A razão do blog apoiar obra da 13 de Julho

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem acompanha este espaço há muito tempo sabe que o titular jamais defendeu agressões ao meio ambiente. Pelo contrário, sempre denunciou ou publicou denúncias de agressões de todos os tipos.

A razão do blog  defender a obra de contenção da erosão litorânea no bairro 13 de Julho (desde do anúncio pelo então prefeito Edvaldo Nogueira) é simples. A agressão ao meio ambiente no local começou há muito tempo. Passando pela ocupação desenfreada de uma área que já foi a principal “praia” de Aracaju, a Formosa, ao despejo de milhares de coliformes fecais diariamente no rio Sergipe sem nenhum tratamento.

O homem nunca teve preocupação com o meio ambiente. As ocupações foram feitas em nome do desenvolvimento passando por cima de tudo. Se Aracaju nascesse hoje, grande parte da cidade não poderia ser construída. Ela cresceu numa imensa área de mangue. Ou não?

A obra de contenção do bairro 13 de Julho não é uma intervenção nova. É uma intervenção num local onde o homem ocupou e causou um grande impacto a natureza. Ou alguém discorda que no local a cidade avançou sobre o leito da várzea do rio?  Neste momento a intervenção tem um único objetivo: salvar a área de uma tragédia que ocorrerá a qualquer momento. Ou não?

Para deixar claro: a obra será feita para defender o que já foi ocupado, como bem disse o engenheiro, Armando Brito. O blog defende sim os princípios da vida sustentável.

Atualmente a preocupação com o meio ambiente está crescendo e o blog espera que se torne realidade para todas novas obras e intervenções do homem, como por exemplo, na chamada Zona de Expansão.

É preciso uma legislação municipal que proíba definitivamente os aterros das lagoas de estabilização e do ecossistema, como as dunas, que na sua maioria são pequenas, mas são dunas que devem ser proibidas suas retiradas.

É por isso que o blog acredita que assim como o TJSE teve uma decisão lúcida, o MPE, o MPF, a Adema e o Iphan, terão bom senso lembrando que a obra não será uma intervenção nova.

Será uma intervenção para salvar o que o homem já fez. Uma obra para tentar continuar a convivência sustentável do homem com a natureza.

Buraco embaixo da balaustrada
As duas fotos ao lado é de um buraco encontrado na 13 de Julho fruto da retirada de sedimentos pela força da maré.

Está claro o buraco sob a calçada e a balaustrada. Os críticos dirão que é mentira, os sedimentos foram retirados agora. Mas a verdade é que a situação era a prevista, estava por um fio e certamente outros serão encontrados.

Canal em Laranjeiras. Um exemplo de intervenção necessária
Para quem não lembra: o canal na cidade de Laranjeiras (Retificação do Trecho Urbano do Rio Cotinguiba), contra as enchentes naquela cidade, também foi projetado pelo engenheiro Armando Brito. À época era o mesmo problema; IPHAN, ADEMA, etc. Todo dia aparecia um procurando o "o sexo dos anjos". Entretanto, foi feito por cima de tudo isso. O estudo ambiental só foi feito após a conclusão da obra.

Estudo ambiental feito após a conclusão da obra
Veja o benefício que trouxe àquela população que sofria a cada período chuvoso. Mesmo assim ainda falta um "pedaço", sem o qual a obra não funciona satisfatoriamente. Há pouco estava emperrada no IPHAN, devido a uma pedra que acharam, que podia pertencer a um hospital, o Hospital do Matadouro, com esse nome….!Pelo menos cerca de 90% da obra foi executada.

Canal em Maruim. Outro exemplo de intervenção necessária
Em Maruim, outro projeto do engenheiro Armando Brito, agora para o Rio Ganhamoroba. A obra  teve outro entrave com o IPHAN. Todos já viram pelos telejornais o que  aquele "riozinho" é capaz. Ou seja, a obra completa que tem cerca de 4,20 quilômetros de extensão e não daquele "trechinho" que executaram a título de emergência, em 2009 ou 2010.  E a equipe só conseguiu entregar o projeto esse ano e aguarda um projeto arqueológico, para lá. E por aí vai.

Barragem do rio Poxim
E a recente inaugurada e já completamente cheia barragem do rio Poxim. É uma história longa, que começou em 1987, mas que o blog vai repassar para os leitores após uma conversa com o engenheiro Armando Brito.

Guerreiro
Bom dia para o Guerreiro que não perde a esperança. O Guerreiro que não perde a Fé no Futuro e sairá Vitorioso.

Obras
O empresário e presidente da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, Luciano Barreto vai falar amanhã, 22, a partir das 10h, para deputados estaduais de todo país, que estarão presentes na reunião da Unale no plenário da Assembleia de Sergipe, sobre as bandeiras da associação de obras públicas com preços justos e qualidade.

Valadares Filho participa de evento internacional
O deputado Valadares Filho (PSB), presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, encontra-se, esta semana, em missão oficial, nos Estudos Unidos, para participar de uma conferência (North America Hospitality Investiment Confrennce) que ocorre na cidade de Nova Iorque.

Investidores internacionais
O evento, que é uma iniciativa do Ministério do Turismo, reúne potenciais investidores internacionais e empresários brasileiros do trade turístico. O objetivo é atrair grupos estrangeiros para investir no Brasil. “Queremos que nessas rodadas de negócios possamos trazer recursos de investidores estrangeiros para realização de obras de infraestrutura turística no Brasil”, destacou o deputado sergipano.

Destino Brasil
Durante a abertura da conferência, Valadares Filho disse que o Brasil é um excelente destino para receber investimentos na área de turismo, pois o país já tem um grande movimento turístico e tem grande potencial para se tornar o destino para milhões de viajantes de todo o mundo. “O Brasil possui riquezas naturais e patrimônio histórico e artístico que atraem visitantes de todo mundo, por isso a atividade turística ainda tem muito espaço para crescer”.

Democracia consolidada
Valadares Filho também destacou que o Brasil dispõe tem todo um aparato institucional e político capaz de proporcionar segurança aos investidores internacionais.  “Temos uma democracia consolidada; um Poder Executivo que leva avante políticas de Estado, independentemente de políticas de governo; um Poder Legislativo que dá sustentação às políticas de desenvolvimento nacional com aprovação de orçamentos para o setor; além de um Judiciário independente, forte e consolidado”.

Pirambu: Parceria com Sebrae e Senac vai qualificar mão de obra para o Turismo
Preocupado em reestruturar a cidade de Pirambu, com uma forte estrutura turística, o prefeito Élio Martins (PSC), anunciou uma parceria com o Sebrae e o Senac para qualificação da mão de obra local. Ele se reuniu com empresários locais para discutir as demandas para a qualificação em parceria com o Sebrae e o Senac.

Perspectiva com nova rodovia
“Temos uma grande perspectiva de futuro com o crescimento da região devido aos investimentos que estão sendo feitos com a construção da SE-100, rodovia que vai ligar o município de Pirambu a Pacatuba, a chamada linha verde Norte e seremos um elo captador desses investimentos se tivermos estrutura para isso”, refletiu o prefeito.

Abandono terminal turístico
Durante a reunião com os empresários o prefeito lamentou o abandono por que passa o Terminal Turístico que já foi um ponto de referência em governos passados e que hoje esteja totalmente abandonado. “Lamento que por questões políticas um espaço como aquele esteja entregue ao relento,quando poderia está servindo ao povo de Pirambu e aos turistas”, alfinetou o prefeito, acentuando que por mais de uma vez já buscou o Governo do Estado para que fosse feito um termo de comodato e a administração passasse para o município, mas sempre foi negado.

Cidade Cidadã em Itabaiana
Amanhã, 22, a partir das 09 horas, a Prefeitura de Itabaiana estará lançando no Povoado Pé do Veado, o Projeto Cidade Cidadã onde serão oferecidos os serviços de diversas secretarias durante todo o dia.Nesse projeto, a prefeitura instala suas secretarias em uma comunidade, e oferece serviços que já são disponibilizados na sede do município no dia a dia.

Ações
O objetivo é proporcionar um dia de cidadania para os moradores da localidade e dos povoados circunvizinhos.Várias ações serão desenvolvidas, como: exames de citologia, CTA (teste rápido de AIDS e sífilis), aferição de Pressão Arterial, teste de glicemia, vacinas, cuidados com os dentes (extração, limpeza e palestras), equipe do NASF, atendimento jurídico com a defensoria pública, Conscientização sobre a Lei Maria da Penha com a Coordenadoria da Mulher, palestra e orientações com os agricultores, emissão da carteira do idoso e deficiente, cadastramento do Bolsa Família, serviços de salão de beleza com corte de cabelos e manicure, Equipes do NAT e Pronatec, apresentação de grupos culturais, entre outras atividades.

Dia diferente
"É muito gratificante para nós que fazemos a administração de Itabaiana, poder proporcionar um dia diferente na vida dos moradores das comunidades da zona rural. São os serviços da prefeitura chegando mais próximo ao cidadão, proporcionando uma melhor qualidade de vida", disse o Prefeito Valmir de Francisquinho.

Plano Diretor, Plano de Mobilidade e Plano de Tratamento de Resíduos
O vereador Dr. Emerson (PT) utilizou a  Tribuna da Câmara de Aracaju para falar sobre a inexistência de políticas públicas que contemplem as exigências de uma sociedade autoral, que exige a garantia dos seus direitos. "Em particular, refiro-me aos Planos Diretor, de Meio Ambiente, de Mobilidade e de Tratamento de Resíduos", disse. O parlamentar alerta que para além das exigências legais, os problemas enfrentados pela população aracajuana requerem a implementação de políticas públicas eficientes.

Revisão
"A legislação impõe que Aracaju faça uma revisão do Plano Diretor em até dez anos. O Plano em vigência foi aprovado em 2000, portanto com treze anos de vigência, logo desatualizado e na ilegalidade. Como agravante temos o fato de que esse Plano foi aprovado sem que tenha sido precedido de um diagnóstico sobre o o nosso município", informou Emerson.

Planos
Dr. Emerson afirmou que a mesma legislação também estabelece que até fevereiro de 2014 os vereadores tenhão aprovados os Planos de Meio Ambiente, de Mobilidade e de Tratamento de Resíduos Sólidos. "Até o momento não recebemos, da parte do Executivo Municipal, qualquer indício de que teremos tempo e oportunidade para ouvirmos a população, discutirmos e aprovarmos estes planos", disse.

Dia Municipal da Consciência Negra. João Mulungu como herói negro
Através do Projeto de Lei de Junho de 1992 de autoria do então Vereador Jorge Araujo, foi instituído no município de Aracaju, o Dia Municipal da Consciência Negra. A citada lei também reconheceu João Mulungu como herói negro, pela sua participação e importância na luta conta a escravidão. Esta data faz parte do calendário cultural da cidade estabelecido pelo Projeto de Jorge Araujo e sancionada na época pelo Prefeito Wellington Paixão.

Para Iran, é preciso mais coerência na defesa da população negra
Ontem, 20, no Dia Nacional da Consciência Negra, o vereador e professor Iran Barbosa, do PT, cobrou, no Parlamento Municipal de Aracaju, que no dia que marca a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, pela importância que a data representa para a comunidade negra no Brasil. "É preciso menos discurso e mais ações práticas cotidianas na defesa dos direitos dos negros".

Mudança de postura
“Não basta termos um discurso favorável aos direitos da população negra, não basta termos no calendário uma data que marque o Dia da Consciência Negra se não tivermos uma mudança de postura em nós mesmos, do poder público e daqueles que têm o poder de definição da vida da população. Homenagear o  20 de Novembro e continuar atacando os lutadores do povo no cotidiano, criminalizando e apostando na desorganização do povo negro que busca garantir os seus direitos é incoerente”, analisou.

"Negro não precisa de cotas, precisa é de respeito"
No dia 20 de novembro, data comemorativa do Dia da Consciência Negra no Brasil, o vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB), ocupou a Tribuna da Câmara de Aracaju para relembrar a importância da luta dos negros no País. "Aproveito a data para saudar os negros de todo o País. Hoje, temos mais uma data reflexiva que serve para que possamos analisar a conduta política com relação aos negros nesse País. Acredito e defendo a ideia que os negros precisam de respeito. Precisamos combater a discriminação. A discussão não é a questão de cota. Antes da cota deve-se ter o reconhecimento dos negros como cidadãos. Negro não precisa de privilégio, precisa é de reconhecimento. O que queremos é respeito aos nossos direitos e oportunidades de convívio na sociedade", destacou Lucas Aribé.

Cidown: utilidade pública
A Câmara aprovou na última terça-feira, 19, o Projeto de Lei do vereador Lucas Aribé (PSB) que reconhece a Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down, a Cidown, como instituição de utilidade pública. Esse PL é muito importante para a Associação buscar apoio para o desenvolvimento das atividades. Agora, o Projeto de Lei segue para a sanção do prefeito João Alves Filho (DEM).

Projovem Urbano no próximo domingo, 24
As provas escritas de Português, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos do Programa Projovem Urbano serão realizadas no próximo domingo (24 de novembro), às 8h da manhã (horário local de Sergipe). O processo seletivo da Secretaria Municipal de Aracaju (Semed) se destina a contratação de educadores, acolhedores, tradutores de Libras e preparadores de lanches.

Horários
A coordenadora geral do Projovem Urbano, Carla Vanessa Passos Bispo, informa que estão inscritos 3.659 candidatos, que devem ficar atentos aos horários, uma vez, que os portões das 10 escolas municipais onde as provas escritas vão ocorrer serão abertos às 8h e fechados às 8h50. Às 9h começa o processo seletivo com os candidatos devendo portar a carteira de identidade original (RG) e o comprovante de inscrição.

Rastreabilidade começa a ser implantada em Itabaiana
Fornecedores e distribuidores de frutas, legumes e verduras de Itabaiana conheceram na terça, 19, o Programa de Rastreamento e Monitoramento de Agrotóxicos (RAMA). O programa é uma proposta da Associação Sergipana de Supermercados (Ases), baseada na entidade mãe, que tem como objetivo  acompanhar os produtos em todas as suas etapas e identifica-os através de uma etiqueta única com um código de rastreamento podendo ser consultado pela internet, no qual se tem toda a cadeia por onde o produto passou e os testes que foram feitos nele para saber os índices de agrotóxicos.

Pilates age na prevenção e no tratamento da dor crônica
O Núcleo de Dor e Reabilitação se destaca no cenário contra a dor e vêm inovando com o tratamento multidisciplinar, onde vários profissionais acompanham de forma personalizada cada paciente.

Tratamentos
Dentre os diversos tratamentos, o Pilates é um deles.  Atuando na prevenção, os exercícios do Pilates contam com aparelho e são realizados sob a supervisão direta do Dr. César Augusto Santana, especialista em Reabilitação através do Método Pilates e têm com objetivo aumentar a força, a resistência e a flexibilidade dos movimentos corporais, facilitando as atividades da vida diária e prevenindo disfunções músculo-esqueléticas.

Recomendação
Já no tratamento, o Pilates é recomendado para pacientes com alterações posturais, pós-tratamento ortopédico, pacientes com sequelas ou déficits neurológicos, idosos, grávidas, crianças e adolescentes com problemas de postura e indivíduos com necessidade de fortalecimento global.  Para mais informações entrar em contato com o Núcleo de Dor, pelo telefone (79) 3217 9537.

Karatê: Atletas classificados para Mundial que será realizado na Venezuela
O Campeonato Brasileiro de Karatê  SKIF,  XX Troféu Transitório foi realizado no ultimo final de semana na cidade do Rio de Janeiro onde os atletas tiveram ainda a oportunidade de participar do curso com o kyoshi Murakami instrutor chefe da SdKIF Japao.

Karatê: Atletas classificados para Mundial que será realizado na Venezuela II
A SKIF e uma das mais importantes escolas de karatê do mundo. O Estado de Sergipe esteve presente com o Sensei Edson de Souza, que participou do curso e os atletas Yoacan Jocelis e Gilmara Brito competindo.A competição foi a primeira seletiva para o Mundial que será realizado na Venezuela  em 2015 e Yoacan e Gilmara estão classificados. Yoacan foi terceiro lugar no kumite e Gilmara campeã de kata e kumite. Parabéns aos atletas e ao karatÊ sergipano.

Yoacan sem patrocínio
Mesmo sem patrocínio o atleta Yoakan não desiste e se empenha para participar das competição sempre afirmando que karatê é a vida dele.  Sucesso guerreiro. Os empresários interessados em apoiar o atleta e aliar sua marca ao mundo esportivo o contato de Yoakan e http://yoakan@hotmail.com ou 79 88090037.

Rodada de negócios petróleo e gás começa nessa quinta
A “VIII Rodada de Negócios dos segmentos Petróleo, Gás, Energia e Mineração” tem início nessa quinta feira às 9h da manhã e prossegue até o dia 22 de novembro, sexta.  O evento acontece no Hotel Prodigy, localizado na Ilha de Santa Luzia, Barra dos Coqueiros, e já conta com 110 micro e pequenas empresas ofertantes, que terão oportunidade de negociar com 16 grandes empresas ancoras.

Empresas ancoras
Segundo Ana Nunes, analista do Sebrae e gestora do projeto Petróleo e Gás, que é desenvolvido em parceria com a Petrobras, estão confirmadas a participação de grandes empreendimentos do setor, empresas ancoras como a Petrobras, Vale, Fafen, Energisa, Transpetro, ETX, Votorantim e outras.

100 empresas
“Acreditamos que o evento será um sucesso novamente. Nessa ação temos oportunidade de colocar num mesmo espaço para negociar grandes empreendedores que necessitam de diversos fornecedores de produtos e serviços com mais de 100 empresas ofertantes. Nessas últimas sete edições mais de R$ 800 milhões foram gerados”, destaca Ana Nunes.

Evento expressivo
Esse é um dos eventos mais expressivos promovido pelos convênios Petrobras e Sebrae dos diversos estados ao longo do ano. Além das empresas que já são fornecedoras da Petrobras e de outros grandes empreendimentos, o evento deve atrair potenciais fornecedores que ainda não conhecem bem como se cadastrar no portal de fornecedoras dessas grandes empresas. “Para facilitar esse acesso, estaremos com a equipe de Gestão de Fornecedores da Petrobras e da Vale tirando dúvidas e orientando às empresas sobre como realizar o cadastro”, destaca Ana Nunes.

Mais informações
A Rodada de Negócios de Sergipe está sendo organizada pelo Sebrae, Petrobras e Vale, apoio Governo do Estado. Informações com a gestora do projeto Petróleo e Gás do Sebrae, Ana Nunes (79) 2106-7753 e 2106-7737, ou com a consultora Muna Yssa (79) 9985-5760 e 8108-8384. terão até a segunda feira (18) para providenciar a inscrição pelo site http://www.rodada.com.br.

Obra da Tesouraria do BB em SE
A Tesouraria Central do Banco do Brasil está concluída – depois de mais de 16 anos de obra, entre construção e reforma -, mas ainda não foi inaugurada. O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) quer saber qual o mistério que impede a sua inauguração?

Risco
Há tempos, o SEEB/SE vem denunciando a movimentação da Tesouraria Central do BB, que põe em risco os transeuntes do Calçadão da João Pessoa. Sua mudança se faz necessária e urgente, porque, além de otimizar a distribuição de numerários para os bancos em funcionamento no Estado, vai aumentar a segurança na distribuição de valores.

Projeto inadequado
Uma das denúncias feitas no Boletim Resistência, de nº 901, de 24 a 30 de março de 2010, informa que a Tesouraria do BB foi projetada de forma inadequada, com uma só entrada, e os carros-fortes teriam que sair de ré. Além disso, como abastece todos os bancos, o prédio deveria ficar num local isolado e com melhor acessibilidade, porque o fluxo é bastante intenso.

Qual o mistério?
Mesmo com a conclusão da obra, as pessoas continuam arriscando a vida no Calçadão da João Pessoa, passando ao lado de sacos cheios de dinheiro transportados por vigilantes com armamentos pesados (escopetas). Recentemente, houve disparo de uma arma usada por um dos vigilantes. Por sorte ninguém foi atingido. E os funcionários permanecem na antiga tesouraria, um local considerado insalubre e sem segurança. Então, qual é mesmo o mistério?

Concorra a um voo de helicóptero
Os formandos em Gestão Pública 2014, da Unit, estão rifando um vôo de helicóptero pelos principais pontos turísticos de Aracaju. A iniciativa da Comissão de Formatura, que tem como Presidente Eduardo Almeida, destina-se a ajudar na formatura dos alunos que concluirão o curso em 2014, cuja turma foi batizada com o nome do governador Jackson Barreto. Informações pelos telefones: (79) 9633-0704 e 8803-0704.

Nassal realiza campanha Novembro Azul
Engajada em contribuir para uma vida mais saudável para seus colaboradores, a Nassal promove ações direcionadas à saúde e bem estar do homem. Em parceria com o Sesi, realiza no dia 26/11 o Fórum ‘Homens Saudáveis’ com palestra do médico Almir Santana, especializado em doenças sexualmente transmissíveis e a palestrante Maria José dos Santos, com entrega de certificados aos participantes.

Ciclo
Outra iniciativa que a construtora promove é o ciclo de palestras a ser realizado nas oito obras da Nassal em andamento, de 25/11 a 04/12. Com o tema sobre câncer de próstata, o evento ministrado pelas palestrantes Patrícia Alves e Tereza Cristina Costa, tem como objetivo informar sobre as causas da doença, sintomas, formas de prevenção e tratamentos.

Papai Noel no Shopping Prêmio
Neste sábado (23), crianças e adultos serão contagiados pela magia do Natal em Nossa Senhora do Socorro. Com a chegada do Papai Noel,personagem mais aguardado do ano, o Shopping Prêmio apresenta o Natal de Luz e Sonhos e inicia a programação para o período. O bom velhinho chegará às 17h30, em grande estilo e será recepcionado por uma orquestra em um ambiente lúdico proporcionado pela decoração envolvente que começará já na área externa com diversas árvores iluminadas, além de show pirotécnico reforçando a essência natalina num espetáculo de muita luz e emoção. A programação seguirá até o mês de dezembro com diversas apresentações de corais e grupos natalinos.

Promoção inédita
Para presentear os clientes, o Shopping Prêmio preparou uma promoção inédita e sorteará dois automóveis Hyundai completos da linha HB20. No período de 23/11/2013 a 10/01/2014, a cada R$ 120,00 em compras, o consumidor terá direito a trocar suas notas fiscais por um cupom para concorrer ao sorteio no dia 11 de janeiro.

Palestras do Novembro Azul Norcon Rossi tem continuidade
No último dia 19 os colaboradores da obra Altos do Farol receberam a palestra educativa sobre o câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis com o médico e palestrante convidado da Clínica CRILAB, Everton Gonçalves, parceira da Norcon Rossi na ação. O servente da obra, Altamirando dos Santos, participou da contextualização da palestra e aprovou a iniciativa.

Informações
”O palestrante nos passou informações muito importantes quanto à doença, fazendo com que meus colegas perdessem o preconceito com relação ao exame de toque, indicado para os homens a partir de 45 anos”, enfatizou o colaborador. As palestras da campanha Novembro Azul Norcon Rossi encerraram na última quinta-feira, 21, na obra Life Jabotiana. 920 homens que trabalham nas oito obras da construtora em Sergipe foram atingidos pela ação com foco em saúde e prevenção.

Agenda
21 de novembro – Dia nacional da homeopatia. Dia mundial da televisão. Dia mundial da filosofia.
A Rádio Cultura de Sergipe completa, hoje, 54 anos de existência.
Em 1962, o governo dos Estados Unidos decreta bloqueio naval a Cuba para forçar a retirada de mísseis nucleares soviéticos instalados na ilha. A Crise dos Mísseis é um dos episódios mais tensos da Guerra Fria e deixa o mundo à beira de um conflito nuclear.
No Brasil, em 1950, Getúlio Vargas volta ao poder, dessa feita pelo voto direto, mesmo sem contar com o apoio do presidente Dutra, que sustenta a candidatura de Cristiano Machado.
“Feliz aquele que superou seu ego”. Sidarta Gautama, 563/483 a.C. – filósofo oriental. Nasceu em Lumbini, no Nepal. Trata-se de BUDA, “o iluminado”. Viveu na Índia. No século I d.C., o budismo espalha-se para a China e o sudeste asiático.
Cidade de 4.000 habitantes do Paraná vai usar esterco de porco para gerar energia. NASA lança sonda que vai estudar atmosfera de Marte. Número dois da inteligência líbia é liberado um dia após sequestro. Otimismo com reformas na China derruba o dólar.

Curtas
EPIDEMIA DE DENGUE AMEAÇA ARACAJU. /// SENADO APROVA PROJETO E MINIRREFORMA ELEITORAL DEVE VALER EM 2014. /// MINISTRO CRITICA CÂMARA E DEFENDE PERDA DE MANDATO DE GENOÍNO. /// LAUDO DO IML QUE APONTA GENOÍNO COMO PACIENTE GRAVE É DIVULGADO. /// MINISTRO DA JUSTIÇA DIZ QUE PIZZOLATO PODERÁ SER EXTRADITADO. /// BRASILEIRA DEIXA A PRISÃO NA RÚSSIA. /// DÓLAR COMERCIAL FECHA A DOIS REAIS E VINTE E SETE CENTAVOS. /// ADIADA REUNIÃO SOBRE AUMENTO DA GASOLINA. /// DILMA DECLARA QUE SAÚDE DE GENOÍNO É QUESTÃO HUMANITÁRIA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Rádio Cultura – 54 Anos
Dedicamos uma parte do nosso ESPAÇO de hoje ao transcurso dos 54 anos de fundação da emissora católica, criada em 1959 por Dom José Vicente Távora, o “bispo operário”. No dia 9 de julho de 1959, o Presidente da República assinou o decreto de número 46.396, concedendo a outorga para o funcionamento da Rádio Cultura de Sergipe. A emissora foi inaugurada no dia 21 de novembro do mesmo ano. Era um sábado, às 21 horas e 30 minutos. A solenidade começou com a bênção das instalações pelo seu idealizador e realizador, Dom Távora. O Presidente da República, Juscelino Kubitschek, se fez representar pelo Chefe da Casa Civil, o embaixador José Sette Câmara, que era amigo e compadre do bispo. A implantação das escolas radiofônicas, através do MEB – Movimento de Educação de Base, outra grande obra de Dom Távora, representava a reação da Igreja Católica à situação excludente em que se encontravam os camponeses e operários nordestinos. A aula inaugural, transmitida pela Rádio Cultura, foi proferida pela professora Gildete Santos Lisboa, a primeira coordenadora do MEB. Através das escolas radiofônicas, milhares de sergipanos saíram da escuridão do analfabetismo guiados pelo caminho do conhecimento. Ressalte-se, também, o papel desempenhado pelo padre Luciano Duarte, nomeado, depois, bispo auxiliar, bispo e titular da Arquidiocese de Aracaju.

A equipe da Cultura
Quando de sua inauguração, em 1959, a Rádio Cultura tinha como diretor-presidente o Sr. Pedro da Silva Bastos, funcionário público federal egresso do IAA – Instituto do Açúcar e do Álcool. O diretor artístico era Clodoaldo Alencar Filho (Alencarzinho), que tempos depois exerceu o cargo de reitor da UFS. José Ribeiro Nascimento (Sodré Jr.) comandava a equipe de locutores. A equipe esportiva tinha como líder Raymundo Luiz. Tive a satisfação de integrar a referida equipe, que justificava o título de A FAVORITA DOS ESPORTES, reconhecido pelos inúmeros ouvintes. Eis alguns nomes que atuaram na Cultura a partir de sua inauguração, em 1959: José Apóstolo, Pedro Apóstolo, Leonardo Alencar, Macepa, Novais, L. Santos (Luciano Alves), Oscar Macedo (Macedo Filho), José Augusto Prudente, Aloísio Lisboa,  José Antonio Pereira dos Santos, Bemvindo Sales de Campos, Jurandyr Cavalcante, Hugo Costa, João Oliva, Aglaé Fontes, Clara Angélica, Acácia Maria, Marciano Lopes, Walter e Leonardo Teles, Moacir, Josino, Adoniel do Amparo. Na equipe de esportes, além do comandante Raymundo Luiz atuavam Paulo Gomes, Antônio Pádua, Geraldo Oliveira, Coelho Menezes, Roberto Café, Viana Filho, Vilder Santos, Antonio Matos, João Batista. Os nomes citados restringem-se ao período inicial da equipe e da própria Rádio Cultura. Essa primeira fase estendeu-se até o ano de 1964, quando ocorreu a saída de Raymundo Luiz e toda a equipe para a Rádio Difusora.

Dirigentes
Depois do primeiro diretor-presidente, Pedro Bastos, vieram outros, dentre os quais destacamos Rodrigo Lima e o Monsenhor Carvalho, que comandou administrativamente a Cultura até o ano de 1991. A partir desse ano, a Comunidade Shalom, de Fortaleza, passou a dirigir a emissora da rua Simão Dias. Dos 54 anos de existência hoje completados, a arquidiocese de Aracaju administrou, diretamente, a Rádio Cultura, por um período de 32 anos, enquanto que a Comunidade Shalom já conta com 22 anos à frente da emissora dos 670 khz.

Área esportiva
Fundada em 1993, a Cooperativa dos Radialistas de Sergipe – COOPERASE é responsável pela programação esportiva da Cultura. Antes dela, o departamento esportivo foi comandado por Raymundo Luiz até 1964 e por Carlos Magalhães (1964/1973). Houve períodos em que o esporte ficou ausente da programação. Antes do Grupo Shalom, em 1991, o esporte da emissora era novamente dirigido por Magalhães. E veio, então, a COOPERASE, já na fase da terceirização e do arrendamento de horários, em 1993. Há, portanto, uma permanência da referida cooperativa de radialistas que dura 20 anos (1993/2013). O seu atual presidente é Alberto Matos.

A hora católica
Desde a fundação da Rádio Cultura, um dos programas de maior audiência era “A Hora Católica”, apresentado aos domingos, às 12,30 horas, pelo padre Luciano Duarte. Antes da inauguração da Cultura, o referido programa era apresentado, também pelo padre Luciano Cabral Duarte, na Rádio Liberdade de Sergipe.

Resultados de ontem
Copa do Brasil – Atlético do Paraná 1 X 1 Flamengo.
Copa Sul-Americana – (Semifinal) – Ponte Preta 3 X 1 São Paulo.

Memória esportiva
O fato ontem relatado, sobre os oito gols marcados por Pelé contra o Botafogo de Ribeirão Preto, ocorreu, em verdade, no dia 21 de novembro de 1964.
Em 21 de novembro de 1959, com a inauguração da Rádio Cultura de Sergipe, é formada uma grande equipe esportiva, comandada por Raymundo Luiz, o homem do “Falando Francamente”. O título da principal resenha esportiva da emissora católica era “Do esporte, pelo esporte, para o esporte”. Paulo Gomes era o titular da narração esportiva. O comentarista titular era o próprio Raymundo Luiz, que chefiava a equipe de esportes.
Da equipe inicial, já faleceram Antônio Pádua (narrador), Geraldo Oliveira (repórter) e Roberto Café (repórter). A equipe de Raymundo Luiz ficou cinco anos no ar, pela Cultura (1959/1964). A partir de 1964 transferiu-se para a Difusora.

PELO TWITTER

www.twitter.com/josivalbezerra  Agora não pergunto aonde vai a estrada. A fé em Deus me levará ao caminho certo. Um Bom dia a todos!

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE  Tempo é preferência, retire as ações fúteis q você ira aproveitar ainda mais suas 24h. Valorize o que constrói, Bom dia.

www.twitter.com/Aby_Custodio  "Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito."Bom Dia!

www.twitter.com revinhogama Tem pessoas que se acham a coisa mais importante no jardim de alguém e na maioria das vezes são mesmo: O esterco.

www.twitter.com/elcinho_santana  É preciso muita audácia para enfrentarmos os nossos inimigos,  mas  igual audácia para defendermos os nossos amigos.

www.twitter.com/machadose  Contar com o ovo da galinha antes dela pôr e com a previsão do tempo no Brasil, é igual a acreditar em promessa de político.

ARTIGO

Desabafo de uma esposa de policial militar   por Karla Suzana Costa*

Eu gostaria de saber se esses coronéis da Polícia Militar não tem família, ou se tem porque não gostam de ficar perto dos seus familiares.
Pergunto isso porque só pessoas que não tem afeto familiar aplica essas escalas de serviço, para tirar nossos esposos, filhos e pais, vocês acham que seus subordinados não são seres humanos, mas são!
Vocês inventaram essa tal de GRAE operacional para escravizar nossos "HÉROIS " ? Quer dizer que o governo não faz concurso e os coronéis dão uma de palmatória do mundo, e resolvem escravizar os soldados.
Isso não está certo, nossos esposos não são burros de carga, eu acompanho o trabalho do meu esposo e sei da enganação que é essa GRAE, e tem mais, se o governo mandou cortar as diárias dos policiais civis, como é que vai pagar GRAE para o policial militar?
Sei que esse desabafo não vai tocar no coração de nenhum coronel, pois a única coisa que eles dão valor são estrelas que carregam nos ombros, e que os fazem pensar que são melhores do que aqueles que estão abaixo deles, tudo que querem é agradar o governador, não se importando com a saúde ou a família daqueles que realmente fazem a segurança do povo de Sergipe.
Com essa medida que os senhores coronéis estão tomando, estão contribuindo para acabar com as famílias, mas para vocês o que importa é agradar os poderosos.
Nunca havia escrito nada em relação ao trabalho do meu esposo, mas não aguento mais vê-lo angustiado toda vez que recebe um telefonema de um colega policial militar, reclamando da escala, da falta de estrutura, da falta de efetivo, das punições irregulares, do cartão alimentação que tem o valor insuficiente para uma boa alimentação, e tantas outras coisas, e ainda mesmo de férias quase toda semana sentar no banco dos réus na 6ª vara militar no Fórum Gumercindo Bessa.
Meu esposo sempre me diz, "FILHA, NOSSOS GESTORES NÃO CUIDAM DA TROPA" vejo que realmente é verdade, antes eu ficava incomodada de vê-lo tão envolvido com os movimentos, viagens pela PEC 300, acordar 6h da manhã, com ele tando entrevista na defesa da categoria. Mas hoje eu dou a maior força, não só a ele como a todos que fazem o que ele faz, pois já vi que se alguém não fizer nada em defesa de todos, pelos coronéis vocês perdem até o couro.
*Esposa de policial militar (cidadã brasileira)

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

 
Frases do Dia
“Nós temos que acreditar no livre arbítrio, nós não temos outra opção.”

“Se você fica dizendo que as coisas vão ficar ruins, tem boa chance de se tornar um profeta.”

Isaac Bashevis Singer, escritor polonês, nasceu em 21 de Novembro de 1902 e morreu em 1991.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais