Aracaju e mais 14 capitais não têm Plano de Mudanças Climáticas

A capital sergipana está entre as outras 15 capitais brasileiras não têm Plano de Mudanças Climáticas (Foto: Redes Sociais)

Um levantamento realizado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que coordena o Núcleo Vitória da rede internacional de pesquisa do Observatório das Metrópoles, aponta que Aracaju está entre as 15 capitais brasileiras que não possuem um Plano de Mudanças Climáticas. O estudo foi realizado em maio deste ano.

Além de Aracaju (SE), não contam com o Plano de Mudanças Climáticas,  Belém (PA), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Maceió (AL), Macapá (AP), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), São Luiz (MA) e Vitória (ES). A capital capixaba é a única da Região Sudeste que ainda não está com o Plano em funcionamento.

“Os eventos extremos no Rio Grande do Sul demonstram a necessidade de os municípios brasileiros de se prepararem adequadamente para o enfrentamento e prevenção das catástrofes climáticas, por meio de estratégias de respostas, mitigação e adaptação. O Plano de Mudanças Climáticas é uma das principais ferramentas que possibilita congregar tais estratégicas”, explica o diretor geral do IJSN, Pablo Lira.

Possuem plano

As 11 capitais brasileiras que têm o Plano são: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Terezina (PI).

Manaus, Belém, Vitória e Porto Alegre estão com o plano em processo de elaboração.

Por Cleiton Alberto e Aisla Vasconcelos
com informações do IJSN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais