Transparência. Vergonha! SE e AJU entre os piores

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Mais uma vergonha para Sergipe. Desta vez na segunda edição do Escala Brasil Transparente – EBT, realizado pela Controladoria Geral da União – CGU. Dos 26 estados e o Distrito Federal, Sergipe está entre os piores, à frente apenas do Amazonas e Amapá. Sergipe obteve a nota, 2,08.

E entre as capitais Aracaju é a penúltima, só ganha para Porto Velho. Aracaju recebeu a nota 2,22. Dos 75 municípios, Propriá

 é o melhor entre os piores com a nota 3,33, seguido de Estância, com 2,50 e Aracaju.

Das 27 unidades, sete (BA, GO, MA, MG e SP) receberam nota máxima, Outros nove tiveram nota acima de 8 e quatro receberam notas entre  5 e 7,99. E Sergipe ficou entre os sete estados que tiverem nota abaixo de 5, com apenas 2,08.

Projeto engavetado desde 2012 – Com que cara ficam as lideranças que falam do governador Marcelo Déda a todo momento. Por exemplo, como explicar que desde 2012, Déda enviou para a ALESE, o projeto de lei estadual sobre a transparência em Sergipe e a proposta está há mais de três anos sem aprovação, por falta de interesse do Governo e dos demais poderes. Isto mesmo, os outros poderes não querem porque a lei  abrange todos, inclusive TCE e MPE.

Tal posição de Sergipe é vergonhosa e demonstra o engate da marcha a ré, para sepultar o governo republicano e transparente sonhado por Marcelo Déda.

CGE/SE vai recorrer ao CGU da escala dada a Sergipe
O blog foi informado que a CGE/SE vai protocolar recurso na CGU para que seja reexaminada a escala. Segundo a equipe técnica da CGE/SE, parece que houve inconsistências de internet, no momento em que a CGU fez a pesquisa, para a publicação, conforme pesquisa realizada.De acordo com a Diretoria de Gestão Estratégica da CGE/SE, as alegações da CGU para avaliar o GOV/SE como 26° lugar não teria fundamento nas consultas ao site da LAI – Sergipe.

Instrumentos
A CGE imforma também que apesar do exercício do direito de recurso, a Controladoria vai adotar, de imediato, as providências junto à Secom e Sefaz, para ampliar ainda mais os instrumentos  e mecanismos de acesso à informação no Estado de Sergipe.

Subvenções: TRE faz à sua parte, mas a pizza já está no forno
Por contas das brechas na legislação eleitoral brasileira, dificilmente algum dos deputados que for cassado no processo das subvenções terá seus mandatos cassados. Um bom exemplo é o deputado Augusto Bezerra que teve o mandato cassado ontem, 20. Os advogados entrarão com embargos infringentes no próprio TRE/SE e quando perderem entrarão com um recurso especial no TSE. Com isso não depende de liminar para continuar no cargo. E só Deus, ou melhor, um semi-Deus de um ministro, saberá quando processo será julgado.

Para quem pensa que Sergipe é uma ilha nos problemas financeiros
Manchete do jornal do Dia, da última quinta-feira, 16:  Estado Falido. Pezão Não paga fornecedores. Rioprevidência tem rombo de R$ 2 bilhões. 13º de Servidores não está garantido.

Andre Moura perde mais um recurso no STJ
No último dia 19 o Superior Tribunal de Justiça, através da segunda turma, não reconheceu o recurso impetrado pelo deputado federal André Moura (petição número 451153/2015), de agravo regimental, no processo que responde por improbidade administrativa. Ele pretendia que fosse anulado o procedimento.

Morre ex-prefeito São Cristovão, Paulo da Farmácia. Enterro neste sábado as 9h. no Colina da Saudade.
Morreu ontem e será enterrado hoje, 21 de novembro, o ex – prefeito (1971 /1972) de São Cristóvão,  Paulo Correia dos Santos, conhecido como Paulo da Farmácia.  Ele era funcionário aposentado do IBGE. O corpo está sendo velado no Cemitério Colina da Saudade e o enterro será neste sábado às 9h no mesmo local. Desde já a família agradece. Seu Paulo era tio paterno de também ex -prefeito Zezinho da Everest e do professor Wanderlê Correia.

Paulo da Farmácia deixou um legado
Testemunho de Marcos Santana: “Devemos, neste momento, render homenagens a este homem que fez muito por São Cristóvão. Como Prefeito entre 1971 e 1972 deixou a marca de um visionário. Ruas pavimentadas, praças urbanizadas, o Cristo Redentor sendo reformatado pela primeira como atração turística e a honradez como marca principal de uma administração de apenas dois anos.Com ele nasceu em 1972 o Festival de Arte de São Cristóvão.É hora de lembrar de Paulo da Farmácia como exemplo de homem e administrador a ser seguido.Paulo Correia dos Santos escreveu seu nome na história de São Cristóvão e nossa cidade fica hoje um pouco mais pobre.Obrigado Paulo da Farmácia por tudo que o senhor fez por esta querida São Cristóvão.”

Cobrança salários em Lagarto
O blog recebeu e-mails de servidores da Prefeitura de Lagarto, informado que até a última sexta-feira, 20, ainda não tinha recebido os salários.

Conferência Municipal do PCdoB
E o Diretório Municipal do PCdoB em Aracaju realiza neste sábado, a partir das 14h, no auditório do Sindicato dos Bancários a conferência municipal para debater ideias e propostas para as eleições 2016, como também a pré-candidatura do ex-prefeito Edvaldo Nogueira.

Novos aparelhos de radioterapia e ambulâncias do Samu
O governador Jackson Barreto comemorou ontem a assinatura da ordem de serviço para a construção do bunker no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), no qual será instalado o novo acelerador linear, ou seja, equipamento de radioterapia. A assinatura foi com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro, que entregou também tooi ambulâncias para o Samu. Somadas aos seis veículos já entregues este ano, as novas unidades de saúde vão promover a substituição da frota.

Valores
A construção do novo espaço de radioterapia integra o Plano de Expansão no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde. Estão sendo investidos R$ 2.129.997,03, recursos do Governo Federal, na obra que irá iniciar no dia 10 de dezembro. A previsão de entrega do bunker, com o equipamento instalado, é setembro de 2016.

Obra valiosa
“Nenhuma obra seria tão valiosa para nosso povo como essa, que vai colocar novo equipamento no estado. Isso mostra nosso compromisso com a saúde pública. Sei que temos falhas, que a saúde é fragilizada, mas estamos trabalhando. Vamos facilitar a vida das pessoas que precisam da assistência do Huse, e agradeço a Deus por ver essa realidade e poder contribuir e ajudar meu estado e minha gente a ter dignidade e melhores condições de tratamento”, declarou, Jackson Barreto.

Pedalaço hoje no conjunto Augusto Franco
Com o objetivo de alertar a Secretaria Municipal de Transportes Terrestres (SMTT) para a necessidade da construção de uma ciclovia na Avenida Heráclito Rollemberg, os grupos de pedal "Amigos da Bike" e "Pedal do AF", realizam neste sábado, 21/11, o Primeiro Pedalaço por mais ciclovias. O movimento sairá às 8h, da Praça da Juventude no Conjunto Augusto Franco.

Propriá:Zezinho Sobral recebe Título de Cidadão
Durante sessão solene na Câmara de Vereadores de Propriá, nesta última quinta-feira, 19, o Secretário de Estado de Saúde, José Macêdo Sobral (Zezinho Sobral), foi homenageado com o Título de Cidadão Propriaense. A comenda, resultado de um Decreto Legislativo de autoria do vereador Luã Vieira e aprovado por unanimidade na Casa, foi concedida em virtude dos relevantes serviços prestados pelo secretário no município.

Enfim, vereador de Poço Verde acusado de vender explosivos é preso
Infonet: O vereador de Poço Verde Ricardo Henrique Nogueira de Oliveira (PSC), o Galego, acusado de vender explosivos a marginais para estourar cashs bancários, deverá chegar ao Estado de Sergipe nos próximos dias. Preso na cidade de Santo André, em São Paulo, o parlamentar estava afastado da Câmara Municipal desde julho de, tendo apresentado atestados médicos visando justificar a ausência. Na cidade, a prisão é o principal assunto entre os moradores.

Transferência
A transferência de Santo André conta com apoio da Polícia Civil de Sergipe por meio de uma equipe do Complexo de Operações Especiais (COPE). O coordenador, delegado Jonathan Evangelista já está em São Paulo juntamente com quatro agentes de polícia, aguardando a decisão judicial para que a transferência seja feita.A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe acredita que "o parlamentar deve chegar ao estado no mais tardar até a próxima segunda-feira, 23, quando passará por exames de Corpo de Delito no Instituto Médico Legal (IML) para em seguida ser encaminhado ao reformatório penal".

Agiliza Sergipe:Jucese e Adema tratam sobre entrada do órgão ambiental

Nos últimos meses, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) iniciou uma série de ações com o objetivo de integrar no sistema Agiliza Sergipe os órgãos envolvidos na abertura de empresas. Na quinta-feira, 19, foi a vez de começar as tratativas com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) – órgão responsável pelo licenciamento ambiental para instalação de empreendimentos.

Benefícios
Na sede da Adema, o presidente da Jucese, George Trindade, se reuniu com o presidente do órgão ambiental, Almeida Lima, a fim de explicar as funcionalidades, os benefícios do sistema interligado à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Desburocratização
Na ocasião, Almeida Lima ficou muito entusiasmado com o sistema Agiliza Sergipe, que tem como principal proposta, missão, desburocratizar todos os trâmites legais para constituir uma empresa. Ao final da reunião, os gestores da Jucese e da Adema marcaram um novo encontro na próxima segunda-feira, 23, com o intuito de iniciar as tratativas técnicas para implantação do sistema no órgão ambiental.

Palestra com o endocrinologista Raimundo Sotero
Levar informação como a principal ferramenta na mudança de hábitos de vida, além de trabalhar o conceito de que o diabético não é um doente. Essa foi a temática abordada durante a palestra proferida pelo médico endocrinologista Raimundo Sotero – presidente da Associação Sergipana de Proteção ao Diabético e Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetess-Regional/SE -, na manhã desta quinta-feira, 19, durante a programação da I Semana Multiprofissional de Diabetes, promovida pelo Ipesaúde, por intermédio do Centro de Promoção à Saúde Luciano Barreto Júnior.

Referência
A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira, que destacou a importância do aspecto preventivo na abordagem de qualquer doença e, sobretudo, numa enfermidade com as características do diabete.“Como cirurgião vascular, sei da importância do bom controle e tratamento do diabetes e, como gestor, fico orgulhoso em contribuir para um programa que é referência no tratamento dos diabéticos, do qual o doutor Sotero pode ser considerado o 'pai'. Nesse sentido, continuaremos fazendo o possível para que esse programa continue dando resultados”, destacou o presidente, referindo-se ao Programa de Educação e Promoção à Saúde do Beneficiário (Pepasb), do qual o programa do diabetes é integrante.

Incorporação de Hábitos
Raimundo Sotero também fez questão de agradecer pelo apoio oferecido na atual gestão do Ipesaúde para as metas do programa de prevenção. “Nós tivemos presidentes que se engajaram nos objetivos desse programa, mas nenhum nos deu o apoio e incentivo que estamos tendo do doutor Christian. Ele realmente vestiu a camisa do programa do diabético, entendendo a importância que isso tem para a qualidade de vida do usuário”, destacou o palestrante.

Caracteristicas
Na sequência, ele abordou as principais características que diferenciam os tipos do diabetes, a necessidade de adesão ao tratamento e a incorporação de alguns hábitos alimentares e de vida, a exemplo da atividade física, que são os principais parceiros no tratamento. “O diabético não é um doente. Quando adotadas as medidas de controle, o diabético pode ter uma vida absolutamente normal e usufruindo daquilo que gosta. As pessoas não precisam ter medo do tratamento, pois hoje tudo é mais fácil no aspecto do controle e prevenção”, ilustrou o médico.

Exemplos
Ele citou exemplos de atletas e artistas que convivem com o diabetes e mantém um ritmo de vida normal, mesmo sendo submetidos à uma rotina altamente estressante. “Temos exemplos como Ana Carolina, Sérgio Reis, Dado Villa Lobos, dentre outros famosos que convivem há anos com o diabetes, sem terem maiores complicações. Além destes atletas de ponta como o nadador Fernando Scherer, o 'Xuxa', e o multicampeão olímpico norte-americano, Gary Hall Junior, também são diabéticos e vivem a disciplina de atletas”, citou o doutor Sotero.

Atletas do Longboard treinam para competição em Canindé
A pista de acesso a serra que leva até a Nova Orla Canindé tem três quilômetros e quatrocentos de descida íngreme. E é neste

 local que acontece neste final de semana o Final do Campeonato de Longboard na cidade de Canindé de São Francisco em Sergipe.

Manobras
A promessa é de muitas manobras radicais em alta velocidade. A modalidade vem do Skate e estes praticantes preferiram buscar o ápice da adrenalina. Eles chegam a alcanças, na descida da serra, mais de 120 quilômetros por hora. Entre estes há o atleta da Bahia, Gabiel Pietro. Ele vai tentar bater o recorde mundial plantando bananeira. Hoje é de 800 metros e segundo ele, quer chegar a 1 quilômetros de cabeça para baixo no skate em alta velocidade.

Atletas
Hoje, 20, vários atletas já chegaram a cidade, entre estes, oito são do sexo feminino que também vão competir, e o garoto João Gutemberg de 09 anos, que já mostra a sua arte encima do skate na categoria longboard. A competição começa amanhã às 08h da manhã.

DO LEITOR

Gesto de Agradecimento e Reconhecimento. 
Por: Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios: “O trânsito em Aracaju está a cada mais difícil, assim como na maioria das grandes cidades do país. Portanto, dirigir requer muita atenção e conhecimento das normas de trânsito. Hoje, 20/11, ao deslocar-me de casa para o trabalho, em via preferencial e baixa velocidade, fui surpreendido com uma pequena colisão lateral por um condutor em plena contramão. Próximo ao local da batida (lado do hiper – G. Barbosa da Francisco Porto), encontrava-se uma viatura da Polícia Militar com dois PM’s e, por coincidência, outro veiculo da corporação passava próximo com mais quatro militares. Mas, caro Cláudio Nunes e leitores, o objetivo deste resumido texto é fazer um singelo reconhecimento e agradecer aos seis PM’s pela atenção dispensada aos condutores e, ainda mais, pelas providências para a desobstrução da via pública, com a identificação documental dos motoristas, demarcação das posições e liberação dos automóveis dos locais da colisão, para em seguida acionar o Juizado de Acidentes de Trânsito. Portanto, agradeço e parabenizo aos PM’s, soldado L. Santos,  cabo José Jesus (em veículo fixo) e aos quatro demais (veículo de passagem -não identifiquei os nomes), bem como a Justiça Volante, na pessoa da Bela. Isabela M. F. Sobral, que de forma ágil e eficiente exerceu um excelente trabalho.”

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"A vida é curta demais para ser pequena."Benjamin Disraeli.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais