Sergipe precisa de uma universidade estadual?/

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Um texto do empresário e ex-secretário Jorge Santana publicado no Facebook o qual o blog concorda. Para reflexão e debate com os leitores:

Desde que acompanho os debates eleitorais vejo esse tema vir à tona e sobre ele tenho opinião formada.

Faria sentido a resposta ser SIM nos tempos em que as universidades federais estavam estagnadas ou quando passaram pelo período de encolhimento (tendente à privatização) na era FHC.

A partir do governo Lula e dos pesados investimentos na expansão e interiorização das universidades federais e dos Institutos Federais (antigos CEFETs), a criação de uma universidade estadual em Sergipe perdeu completamente o sentido.

Hoje temos campi da UFS em Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto e em implantação em NS da Glória. Já do IFS temos em Lagarto, Estância, Glória, Itabaiana e sendo implantado em Poço Redondo. Não menos importantes, pólos de ensino à distância (EAD) estão espalhados por diversos municípios.

Isso sem falar nas instituições privadas, que se tornaram acessíveis a estudantes de baixa renda graças a instrumentos como o FIES e o Prouni (ambos criados por Lula).

Ademais, o custo de uma instituição de ensino superior é naturalmente elevado, razão pela qual Estados menores que as têm vivem dificuldades crescentes para mantê-las.

Eis, portanto, mais uma proposta meramente eleitoreira, descolada da realidade.

PSB deve seguir decisão judicial e deferir candidatura de Sukita hoje
A Executiva Estadual do PSB deve deferir hoje a candidatura do ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita, como candidato a deputado estadual. O PSB vai seguir apenas a orientação da própria Justiça Federal que concedeu liminar para Sukita.

Não tem pesquisa registrada para Sergipe no TSE
Depois da controvertida pesquisa divulgada pela TV Atalaia, do Vox Populi, comentou-se que o jornal semanário Cinform sairia está semana com uma pesquisa de opinião. Não será desta vez. Não tem nenhuma pesquisa registrada no TSE para divulgação em Sergipe.

Senado: professor Marques, PCB, recebe muitas adesões
E o candidato ao Senado Federal pelo PCB, professor Marques vem recebendo diariamente adesões de pessoas dos mais diversos segmentos organizados da sociedade civil. São jornalistas, advogados, professores, médicos e outras categorias que estão se somando a campanha dele como uma nova alternativa.

Eduardo Amorim visita o Alto Sertão
“Visitar os meus amigos sertanejos é muito gratificante. Sempre busquei ouvir, dialogar com cada um de vocês para entender quais suas maiores necessidades”, disse Eduardo Amorim em diálogo com comerciantes da feira livre e do Mercado Municipal da cidade de Nossa Senhora da Glória, na manhã do sábado, 02.

“Não quero ser manipulado por meu irmão”, afirma
Ao participar do lançamento do comitê de Luciano Bispo em Itabaiana o candidato à reeleição Jackson Barreto (PMDB) afirmou que “não quer ser governador para ser manipulado pelo irmão e fazer negociata”. Em seu discurso, Jackson voltou a dizer que está do lado do bem. “Essa campanha é a campanha do bem contra o mal, não é apenas dizer que os ricos se juntaram, mas é porque o palanque do lado de lá quer negociar Sergipe e a honra dos sergipanos. Nós temos a compreensão desse momento histórico que estamos vivendo. Sabemos de nossa responsabilidade”.

Luiz Eduardo Costa e os “laranjais” de Edivan Amorim
No último domingo, 03, o jornalista Luiz Eduardo Costa escreveu um texto no Jornal do Dia com o título “Um passeio pelos laranjais de Edivan Amorim”, sobre a Sisan Agropecuária e Terraplanagem, os sócios Ajan Ferreira Cavalcante e Clemenceau Almeida Santos. Luiz Eduardo escreveu sobre a surpresa que os R$ 55, 7 milhões tomados em 2012 deveriam ser quitados em 2013, mas através de uma renegociação a primeira parcela vence em 2015 e daí até 2024.

Questionamentos de Luiz Eduardo Costa
No texto, Luiz Eduardo faz alguns questionamentos: Do que estaria se escondendo Edivam Amorim? Como foi obtido o empréstimo? Como foi feita uma negociação assim, tão “coração de mãe” para quem teria engordado bois, os revendido, e, por conseguinte, em condições de cumprir as condições iniciais contratadas?

Luiz Eduardo diz que não foi um empréstimo, mas uma negociata
E completa: “Na verdade não houve um empréstimo. Aconteceu exatamente uma mega negociata á semelhança daquela realizada há quase vinte anos pelo ainda iniciante Edivan Amorim, no célebre caso do Banestado, no Paraná, episódio onde não teria faltando também um suicídio.

Sobre a Sisan
No mês passado o blog publicou, com base numa certidão digital da Jucese, o nome dos sócios da Sisan, como também o endereço e matérias ligando a fazenda a Edivan Amorim. No outro dia, ele enviou um certidão  da Junta Comercial de Minas Gerais, onde a Sisan pertence atualmente a esposa dele, Eliane de Oliveira Bastos e o sócio Heroilton de Jesus Silva.  O capital social da empresa é de R$ 4,5 milhões.

BNB e fiscalização federal
Segundo as informações de bastidores uma fiscalização vem sendo realizada numa operação envolvendo a Receita Federal e a Polícia Federal. Envolve também o gerente do BNB da época do empréstimo em Monte Claros. O blog não sabe o nome, mas se alguém souber informar é só enviar por e-mail. Ontem, 03, chegaram a informar por e-mail que o gerente da época do empréstimo encontra-se hoje no comando do BNB em Sergipe. Será verdade?

Ex-prefeito Souza acompanha filho que espera transplante em SP
O ex-prefeito de Areia Branca, Ascendino Souza, cuja esposa, Acácia assumiu recentemente a prefeitura daquele município com a cassação de Agripino, encontra-se há 15 dias em São Paulo acompanhando o filho mais velho, Marcos Souza, que aguarda a realização de um transplante de rim. Marcos já fez um transplante, mas teve problema de rejeição.

Radialistas de Sergipe na Luta

Os Radialistas de Sergipe estarão mais uma vez nas ruas de Aracaju manifestando sua indignação nesta campanha salarial 2014/2015, um ato público será realizado hoje a partir das 08h na porta do Ministério do Trabalho localizado no calçadão da João Pessoa com o calçadão da Laranjeiras. As 09:00h terá início a sexta rodada de negociação com o SINERTJ- Sindicato Patronal, a categoria espera que desta vez venha uma proposta digna por parte dos donos de Rádios e TVS  de Sergipe. 

Fundação Aperipê

As 11h o Sindicato dos Radialistas de Sergipe, se reúne mais uma vez na SEPLAG com representantes do Governo de Sergipe para discussão do Plano de Cargos e Salários dos trabalhadores da Fundação Aperipê, as negociações encontram-se bem avançadas , faltando somente o avanço na tabela de remuneração.

Agradecimento ao Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
O titular deste espaço agradece a todos que fazem o Fórum Nacional de Comunicação e Justiça pela homenagem recebida na última sexta-feira, 01, no espaço Sobre as Ondas, em Aracaju, no encerramento do X Congresso Brasileiro e o XII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

Agradecimento ao Fórum Nacional de Comunicação e Justiça II
O titular do blog recebeu a premiação das mãos da presidente do Fórum a jornalista Rosangela Sanches, do TJSP, que enalteceu o trabalho realizado no blog hospedado na Infonet e a visão voltada para os problemas daqueles que se socorrem da Justiça.

TJSE conquista primeiro lugar na categoria Fotografia
Aconteceu na noite da última sexta-feira, 01, no Espaço Sobre as Ondas, na Orla da Atalaia, o XII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. O Tribunal de Justiça de Sergipe conquistou o primeiro lugar na categoria Fotografia, com a foto ‘Esperança no Presídio Feminino’, de Denise Rodrigues. Na categoria Reportagem Escrita, a matéria da jornalista Janaina Cruz, Herdeiras do Tráfico, publicada na Revista Judiciarium, ficou em segundo lugar. Já na categoria Projeto Institucional, o Informe Legal, também do TJSE, ficou em terceiro lugar.

Dedicação
Para o Diretor de Comunicação do TJSE, o jornalista Euler Ferreira, a boa colocação em três categorias do prêmio é resultado de muita dedicação. “Evoluímos nosso departamento e nosso esforço tem sido reconhecido não só pelos Presidentes que nos acompanham, mas pelos prêmios que estão se tornando uma rotina na vida de cada um de nós da Dircom. No prêmio do ano passado, conquistamos o primeiro lugar em três categorias, bem como o primeiro lugar no prêmio da AMB. Ou seja, isso aumenta nossa responsabilidade de ajudar do TJ a se aproximar da sociedade”, enfatizou Euler.

Categorias
A edição deste ano do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, com 16 categorias, recebeu 205 trabalhos de 90 instituições da área. Cerca de 150 jornalistas de todo Brasil vieram a Aracaju para participar da premiação e também do X Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça. A equipe do Tribunal de Justiça de Rondônia não só participou do Congresso como também conquistou o primeiro lugar na categoria Vídeo Institucional, com o vídeo Deixe-se Adotar, que acabou ganhando a categoria voto popular.

incentivo
“A gente sempre participa e acha que o prêmio é um ótimo incentivo de reconhecimento do nosso trabalho. O momento também serve para trocarmos experiências com os colegas e conhecer projetos bem sucedidos”, disse Simone Noberto, do TJRO. Uma categoria especial do prêmio homenageou o jornalista sergipano Cláudio Nunes, do Portal Infonet. “Queremos agradecer muito seu trabalho em prol da Justiça”, elogiou a jornalista Rosângela Sanches, assessora de comunicação do TJSP e Presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.

Agenda
04 de agosto, segunda-feira. Hoje é o dia do padre.
O Brasil importa 20 por cento menos da Argentina e agrava a crise do país vizinho. Compras brasileiras de trigo caíram 50 por cento. A imprensa argentina afirma que PIB menor no Brasil é pior do que calote. Nova regra pode ampliar uso do FGTS na compra da casa própria. Prefeitura de São Paulo vai editar manual para orientar limpeza de grafite. A OMS – Organização Mundial de Saúde alerta para o avanço do ebola. No Brasil, o Ministério da Saúde recomendou maior rigor em portos e aeroportos na identificação de passageiros com eventuais sintomas suspeitos. Japão e Brasil fecham acordos bilaterais.

Curtas
ATAQUE CONTRA ESCOLA EM GAZA FOI ATO CRIMINOSO, DIZ LÍDER DA ONU. /// BAN KI-MOON EXIGIU RÁPIDA INVESTIGAÇÃO DO ATAQUE. /// FORTE TERREMOTO NO SUDOESTE DA CHINA MATA AO MENOS 367 PESSOAS. /// PSDB VAI ENTRAR COM REPRESENTAÇÃO CONTRA DILMA POR FRAUDE NA CPI. /// MELHORA MÉDICO AMERICANO CONTAMINADO PELO EBOLA. /// LULA DESTACA EMPREGO COMO MAIOR LEGADO DE DILMA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Vitória importante
O Confiança registrou seu primeiro triunfo no grupo 4 da série D, no último sábado, no Estádio Governador Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, diante da equipe local, que tem o mesmo nome. O Dragão conquistou importante vitória, pelo placar de 2 a zero, gols marcados por Kível, aos 16 minutos e Wallace, aos 42, ambos no primeiro tempo. Com esse resultado positivo, o Confiança assumiu a vice-liderança de seu grupo. Na liderança, está o Globo, do Rio Grande do Norte, equipe que será um dos próximos adversários dos comandados de Betinho. O triunfo do último sábado serviu para confirmar a probabilidade de classificação para a próxima fase. O time proletário recuperou-se bem do empate na estreia. Globo e Betim serão os próximos compromissos. Apenas 746 torcedores assistiram ao jogo Confiança 2 X 0 Vitória da Conquista.

Sucesso absoluto
Revestiu-se de expressivo êxito o Circuito CAIXA de Ginástica Artística realizado em nossa capital. Inclusive no aspecto presença de público. Principalmente ontem, domingo, oportunidade em que o Ginásio Constâncio Vieira recebeu um grande público. Bola branca para a CBG – Confederação Brasileira de Ginástica. Os maiores nomes da ginástica brasileira estiveram participando da competição.

Reunião
O São Paulo está tentando promover um encontro dos clubes brasileiros com o Bom Senso Futebol Clube. O objetivo é discutir o futebol nacional, assim como analisar as propostas do Bom Senso. Nessa primeira reunião, não haveria a presença da CBF.

Rede Globo
Já a Rede Globo, que é a detentora dos direitos de transmissão dos principais campeonatos do país, convocou os 20 clubes da série A do Brasileiro para uma reunião na próxima semana, a fim de discutir o futuro do futebol nacional. O primeiro encontro foi marcado para a próxima quinta-feira, 07.08, na sede da emissora, em São Paulo. Dentre os assuntos em pauta, a Globo quer tratar da capacidade de investimento dos clubes na formação de jogadores. Alguns presidentes de clubes estranharam este item da pauta, pois, para eles, o assunto não tange à emissora. A Globo também quer discutir processo de gestão dos clubes, equação financeira e oportunidades de novas receitas nos estádios.

PELO TWITTER

www.twitter.com/MarcosTBrito  "Um deus prudente oculta-nos com uma noite espessa o futuro e ri do mortal que leva suas inquietações mais longe do que deve." Horácio

www.twitter.com/clovis_silveira  Quando a bajulação não atinge seu objetivo,você.pode estar certo que não foi por falta de vaidade do bajulado,é incompetência do puxa -saco!

www.twitter.com/marcusfam  Nesse tempo eleitoral, os políticos são cheios de meus amigos pra lá, meus amigo pra cá. Quem quer ser meu amigo? $___$

www.twitter.com/AntonioSamarone  Eu continuo achando que foi um erro terem afastado @Eliane_Aquino da disputa para o Senado, ela está organizando bem a de @dilmabr

www.twitter.com/JorgeRibeiroSE  Não tenho visto @zedutra13 na campanha, tão importante no PT, será que trocou o titulo para o Rio?

www.twitter.com/palmeriodoria  O aecioporto toma a dianteira de Melhor Momento Saramandaia da Eleição 2014.

DO LEITOR

Programa Terra Serigy da TV Sergipe: Bela homenagem a Luiz Gonzaga
Do leitor: Antony Costa: “Que bela homenagem fez o programa Terra Seigy da TV Sergipe aos vinte e cinco anos de morte do  eterno Luiz Gonzaga.  O Rei do Baião foi lembrado pelo editor de imagens Dida Araújo com um texto primoroso, recheado de muita sensibilidade. Dida ratificou que ultrapassa o ofício de um editor de imagem, ele domina muito bem a palavra e vive intensamente aquilo que faz. Parabéns Dida Araújo, pelo seu caráter, pela sua sensibilidade, pela postura firme e por ser um  profundo conhecedor desse brinquedo mágico que geralmente muda  a personalidade de muitos mas, que, graças à Deus,  não mudou a sua,  você é o orgulho da televisão sergipana. Lembro de uma frase exposta por Mozart Santos, ex-superintendente da TV Sergipe, no facebook, que dizia assim: “Dida Araújo é o exemplo de profissional que cresceu sem vender a alma". Para melhorar ainda mais eu soube que  o cinqüentão Dida Araújo,  fez o Enem, passou em primeiro lugar e cursa o terceiro período de  Cinema e audiovisual na UFS onde é admirado por muitos. Que maravilha. É por tudo isso que a televisão sergipana deve muito à você. Parabéns!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“Não tema o futuro, não lamente o passado.”

“Quem não ama o seu semelhante vive uma vida estéril e prepara um túmulo triste para a sua velhice.”

Percy Bysshe Shelley, poeta ingles, nasceu em 04 de Agosto de 1792 e morreu em 1822.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais