Será uma hecatombe eleitoral p/ João?

O que de início parecia apenas um boato que circulava nos bastidores está quase tornando-se uma realidade que ninguém esperava em Aracaju: o PSDB pode deixar a pré-candidatura de João Alves (ou do DEM, melhor assim) e apoiar a candidatura que começa a se consolidar do deputado Venâncio Fonseca, do PP.

Ontem, 20, foram várias reuniões, mas na verdade o flerte de algumas lideranças do PSDB com o grupo dos irmãos Amorim vem ocorrendo há muito tempo, incluindo conversas com dirigentes nacionais. E com a demora do ex-governador João Alves em assumir a candidatura e a real possibilidade do DEM lançar outro candidato (Mendonça ou Machado), algumas lideranças do PSDB em Sergipe entendem que o partido deve percorrer outro caminho. E este caminho seria o apoio a candidatura de Venâncio Fonseca com a possibilidade de indicar até o candidato a vice-prefeito.

Sem o PP e o PSDB, o DEM comandando pelo ex-governador João Alves ficará praticamente sozinho na eleição de Aracaju ao lado apenas de alguns pequenos partidos. Perde um expressivo tempo de televisão sem contar que o ex-deputado Machado teria sérios problemas para subir no palanque do DEM com seu partido em outra coligação.

Contam, nos bastidores, que na última sexta-feira, no casamento do filho do ex-deputado Pedrinho Valadares, uma deputada ao cumprimentar João Alves disse que deseja votar nele, mas numa coligação com o grupo Amorim. A reação dele foi de desdém, como se já estivesse eleito. Esta reação é perigosa. A história está recheada de candidatos que sentaram nas cadeiras antes do tempo e foram derrotados.

O certo que a reação dos irmãos Amorim nos últimos dias foi por conta de um acordo nos bastidores que não deu certo com João Alves. O grupo quer mostrar que João Alves não está com essa “coca-cola” todas e que a eleição em Aracaju ainda está aberta.

Sem o PP e o possível apoio do PSDB o grupo comandado pelos irmãos Amorim já conta com cerca de 10 partidos. Com as duas adesões o candidato do grupo terá o maior tempo no horário eleitoral gratuito.

Na reta final das definições políticas parece que o ex-governador João Alves Filho se depara com uma verdadeira hecatombe eleitoral. E o pior, João nunca pensou em perder o PP e que o PSDB possa mudar de lado.  E muito menos ser sacrificado desta forma entrando no olho de um furacão eleitoral.

Com quem a PM vai ficar? I
É notório que a PM/SE, apesar de ter recebido do atual Governo do Estado o maior aumento vencimental de sua história, não nutre a menor simpatia pelo mesmo. Coisas que só a política e alguns interesses pessoais impublicáveis talvez consigam explicar. Também é notório que essa mesma corporação tem, ou ao menos tinha, afinidades políticas maiores com o deputado federal Mendonça Prado, que movimenta incessantemente o Congresso Nacional na busca pela a aprovação da PEC/300.

Com quem a PM vai ficar? II
Contudo, a situação parece ter ficado um pouco confusa com a pretensão do deputado capitão Samuel, que tenta se projetar como porta-voz da briosa caserna, em ser um eventual candidato a vice-prefeito na chapa a ser encabeçada pelo também deputado Venâncio Fonseca, pois, como todos sabem, Mendonça Prado apoia, naturalmente, uma possível candidatura do seu sogro, o ex-governador João Alves Filho. Por isso, fica aqui a pergunta: com quem  a PM/SE vai ficar?

Encontro
E ontem os deputados Rogério Carvalho e Valadares Filho, ambos pré-candidatos a prefeito em Aracaju tiveram uma longa conversa com a participação do senador Valadares. Após a reunião o tom do discurso foi de fortalecimento do compromisso assumido em defesa do bloco e que terão uma conversa final com o governador Marcelo Déda no final de semana para marcar a decisão com os demais partidos.

Boca de Urna
O blog tem vários amigos no conjunto Augusto Franco, onde semanalmente frequenta a feira livre. E ontem, 20, foi informado que uma “liderança” local que já foi candidata a vereador já está passando uma lista para formar a famosa “boca de urna”. A “liderança” está trabalhando este ano para um candidato a vereador que já foi candidato a um cargo majoritário. O blog está de olho, inclusive já pediu que seja feita uma gravação ou filmagem com a abordagem da “liderança”. Tudo no ponto “I”.

Ações de combate a seca
O governo do Estado nas últimas semanas deu um novo ritmo as ações para minimizar os sofrimento dos sertanejos. Desde o aumento do número de carros pipas, recuperação de aguadas e barragens, cestas de alimentos, além da bolsa estiagem e da garantia safra.

Pequenos agricultores esperam financiamento para compra de ração
Até o momento os mais de 20 mil pequenos agricultores do sertão sergipano não tem acesso ao financiamento para ração pelo BNB como anunciou a presidente Dilma.  A ração é essencial para manutenção dos rebanhos dos pequenos agricultores.

Crédito imobiliário do Banese – Nota de esclarecimento
Da gerência de marketing do Banese: “Em resposta a nota publicada no Blog desse nobre jornalista, informamos que o Banese divulgou internamente a redução das taxas do crédito imobiliário. O fato em questão mencionado no Blog foi isolado. Sobre o simulador de crédito, os resultados obtidos representam apenas uma simulação e não valem como proposta, pois estão sujeitos a alterações de acordo com a apuração da capacidade de pagamento e à aprovação da análise de risco a ser efetuada pelo Banese. Conforme consta no site, poderá haver alteração das taxas, dos prazos e demais condições, sem aviso prévio. Para conhecer o valor efetivo da parcela do crédito, recomendamos que o cliente procure a agência do Banese onde mantém relacionamento”.

Esclarecimento do blog
O blog esclarece que a nota publicada foi fruto de um contato com o próprio banco, onde um gerente não tinha a informação sobre as novas taxas do crédito imobiliário. Ou seja, é preciso uma integração maior internamente.

Ambulantes na orla
Para deixar claro este espaço não é contra os artesãos. Ou melhor, os verdadeiros artesãos devem ter um local na passarela do Artesanato para vender sua arte. Mas, o que estava acontecendo no calçadão da orla era uma dezena de ambulantes, vendendo todo o tipo de mercadorias e dizendo que eram “artesãos”. Mentira. De parabéns a Setur na pessoa do administrador da orla, Ricardo Soares, que resolveram o problema.

Soltando a voz
Nem todo mundo sabe, mas o deputado estadual e prefeiturável em Estância, Gilson Andrade(PTC), é um baita forrozeiro. Ele mostrou isso anteontem à noite, durante a abertura daprogramação artística do Espaço Cultural da Assembleia Legislativa. Gilson levou para o evento grupos estancianos de Espadas, Cordelistas, Batucada e Pisa Pólvora, além de lindérrimos Barcos de Fogos. Convidado pelo sanfoneiro do trio pé de serra para mostrar seus dotes musicais, o deputado provou que é um afinado forrozeiro.

Responsabilidade sanitária
Em audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família, debatedores discutiram sobre a proposta que cria a Lei Geral de Responsabilidade Sanitária de Agentes Públicos (PL 21/07). Essa proposta prevê punições para os gestores que descumprirem as regras sobre melhorias da eficiência dos serviços de saúde. Esses gestores poderão ser punidos, por exemplo, por improbidade administrativa. A relatoria do projeto é do deputado federal Rogério Carvalho.

Valadares Filho defende a aprovação de uma agenda consensual
Para o deputado sergipano Valadares Filho (PSB), a discussão e a tomada de decisão sobre uma agenda mundial para o desenvolvimento com sustentabilidade e justiça social envolvem questões complexas e de difícil acordo, mas nem por isso a aprovação de uma agenda consensual pode ser postergada.Valadares Filho participou, nos últimos quatro dias, do debate sobre esse tema na Rio+20.  O deputado, que é membro da Globe Internacional – organização mundial que discute ações legislativas relativas à questão ambiental e às mudanças climáticas – defende a necessidade de se avançar nas negociações e aprovar uma agenda consensual para o meio ambiente.

Centenário de Augusto Franco
André Moura, líder do PSC na Câmara dos Deputados, apresentou na última terça -feira, 19, o requerimento de nº 5556/12, que propõe  de Sessão Solene a ser realizada, no dia 28 de agosto, para homenagear o Centenário de Augusto do Prado Franco, médico, empreendedor, ex-deputado federal,senador e governador de Sergipe.Dr. Augusto Franco como era conhecido por todos descende de família tradicional sergipana com forte atuação na indústria de açúcar. Dirigiu a Usina Central Riachuelo, duas fábricas de tecido, a Sergipe Industrial e a Engenho Central, e a empresa agropecuária, Agro-Pastoril Caraíbas.

Parceria beneficia estudantes da rede estadual de ensino
Uma parceria entre o Sebrae Sergipe e a Secretaria de Estado da Educação beneficiará os estudantes do Programa Pré Universitário com o recebimento de pastas para armazenar o kit escolar utilizado durante as aulas. A entrega do material foi feita pelo superintendente da entidade de apoio aos pequenos negócios, Lauro Vasconcelos, à diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Seed, Maria Zelita Brito.

Ensino superior
Foram fornecidas 800 pastas, que serão distribuídas entre os alunos de diversas regiões do estado.  “Ao reafirmar a nossa parceria com o governo do Estado, buscamos contribuir para a formação desses jovens e facilitar o seu acesso ao ensino superior. Esperamos que o material possa ajudá-los na conquista desse sonho”, reafirmou Lauro.

Mercado
O vereador Bertulino Menezes usou a tribuna do Legislativo de Aracaju durante Sessão Plenária, nesta quarta-feira,  para expressar a satisfação em saber que o mercado do conjunto Augusto Franco será reformado. Para o parlamentar a obra é mais um presente para o conjunto que no mês passado completou 30 anos. Segundo o vereador, as obras no mercado devem ser iniciadas na próxima semana. De acordo com ele, não será apenas  uma reforma e sim uma construção dado o tamanho do projeto que ele teve a oportunidade de ver e aprovar.

Jetimana
O primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju vereador Moritos Matos, fez uso da tribuna nesta quarta-feira, para falar das dificuldades encontradas nas ruas da comunidade Jetimana.De acordo com Matos, no ultimo domingo o mesmo esteve presente na procissão de Nossa Senhora de Fátima na comunidade Jetimana. Logo após a Santa Missa, percorrendo alguns bairros do local, o parlamentar fora abordado por moradores cobrando melhorias em algumas ruas do bairro.

Carnes em São Cristovão
Em São Cristovão as pessoas que consumirem as carnes comercializadas no município podem se contaminar. A declaração é do juiz Manuel Costa Neto que ajuizou uma ação contra Prefeitura pela falta de abatedouro adequado no município. Espera-se que a Prefeitura resolve o problema o mais rápido possível.

Investigado, presidente do Banco do Nordeste renuncia a seu cargo
FSP, de hoje, 21: O presidente do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), Jurandir Santiago, renunciou ontem ao cargo. Com a saída, o banco anunciou mudanças em toda a sua cúpula. Santiago está sendo investigado pelo Ministério Público do Ceará por suspeita de envolvimento em desvio de verbas quando era secretário-adjunto de Cidades, em 2009.

Mudanças em todas diretorias
Mudanças no BNB já eram esperadas desde a semana passada, quando foi divulgado um suposto esquema de desvio de verbas no banco, antes de Santiago assumir. Segundo o banco, o atual diretor de Negócios da instituição, Paulo Sérgio Rebouças Ferraro, vai assumir a presidência interinamente. O banco anunciou mudanças de outros três diretores. De acordo com o advogado de Santiago, Hélio Leitão, ele decidiu deixar o banco para preservar a instituição, sua família e a si próprio.

Desvio
Segundo o Ministério Público, em 2009 foram desviados cerca de R$ 3 milhões destinados à construção de banheiros para famílias pobres no município de Ipu, no interior do Estado. Parte do dinheiro (R$ 100 mil) teria ido para um posto de gasolina de Santiago e de sua mulher. O promotor Luiz Alcântara afirmou que Santiago será denunciado sob acusação de peculato, formação de quadrilha, prevaricação, lavagem de dinheiro e fraude ao processo licitatório, entre outras. A denúncia seria feita ontem, mas ficou para hoje.

Curso Prático de Comunicação Verbal
"Você tem medo de falar em público? Quer aprender técnicas para fazer uma apresentação de sucesso? Faça como governadores, magistrados e líderes empresariais e profissionais liberais de todo Brasil. Participe do curso  com o Professor Carlos Conce. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O evento será realizado no dia 14 de Julho, no auditório Leiloeiro Marcelo Hora ( Climatizado ) Espaço Emes, das 9h às 17h30, com intervalos. As vagas são limitadas, incluso certificado e  coffe break (Casa Alemã). Realização: Hilda Queiroz/Mércia Araujo – 9131 – 3819/3043-2024 ou pelo e-mail:                                  
http://hilda@infonet.com.br.                    

Café da Manhã I
Aposentados e pensionistas do BB estiveram mais uma vez reunidos ontem (20.06), em mais uma edição do Café da Manhã, evento que vem sendo realizado há quase dez anos, mensalmente, sem interrupção. Desta feita, o patrocínio coube à Superintendência do Banco do Brasil. O encontro foi aberto pela superintendente estadual, Marília Prado Lima e contou, também, como ocorre habitualmente, com a presença de expressivas lideranças das entidades representativas do funcionalismo, a saber: AABB, AAFBB, AFABB, ANABB e Sindicato dos Bancários.

Café da Manhã II
A gerente estadual da CASSI – Caixa de Assistência, Francisca Alzira e os funcionários da GEPES – Gerência de Pessoal, Sandra e Rodrigo, prestigiaram o evento, que ocorreu no auditório da SUPER/SE, localizado no sétimo andar do prédio da praça General Valadão, em que funcionam várias dependências, entre agências e unidades da Direção Geral do Banco do Brasil. Comidas típicas da época junina e um trio pé-de-serra contribuíram para o êxito da festa, que é sempre organizada pela AFABB. Na oportunidade, foi confirmado o calendário para o segundo semestre, quando os patrocinadores serão: julho – ANABB; agosto – Sindicato dos Bancários; setembro – CASSI; outubro – AAFBB; novembro – AABB e finalmente, dezembro – ANABB.

Homenagem especial I
A AFABB confirmou, através de seu presidente, José Souza Santos, que nos próximos dias será prestada uma homenagem especial ao ex-presidente Camillo Calazans, do Banco do Brasil. Sergipano, falecido no começo deste ano, Camillo foi um dos presidentes do BB que mais incentivaram as associações de funcionários. Além de presidir o Banco do Brasil, também comandou o Banco do Nordeste, o Instituto Brasileiro do Café e o Banese – Banco do Estado de Sergipe.

Homenagem especial II
A data da homenagem será oportunamente anunciada. Será colocada, na sala dos aposentados, uma fotografia do eminente sergipano, que teve uma importância enorme no processo de desenvolvimento econômico da terra sergipana. A construção da sede da AABB, na praia de Aruana, em 1989, deveu-se ao amor devotado por Camillo Calazans à sua terra. A AABB Aracaju, que tem como presidente José Aluísio de Jesus, também vai prestar homenagem póstuma ao referido homem público.

1º Circuito Cultural da Barra
O inverno será recepcionado de uma maneira alegre e irreverente às margens do Rio Sergipe com a realização, no próximo dia 21 de junho, do 1º Circuito Cultural de Barra dos Coqueiros.A programação é vasta e começa às 6h com o início das travessias Aracaju/Barra dos Coqueiros gratuitas utilizando as embarcações conhecidas popularmente como “tototós”. O embarque acontecerá no atracadouro de Aracaju localizado nas proximidades do Mercado Municipal e o desembarque no atracadouro de Barra dos Coqueiros nas proximidades da Praça Matriz.

Atividades
Durante todo o dia ocorrerão ainda atividades como passeios com charrete, igualmente gratuito, oficinas com material reciclado, apresentações de samba de coco, reisado e orquestra municipal além das intervenções artísticas com “grafite” e o embalo do movimento hip hop local. Comidas regionais típicas e as guloseimas fabricadas pelas catadoras de mangaba serão comercializadas. Ao final do dia, às 17:30hs, será realizada uma missa para a comunidade.

Importância das “tototós”
O principal objetivo do evento é colocar para a sociedade, a importância histórica, cultural e econômica dos “tototós”, declarados no ano passado, por força de uma lei estadual, elementos do patrimônio histórico, material e artístico de Sergipe. Esse tipo de navegação está intimamente ligada a história da ocupação e do desenvolvimento econômico regional, trazendo consigo características únicas que só existem no local cuja  existência vem sendo fortemente ameaçada desde a construção da Ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros.O evento é uma realização da sociedade civil organizada do município. A co-realização é assinada pela Fundação Alphaville e do Alphaville Sergipe sendo apoiado pela OSCATMA, Centro Comunitário Sócio Cultural e da Associação dos Proprietários de Canoas, todos com atuação em Barra dos Coqueiros, além da Prefeitura Municipal.

Futebol
O Corinthians é finalista da Libertadores da América. Em jogo disputado ontem à noite, no Pacaembu, em São Paulo, Corinthians e Santos empataram em um a um, com Neymar assinalando para o time santista no primeiro tempo e Danilo igualando o marcador logo no início da etapa final. 38 mil torcedores assistiram à partida, válida pelas semi-finais da principal competição futebolística do continente americano. / O adversário da equipe brasileira nas finais será conhecido hoje, quando se enfrentarão, em Santiago do Chile, a Universidad de Chile e o  Boca Juniors, da Argentina. / O Coritiba derrotou o São Paulo por 2 X 0 e garantiu sua presença nas finais da Copa do Brasil, repetindo o feito do ano passado, quando enfrentou o Vasco da Gama. / O adversário do Coritiba nas finais será conhecido hoje. Disputam a segunda vaga as equipes do Palmeiras e do Grêmio. O primeiro jogo, realizado em Porto Alegre, apontou vitória do Palmeiras por 2 X 0. / Em entrevista ao programa Bate-Bola, da ESPN, Mano declarou que estão sim, ocorrendo mudanças, para melhor, na CBF. O técnico da seleção brasileira afirmou que o novo presidente da CBF, José Maria Marin, tem um estilo totalmente diferente do adotado por Ricardo Teixeira. E também declarou que foi positiva a nomeação de um diretor de seleções, que é Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AnderChrisSouza  Liberdade de expressão é constitucional. Se programas de rádio falam o que querem, ouvintes também devem poder falar o que querem. #simples.

www.twitter.com/Machu_Veio  Todos os dias a gente fica tentando passar uma boa impressão, e olhe que a gente nem é impressora.

www.twitter.com/cezar_britto  A paciência é um dos bons atributos da pessoa humana. Mas, confesso, é preciso muito controle para aceitar a impontualidade brasileira.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  A humanidade está perdendo seus maiores gênios. Aristóteles faleceu, Newton bateu as botas, Einstein morreu e eu não estou passando muito bem.

ARTIGO

Políticas Públicas para a Juventude  –  Sérgio Alves*

Cerca de 30% da população brasileira, pouco mais de 50 milhões, é formada por jovens entre 15/29 anos [IBGE-2010]. Esta parcela dos brasileiros, apesar de sempre ter se apresentado com papel fundamental nos rumos da história do país e representar, por um processo natural, o futuro da nação, só foi reconhecida como setor da sociedade em Julho de 2010 com a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 42/2008, conhecida como PEC DA JUVENTUDE, que incluiu o termo JOVEM na Constituição Federal (CF), em seu capítulo VII, que trata dos direitos e garantias fundamentais (a exemplo das crianças, adolescentes e idosos).

Como consequência desta PEC, vários projetos de lei que tramitavam na Câmara Federal e no Senado fundiram-se para conceber o texto do Estatuto da Juventude (Projeto de Lei 4529/2004) e promover aos jovens brasileiros, como dito anteriormente, direitos e garantias fundamentais. A importância desse texto é denotada quando analisamos os dados estatísticos: é nessa faixa etária que se concentram grande parte dos principais problemas da atualidade (drogas, violência, desemprego, etc.). Dentre muitos outros esse estatuto se coloca ainda como a oportunidade do estado brasileiro pagar uma dívida social histórica e planejar ações de curto, médio e longo prazos, que alavanquem o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e científico do país.

Essa percepção (futuro x presente) carrega consigo a necessidade de planejamentos e ações dos governos e da população na formulação e execução de ações direcionadas (políticas públicas) para a juventude (PPJ) que visem proteger, capacitar e gerar oportunidades para eles: Cursos profissionalizantes, no geral, voltado às necessidades locais. Incentivo ao esporte com apoio a atletas, amparo a escolas de diferentes modalidades, promoção de torneios, construção de praças esportivas, etc. Valorização da cultura, inclusão digital, educação sexual, clínicas de reabilitação, transporte público, ensino de qualidade, alimentação, moradia, entre tantos outros. Beneficiando, de um modo geral, toda a sociedade.

Diante do exposto se faz necessário, antes que as consequências se tornem irreversíveis, que ocorra um grande pacto entre os governos e a sociedade civil no intuito de fomentar um lugar de destaque para as PPJ's no debate das políticas brasileiras. Investir na Juventude é economizar em vários outros gastos (em especial os judiciários) e incitar uma melhoria socioeconômica que trará ótimos resultados para o Brasil.

PS_ O governo do estado de Sergipe possui uma Coordenadoria Especial da Juventude, que contribui para o desenvolvimento da identidade e da autonomia dos (as) jovens sergipanos e assegura o efetivo trabalho no desenvolvimento das Políticas Públicas de Juventude – PPJ`s, articuladas como o conjunto das demais políticas públicas do Governo (http://www.juventude.se.gov.br/index.html). Conheça e contribua!

*Sérgio Alves está secretário da Juventude Petista de Aracaju/SE empossado em janeiro do corrente ano, é geólogo formado pela UFS.

Bacharel em Geologia / Twitter: @sergioalves1 FB: /sergioalves4

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
  
Frases do Dia
“Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz”.

“O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele”.

Frases do escritor brasileiro Machado de Assis, que nasceu em 21 de Junho de 1839 e morreu em 1908.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais