbano TROPICAL/PROGRESSO para que esta promova a dedetização dos seus ônibus, pois esta havendo uma infestação de insetos (baratas) dentro dos seus ônibus, e provavelmente, o fato já esteja acometendo as instalações físicas da empresa/garagem. O problema já foi verificado à noite nos veículos das linhas CAMPUS/SANTA MARIA (nº de ordem 4263) e no da linha DIA/AEROPORTO (nº de ordem 4052), nos dias 03 e 04/10/2011. Vale lembrar que esses insetos carregam uma grande carga de contaminação, já que transitam em locais insalubres e propícios à doenças variadas.Pergunto: aonde anda a fiscalização para este fato? E a SMTT, o que faz para isso não acontecer? Será que seremos vetores desses invertebrados para levá-los dos ônibus para às nossas casas? E a passagem, tão cara e sem os seus custos previstos para esse fim (dedetização)? E a cidade da qualidade de vida que não cuida nem dos seus sistemas de transportes públicos!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Eu tenho ódio e nojo à ditadura”. Ulysses Guimarães no discurso da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Se vivo, completaria hoje, 06 de Outubro, 95 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais