Será mesmo um blefe?

O blefe é um artifício utilizado rotineiramente pelos jogadores de Pôquer, que ante a constatação de serem inexistentes suas chances de vitória numa determinada partida, blefam descaradamente.

O “blefador” eleva ao máximo suas apostas, objetivando amedrontar o adversário, fazendo crer que o seu jogo é insuperável. Quem conhece este jogo sabe que a chance de vitória do “blefador” está diretamente ligada a sua capacidade de desfaçatez, não pode recuar e não pode sequer descuidar da expressão facial. O “blefador” tem que encenar muito bem, tem que persistir no blefe, e tem que aceitar a derrota caso ela ocorra.

Os últimos acontecimentos políticos, que produziram o anúncio da candidatura a prefeito do atual deputado estadual Venâncio Fonseca, soou para considerável parcela da classe política e até da sociedade como um “Blefe”. O assunto circulou na imprensa local, com a versão de que o deputado Venâncio recebeu um convite dos irmãos Amorim e aceitou. A publicação dessa informação foi suficiente para que alguns analistas políticos enxergasse nesse fato, uma jogada estratégica, assemelhada ao  “Blefe”.

No meio político, houve quem enxergasse no anúncio, uma forma de pressão exercida sobre o DEM, para que o PSC obtivesse o direito de indicar o vice, na chapa a ser encabeçada pelo ex-governador João Alves. Na eleição de 2010, o senador Eduardo Amorim, candidato do PSC, recebeu votos de todos os segmentos políticos, obtendo estrondosa votação. Agora em 2012, o PSC enfrentaria sua primeira prova de fogo, pois deveria mostrar os votos que realmente possui.

Por temeridade de fracasso eleitoral, e sem condição eleitoral de apresentar candidatura própria, o PSC estava buscando uma válvula de escape, e passou a se oferecer de forma indireta para compor com o DEM, mesmo que o deputado federal Mendonça Prado, insistisse em enxotá-los.Percebendo que não conquistaria o espaço desejado, o PSC aproveitou a contrariedade do deputado Venâncio para lançá-lo no confronto direto com o ex-governador.

Venâncio dormia e acordava sonhando com a indicação de vice na chapa do DEM, achava legítimo por ter atuado durante cerca de seis anos do governo Déda, como defensor mor do ex-governador.

Será mesmo um blefe? A notícia inicial era que Venâncio foi convidado e aceitou, isso foi passado para a imprensa em tom de lançamento oficial, mas já tem políticos garantindo que diante do insucesso da investida, o PSC volta a citar a possibilidade de se amparar na candidatura de Almeida Lima, enquanto Venâncio recua e mostra o desejo de continuar conversando com o DEM.

Se o PSC convidou e Venâncio aceitou, não haveria sentido a imprensa ficar questionando se Fonseca é ou não candidato. Se aceitou, ele é.

O fato é que o DEM – através do deputado Mendonça Prado – vem conseguindo passar através das entrevistas que o episódio foi  uma traição ao partido e por isso deve ser repudiado pela sociedade. Sem contar que Mendonça Prado reagiu de forma dura, mostrando que repudia esse tipo de pressão e pedindo respeito ao ex-governador.

Se foi realmente um blefe não só não vingou, mas pegará muito mal!

Compromisso do PSDB com o DEM em Aju
Em entrevista ao programa de George Magalhães na Mega FM ontem, 21, o presidente estadual do PSDB, José Carlos Machado reafirmou que o compromisso do partido em Aracaju é com a candidatura do DEM. Disse também que não existe mudança de rumo.. “Estes boatos de intervenção não sei a quem interessa”, disse, lembrando que  estratégia do partido foi definida em outubro do ano passado que é o apoio a candidatura do DEM.

Mendonça disse que queriam deixar João refém
No estilo já  conhecido, também no programa de George Magalhães, o deputado Mendonça Prado saiu disparando contra o empresário Edvan Amorim. Ele denunciou que todo este movimento (candidatura de Venâncio) é uma forma de tentar pressionar o ex-governador João Alves. Ele disse que João não está pensando em 2014 e sim em 2012. “Ele está sofrendo as pressões de pessoas que foram feitas politicamente por ele próprio”, disse, afirmando que João Alves não se submeterá a este tipo de chantagem e não ficará refém de ninguém.

Só agora Venâncio vê o óbvio: com João, só há espaço para a família
Do jornalista Valter Lima (http://valterlima.tumblr.com/post/25549620879/so-agora-venancio-ve-o-obvio-com-joao-so-ha-espaco):Só depois de longos 20 anos ao lado do ex-governador João Alves Filho (DEM) é que o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) quis perceber o óbvio: ao lado do líder demista não há espaço para crescer, não há reconhecimento. Com João, só ele e familiares têm espaço. Tanto é verdade que as três maiores lideranças do ninho demista são o próprio ex-governador, a esposa dela, a senadora Maria do Carmo, e o genro de ambos, o deputado federal Mendonça Prado.

Espaço dos Amorim
Continua Valter: Até mesmo os Amorim só tiveram espaço quando eram da família de João. Tanto o senador Eduardo Amorim como o empresário Edivan Amorim alcançaram força e notoriedade política quando estavam com João e compartilhavam algum grau de parentesco com ele. Edivan foi casado com a filha do ex-governador.Agora, acolhido pelos Amorim, Venâncio Fonseca ensaia voo solo. Quer o espaço que nunca lhe foi dado por João. E é nesta deficiência do ex-governador que o líder da oposição justifica o ensaio da candidatura dele a prefeito de Aracaju. Sonhava com a vice de João. Esta lhe foi negada. Deve ficar com José Carlos Machado, preposto do DEM na liderança do PSDB local.

Blefe X Estrago
E conclui: A candidatura de Venâncio, caso não seja mesmo blefe, tende a fazer estrago na principal candidatura da oposição. Poderá dividir o eleitor, já que serão três candidatos contra o Governo: há ainda Almeida Lima (PPS). Sem o apoio dos Amorim, será que Almeida continuará poupando-os de críticas? E João não fará uma crítica sequer a Venâncio? O líder da oposição negará o legado do ex-governador, que ele defendeu nos últimos anos? Esta eleição será, realmente, marcante.

AL/SE segue respeitando limites da LRF
A Assembleia Legislativa de Sergipe, sob a presidência da deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), continua respeitando os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) quanto às despesas com pessoal.A confirmação veio semana passada, quando o secretário de Estado da Fazenda. João Andrade, apresentou aos membros da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa, os dados fiscais referentes ao primeiro quadrimestre de 2012.

Números
Pela exposição, em dezembro de 2011 a Assembléia Legislativa tinha um percentual de 1,82%, o que já colocava o Poder dentro do limite máximo (1,84%) de gastos com pessoal. Em abril passado a Assembleia fechou com 1,78%, um percentual ainda menor e muito próximo do limite prudencial (1,75%).

Medidas antipáticas, mas necessárias
Diante dos números apresentados pelo secretário da Fazenda, a deputada Angélica Guimarães comemorou a realidade do Poder Legislativo como um todo. “As vezes nós tomamos certas medidas, que acabam sendo antipáticas, mas que precisam sair do papel. Reduzir gastos é sempre um desafio  e é um compromisso de todos nós que somos agentes públicos. Nossa gestão tinha como uma de suas principais metas estabelecer a Assembléia dentro dos limites estabelecidos pela LRF e nós já conseguimos”.

Planejamento
A Mesa Diretora da AL dá um exemplo de excelência em gestão, mantendo as finanças do Poder cada vez mais equilibradas, com um planejamento em longo prazo para novos investimentos. E o mais importante: mantendo os salários em dia e honrando todos os compromissos firmados. Agradeço a todos os demais 23 deputados que se somam a essa vitória do nosso Poder, do poder do povo”.

Renomado jurista para a PGE
Informações de bastidores dão como certa uma mudança na Procuradoria Geral do Estado. Nos bastidores comenta-se que o nome de  renomado jurista sergipano, com referência nacional,  pode ser a solução para colocar a casa em Ordem, literalmente.

Itabaiana: servidor ainda não recebeu salário de maio
O blog foi informado que até o dia de ontem,21, a prefeitura de Itabaiana ainda não tem efetuado o pagamento salarial dos servidores do mês de maio. Apenas os professores receberam no último dia 13. Um absurdo! Cadê o MPE que não bloqueia as contas da Prefeitura? A situação está refletindo no comércio local.

Itabaiana e Frei Paulo: disputa pelas obras paralisadas
Dois municípios vizinhos tem uma coisa em comum: prefeitos que iniciaram obras e não concluíram. São dos canteiros de obras paralisadas. Como os dois administradores são candidatos à reeleição quem sabe não resolvem retornar as obras em busca dos votos perdidos. Mas o povo do agreste é sábio.

Digamos assim…I
O conteúdo apresentado pelo cientista político Helder Teixeira na televisão é, sem dúvida, de bom nível. Mas alguém do jornalismo da TV Sergipe precisa, urgentemente, orientar o referido comentarista político no sentido de diminuir o uso da expressão que é o título desta pequena nota. Em sua intervenção da última quarta-feira, por exemplo, um recorde foi batido. A expressão foi usada oito vezes.

Digamos assim…II
Digamos assim, trata-se de um exagero motivado pelo emprego excessivo de palavras ou expressões idênticas. De acordo com os estudiosos do tema, essa situação nada é mais é do que um vício de linguagem que precisa ser, pelo menos, controlado. O blog ratifica, de outra parte, a impressão favorável no que diz respeito ao desempenho do citado colunista político, que tem brindado o público com lúcidas análises do panorama político de Sergipe.

"Crise do capitalismo"
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) foi um dos palestrantes do painel "A crise do capitalismo e a construção de um modelo de desenvolvimento justo e sustentável", nesta quinta-feira, 21. O debate ocorreu na Tenda Milton Santos, da Cúpula dos Povos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20 – por Justiça Social e Ambiental. "A Rio+20 é uma arena de luta para o reordenamento mundial, e o Brasil pode ser protagonista do debate internacional por um mundo mais justo e sustentável", afirmou. Além de Márcio Macêdo, também foram palestrantes o presidente nacional do PT, Ruy Falcão, e o economista Marcio Pochmann.

São João de Umbaúba começa no dia 24
Como já é tradição, o final de semana de São João no interior e na capital sergipana será animado. E para quem gosta de festa e mora no sul do Estado, o grande arraial montado em Umbaúba, a 98 quilômetros da capital, será uma ótima opção para ariar a fivela com muito forró e animação. A festa contará com bandas de renome nacional como Calypso, Forró Brasil e Capim e Canela.

Estrutura
A festa começa no dia 24 – dia de São João – e se prolonga até o dia seguinte (25), com apresentações na praça de eventos, localizada na cidade sede. Uma grande estrutura está sendo montada para comportar o grande público que sempre comparece aos principais eventos do município. O espaço contará com palco e camarotes, além de vendedores ambulantes acomodados em pontos estratégicos para atender os forrozeiros que irão comparecer aos dias de animação.

Inaugurações hoje
Nesta sexta-feira, 22, a agenda do governador prevê inaugurações nos municípios de Arauá, Umbaúba e Indiaroba. Serão inauguradas rodovias e pavimentação de rodovias, praças, Clínicas de Saúde da Família, mercado de carne. As inaugurações começam em Arauá, por volta das 9hs, com a praça Paulo Martins, em frente a Rodoviária, logo em seguida o município ganha a Clínica de Saúde da Família Luzia Nascimento Silva. Em Umbaúba, mais uma Clínica de Saúde da Família “Clemildo Amâncio dos Santos”, será entregue, e o município ganha o Mercado de Carne Branca “Adrião Rodrigues da Hora” .

Rodovia Umbaúba/Indiaroba
No período da tarde será inaugurada a pavimentação da Rodovia SE 488, entre Umbaúba/Indiaroba, no entroncamento com a BR-101, depois será o trecho do Povoado Colônia Sergipe, no Km 12, e no entroncamento da SE-100 com a SE 488, acesso de Indiaroba. Ainda em Indiaroba será inaugurada a Clínica de Saúde da Família Nossa Senhora da Conceição.

Pavimentação de ruas
Em Indiaroba também será inauguração da pavimentação da Rodovia SE 285, – entroncamento com SE-100 – entrada do Povoado “Convento”. Neste povoado haverá inauguração da pavimentação de todas as ruas. E a inauguração da pavimentação da Rodovia SE 285 que liga ao Povoado Pontal.
                

Mercado do Augusto Franco será reconstruído
Na tarde da última quinta-feira, 21, durante reunião realizada na sede Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb),  o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou que o mercado setorial do conjunto Augusto Franco será totalmente reconstruído. Serão investidos R$ 6 milhões em recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Governo de Sergipe e Prefeitura de Aracaju.

Padrões de excelência
De acordo com o prefeito, todo o projeto foi pensado para atingir padrões de excelência, oferecendo conforto, higiene e beleza para os comerciantes e frequentadores de uma das mais tradicionais feiras da capital sergipana. “Estou muito feliz em atender a mais um antigo um antigo anseio da comunidade. Conseguimos liberar os recursos e a partir de amanhã já começam as obras. O mercado velho será totalmente demolido e iremos erguer ali um novo mercado moderno que irá agradar os feirantes e frequentadores”, destacou.

Max Prejuízo lembra que reivindicação é antiga
O coordenador da Casa Careca e Camaradas, Max Prejuízo comemorou ontem o anúncio da reconstrução do mercado setorial. “É uma luta antiga de todos nós moradores. Mesmo demorando estamos felizes porque não será uma simples reforma, mas pelo projeto, será construído um novo mercado que se transformará em um ponto turístico de Aracaju”, garantiu.

Dircom do TJSE é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
O Projeto Informe Legal, desenvolvido pela Diretoria de Comunicação, é um dos finalistas do 10º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. O projeto é realizado desde o ano passado com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a estrutura, funções, atividades e funcionamento do Poder Judiciário Estadual e assegurar o cumprimento da Meta 4 de 2011 do Judiciário Nacional.

Amadurecimento
O Poder Judiciário sergipano participa do prêmio desde 2009, mas essa é a primeira vez que um projeto do TJSE chega à etapa final da premiação, que é considerado o maior prêmio de comunicação do judiciário brasileiro. Para o diretor de Comunicação, Euler Ferreira, a classificação é sinal de amadurecimento do setor. “É um trabalho, desenvolvido com todos os profissionais da Dircom, que aproxima o  judiciário da sociedade e contou com o apoio das juízas auxiliares da presidência”.

Euler é referência por onde passa
De parabéns toda equipe da Diretoria de Comunicação do TJ/SE na pessoa do seu coordenador, o jornalista Euler Ferreira, referência no jornalismo em Sergipe. Euler foi o primeiro profissional que acreditou no titular deste espaço, dando uma oportunidade na AL/SE, depois na TV Sergipe, Diário de Aracaju e no próprio TJ/SE na gestão 2003/2004, onde foi implantada pela primeira vez uma estrutura de comunicação voltada para atender as demandas não só dos meios de comunicação, mas de toda sociedade.

Proposta de revisão do servidor. Sessões da AL serão acaloradas I
Sobre a polêmica instalada na Assembleia Legislativa em razão do Projeto de Lei que trata sobre a revisão geral do servidor público, o blog, consultando alguns advogados (inclusive dois deles que trabalharam no governo João Alves, ou seja de oposição ao atual governo), foi informado que, de fato, seria possível tratar sobre remuneração de servidor público por meio de lei ordinária, tal como acontece no Governo Federal.

Proposta de revisão do servidor. Sessões da AL serão acaloradas II
Aliás, ao que parece, o próprio Tribunal de Justiça local e o Supremo Tribunal Federal (decisão enviada por um dos advogados) parecem ter o mesmo entendimento sobre o assunto:"AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ. PREVISÃO DE NECESSIDADE DE EDIÇÃO DE LEI COMPLEMENTAR. PROCESSO LEGISLATIVO. NORMAS QUE VERSAM SOBRE SERVIDOR PÚBLICO. SITUAÇÕES EM QUE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL EXIGE LEI ORDINÁRIA. VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA SIMETRIA. AÇÃO JULGADA PROCEDENTE. I – A inconstitucionalidade dos preceitos impugnados decorre da violação ao princípio da simetria, uma vez que a Constituição do Estado do Piauí exige a edição de Lei Complementar para o tratamento de matérias em relação às quais a Constituição Federal prevê o processo legislativo ordinário. II – A jurisprudência reiterada desta Corte é no sentido de que o Estado-membro, em tema de processo legislativo, deve observância cogente à sistemática ditada pela Constituição Federal. Precedentes. III – Ação julgada procedente para declarar a inconstitucionalidade dos incisos III, VII, VIII, IX e X, e do parágrafo único do art. 77 da Constituição do Estado do Piauí." (ADI 2872, Relator(a): Min. EROS GRAU, Relator(a) p/ Acórdão: Min. RICARDO LEWANDOWSKI, Tribunal Pleno, julgado em 01/08/2011, DJe-170 DIVULG 02-09-2011 PUBLIC 05-09-2011 EMENT VOL-02580-01 PP-00001)

Proposta de revisão do servidor. Sessões da AL serão acaloradas III
"(…)
V – A lei que estabelece o regime jurídico do funcionalismo público é necessariamente ordinária, pelo simples fato de que a Carta Magna não se lhe fez a reserva da via complementar, que, necessariamente, deve ser aprovada por maioria absoluta. VI – Com fulcro no princípio da simetria, a autodeterminação dos Estados fica limitada à observância dos princípios adotados pela Carta Magna, não podendo contrariá-los, sobretudo no que respeita à organização dos Poderes e ao processo legislativo; VII – Não existe inconstitucionalidade na ampliação do rol previsto pelo art. 164, do Estatuto dos Funcionários Públicos Estaduais, pelo art. 6º, da Lei nº 3.048/91, posto que, apesar do rótulo de lei complementar, aquele diploma é materialmente lei ordinária; VIII – Incidente conhecido, para declarar a inconstitucionalidade do inciso IV do § 1º do art. 60, da Constituição Estadual de 1989. (TJSE. Pleno. Incidente de Inconstitucionalidade n° 0001/2003. p. n° 2003100428. rel. originário Des. Manoel Cândido Filho. j. 10.09.2003)” .Pelo visto, as sessões da Assembleia Legislativa na próxima semana serão acaloradas.

Palestra destacará os benefícios da formalização
No próximo dia 26 de junho, às 19h30, no Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, localizado na Rua Laranjeiras, S/N, o Sebrae promove a palestra ‘Fique legal, seja um empreendedor individual’. O evento tem como público alvo as pessoas que desejam deixar a informalidade e ter o próprio negócio registrado. Será apresentada ainda uma peça teatral sobre o tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (79) 2106-7766.

Absurdo no Itaú
Na agência Itaú do Calçadão, um funcionário com 27 anos de serviço e que é gerente, é obrigado a atuar como caixa. Parece brincadeira, mas é verdade. Em tempo: o Itaú é um dos bancos que têm registrado maiores lucros, ano após ano, ao lado do Bradesco e do Banco do Brasil.

Adiamento
Foi adiada para o próximo dia 2 de julho a reunião do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, na qual estará em pauta a edição de uma nova resolução sobre a retirada de patrocínio dos fundos de pensão. A atual (CPC 6, de 1988) deixa aberta a possibilidade de retirada de patrocínio e é anterior às leis complementares 108 e 109, de 2001, que regulamentam os fundos de pensão, necessitando, portanto, de revisão.

Resolução 254, da ANS
Após intensa pressão do movimento sindical e das associações de funcionários do BB, os representantes do Banco do Brasil finalmente aprovaram a adesão da CASSI à Resolução Normativa (RN) 254, da Agência Nacional de Saúde. O texto foi aprovado e assinado durante reunião do Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência dos Funcionários do BB, ocorrida na última quarta-feira (20.06). A partir de agora, todos os procedimentos médicos que integram a referida Resolução Normativa serão cobertos pelo plano de saúde.

Decreto define publicação eletrônica do Diário Oficial
Foi publicado na edição do Diário Oficial  de ontem, 21, o Decreto que define a publicação eletrônica do Diário Oficial.  Assinado pelo governador Marcelo Déda, o decreto de número 28.580 estabelece que em 90 dias o Diário Oficial do Estado passará a ser publicado originalmente eletrônico, mas com uma edição impressa restrita de 15 exemplares – cópias de segurança. Pelo decreto fica garantido que o acesso às informações será público e veiculado sem custos no endereço eletrônico http.www.segrase.se.gov.br.

Certificados digitais
As edições eletrônicas do Diário Oficial serão necessariamente certificadas digitalmente por autoridade certificadora integrante da Infraestrutura de Chaves Públicas – IPC Brasil, e produzirão os mesmos efeitos que as edições em papel, obedecendo aos requisitos de autenticidade, integridade e validade jurídica. “Uma vitória do Governo” – exclamou o presidente da Segrase, Jorge Carvalho do Nascimento, enfatizando que “a mudança da validade impressa para a eletrônica do Diário Oficial atende o básico da Lei de Acesso à Informação”.

Bella Noite. Evento para quem é especial
Dia 14 de julho, no Sônia Lima Loft, um evento muito especial: Bella Noite, uma festa para quem tem bom gosto. Decoração especial, sistema All Inclusive e muita música. O romântico Luciano Bruno fará um grande show pra criar um clima aconchegante, e o DJ Cafu animará o selecionado público que sabe aproveitar a vida da melhor maneira. Um jantar dançante cheio de requinte e alto astral. Vendas no Shopping Riomar (2º piso, estande em frente à Kopenhagen).

Paróquia N.Sra. do Rosário promove hoje o I Forró da Família
A Pastoral da Família da Paróquia N.Sra.do Rosário promove nesta sexta-feira, dia 22, o "I Forró da Família", evento que tem por objetivo reunir famílias para se confraternizarem numa noite festiva junina e, com os recursos arrecadados (venda de mesas, de comidas e bebidas durante a festa), dar continuidade as ações filantrópicas desenvolvida por essa Pastoral, a exemplo da distribuição de sopa aos acompanhantes dos enfermos internados no Hospital de Urgências de Sergipe -HUSE,ação que acontece todas as sextas-feiras, às 18h.O "I Forró da Família" a acontece no Clube Cotinguiba(Av. Augusto Maynard), a partir das 21h e o arrasta-pé será comandado por Diogo e seus Teclados e Ararão e Trio Pé de Serra Asa Branca. Últimas mesas à venda pelo telefone: 8838-9763 (Gilvan).

Futebol
Copa do Brasil: Palmeiras 1 X 1 Grêmio de Porto Alegre. Fernando para o Grêmio e Valdívia para o Palmeiras. Como venceu o primeiro jogo por 2 X 0, o Palmeiras vai disputar com o Coritiba as finais da competição. A última vez que o clube do Parque Antártica chegou a uma final de Copa do Brasil foi em 1998, quando, inclusive, sagrou-se campeão. / Libertadores da América: Com o empate em branco verificado ontem à noite, em Santiago, entre Universidad de Chile e Boca Juniors, o clube portenho conquistou o direito de enfrentar o Corinthians nas finais. No primeiro jogo, em Buenos Aires, o Boca venceu por 2 X 0. / Próxima atração será a disputa, em dois jogos, envolvendo o Boca Juniors e o Corinthians. O primeiro jogo será na capital argentina. / Impasse chega ao final e série D do Campeonato Brasileiro vai começar.

PELO TWITTER

www.twitter.com/cpinnajr  Antigamente era o "tempo de convivência" que determinava as alianças políticas; hoje é a "conveniência do tempo".

www.twitter.com/dilton_galego  O corinthians come o peixe,mas na política sergipana o melhor peixe é o traíra (trairagem)…..é o que está acontecendo hoje em dia

www.twitter.com/AecioDantasJr  Não adianta esperar pelas entidades ou ficar reclamando. A busca pelo conhecimento depende de nós mesmos. Oportunidades existem e muitas.

DO LEITOR

Novidades na Corrida Eleitoral em Aracaju
Do leitor Antônio Edilson Cardoso: “Nobre jornalista, a atual “pré-campanha” eleitoral no município de Aracaju, que estava um tanto quanto monótona,  com um candidato bem postado nas pesquisas, e outros se engalfinhando para se tornarem opções viáveis,  ganhou novos e interessantes contornos com os recentes episódios na seara política. O principal deles, sem sombra de dúvidas, é o lançamento do nome do deputado Venâncio Fonseca como pré-candidato a prefeito de Aracaju . Não que Venâncio represente uma novidade, mas pelo fato de  deixar, por alguns instantes, o barco do ex-governador João Alves  e embarcar no navio dos irmãos Amorim, situação que não foi prevista por ninguém, a não ser pelas eternas “Mães Dinás”  que sempre aparecem nestas ocasiões. Será engraçado, todavia, como vem sendo até hoje, ver o deputado Venâncio criticando o prefeito e o governador, PCdoB e PT, respectivamente, enquanto seu partido, o PP, a nível nacional, integra a base de apoio da Presidente Dilma, e comanda o Ministério das Cidades, dentre outros cargos. Como nunca ouvi o deputado Venâncio criticar a conduta de seu partido, a nível nacional, concluo que, para ele, o único PT que não presta é o de Sergipe. Por outro lado,   o próprio PT terá que mencionar que está coligado nacionalmente com o PP de Venâncio, e que seu líder máximo, Lula, não se constrangeu em selar  acordo com Paulo Maluf (ele mesmo) , líder máximo do PP em São Paulo, para que este apoie o candidato do PT  na capital paulista.  Ou seja, neste balaio de gatos, não será surpresa ver Venâncio apoiando o candidato do agrupamento liderado por Deda, ou vice-versa, afinal, isto já ocorre a nível nacional, e o antagonismo dos discursos aqui em Sergipe nada mais é que jogo de cena, destinado apenas ao eleitor desatento. E quanto ao ex-governador? Nenhum problema, amanhã ou depois poderá estar coligado a qualquer destes grupos se isso for politicamente necessário, ou alguém duvida?”

ARTIGO

Para que filosofia?  Robson Carvalho de Menezes

Qual o verdadeiro significado da filosofia para nossa vida.

 
No artigo de hoje, escreverei um pouco da teoria da filosofia, trazendo para o nosso cotidiano, e trabalhando a junção desta matéria, onde muitas estabelecem como desnecessária para nossa vida e outros acreditam que não deveria nem existir.

Muitos perguntam o significado desta palavra, ou matéria acadêmica, na faculdade muitos colegas e amigos de cursos anteriores e até hoje há uma discussão sobre esse assunto. Muitos acreditam que a filosofia não deveria ser uma matéria obrigatória na academia estudantil, porém se ela é obrigatória, alguma coisa ela tem a nos mostrar ou apresentar de importante para o nosso crescimento.

Então lhes pergunto. Para que a filosofia?

Comecemos estabelecendo o conceito da filosofia. Filosofia (do grego, literalmente amor a sabedoria), é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e a linguagem.

Durante as idades antigas e medievais, a filosofia compreendia praticamente todas as áreas de investigação teórica. Em seu escopo figuravam desde disciplinas altamente abstratas – em que se estudavam o “ser enquanto ser” e os princípios gerais do raciocínio – até pesquisas sobre fenômenos mais específicos – como a queda dos corpos e a classificação dos seres vivos.

Depois de relatado esse conceito, continuo a perguntar, para que filosofia?

Onde empregamos a filosofia? O que eu estou escrevendo é realmente filosofia? O que vocês estão lendo é filosofia?

Com essas perguntas na mente e as respostas em processamento, continuemos…
Caros leitores, filosofia não é arte, nem ciência e nem religião, porém os principais filósofos pareciam muito com os químicos, matemáticos e físicos de hoje, pois tinham argumentos científicos.

Já que estamos tratando de filosofia e buscando saber o porque e para que dessa matéria, não poderia deixar de citar alguns dos principais filósofos já existentes:
Platão, um dos pais fundadores da filosofia ocidental, afirmava que o sentimento de assombro ou admiração está na origem do pensamento filosófico.

‘’A admiração é a verdadeira característica do filósofo. Não tem outra origem à filosofia’’
(Platão – Teeteto{3})
Na mesma linha, afirmava Aristóteles:
‘’Os homens começam e sempre começaram a filosofar movidos pela admiração’’
(Aristóteles, Metafísica I 2.{4})
Aristóteles (Esta gira 384 a.C. – Atenas, 322 a.C.) foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.

Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como uma das figuras mais importantes, e um dos fundadores, da filosofia ocidental.
Sócrates (469-399 a.C.{1}) foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são Platão e Aristóteles. Alguns historiadores afirmam só se poder falar de Sócrates como personagem de Platão, por ele nunca ter deixado nada escrito de sua própria autoria.

Relatados esses fatos e conceitos sobre filosofia, seus fundadores, princípios e métodos. Pergunto:
Para que filosofia?
Então dentre todas essas explicitações posso afirmar que a filosofia desperta o amor a sabedoria ou amar o saber, a sabedoria como um todo.
Porque Sócrates é considerado o ‘’patrono da filosofia’’ porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos.
Sócrates os fazia perceber que não sabiam o que era aquilo em que acreditavam.
Posso afirmar que a filosofia nos traz uma serie de dúvidas, ao mesmo tempo, de buscar essas dúvidas, de querer saber o modo como determinada coisa ou objeto foi concretizado ou é objetivado.
Filosofia nos traz a razão que vai conduzir o conhecimento. Os questionamentos filosóficos vão rumo ao significado a decisão, é uma pergunta sempre a cerca da origem.

Ex: que horas são? Se a hora existe, pressuposto do tempo.
Filosofia e ciências são conhecimentos que surgem por problemas ou discussões ou debates surgidos.
A filosofia é uma atitude critica exame racional ou exame de racionalidade e atitude critica, essas são características de um filosófico.
Filosofia é uma forma de problematizarão ou construção de problemas.
Acredito já estarmos construindo um bom conceito para que filosofia. Estamos observando que ela trabalha para a critica, a busca por conhecimentos, o pressuposto de algo, surge a partir de problemas, atitudes criticas e debates.
Continuemos explicitando ainda mais nosso conceito.
Atitude racional – algo que deve ser debatido, dialogado, tem que ser feito em um âmbito publico, onde pode se disser o que pensa.
Atitude critica – racionalidade se converte em um método: o que é? Porque é? Pra que é?
Caros leitores já têm um modelo construído, para finalizarmos diferenciaremos filosofia de senso comum.
Parecer ou Ser comum – sensações, órgãos dos sentidos, multiplicidade de significados, mundo físico, opiniões, limite de conhecimento, conhecimento grosseiro.
Ser ou Filosofia – razão, trabalho feito com a alma, inteligência, epistênia (ciência), lógica, razão vai conduzir o conhecimento.
Finalizo dizendo que usamos a filosofia em tudo que fazemos com lógica, e sempre que perguntamos por que, para que, o que é, e usamos a critica como forma de solução.
Meus amigos, a filosofia é tão importante quanto qualquer outra matéria, ela nos traz o melhor de tudo para estudarmos as demais. Ela nos traz a buscar por conhecimentos, nos faz buscar a sabedoria e amar o conhecimento.
Encerro por aqui, com grandes frases dos grandes sábios. Muito sucesso a todos e busquem o conhecimento.
‘’Todo o meu saber consiste em saber que nada sei’’ – Sócrates.
“A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter” – Platão.

“O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre” – Aristóteles.

Sites: http://robsongestor.blogspot.com/
http://www.administradores.com.br/home/robsongestor
Twitter: gestor_robson
Facebook: robsonmenezes_gestor@hotmail.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
  
Frases do Dia

“Sê o que quiseres, mas procura sê-lo totalmente”. São Thomas More, Santo do Dia 22 de Junho,Mártir, patrono dos Estadistas e dos Políticos

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais