Papa Francisco: não foi o fim da vida, mas o começo da eternidade II

                Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continuando a reflexão sobre o Santo Papa Francisco e a consciência dele na passagem para a vida eterna, a imprensa nacional divulgou ontem que ele escreveu no prefácio de um livro sobre a morte e um novo começo de autoria do cardeal italiano Angelo Scola:

“A morte não é o fim de tudo, mas o começo de algo. É um novo começo… porque a vida eterna, que aqueles que amam já começam a experimentar na Terra, é o começo de algo que nunca terá fim… Por essa razão, isso (a morte) é um ‘novo’ começo, porque viveremos algo que nunca vivemos plenamente antes: a eternidade”

Está claro que o Santo Papa Francisco tinha uma visão firme e nítida em torno da imortalidade. E seu exemplo de vida e seus ensinamentos caminharam para a harmonia e a libertação do corpo após a morte.

O Santo Papa Francisco deixou um legado de desapego e amor ao próximo, principalmente no mundo onde o consumismo exacerbado a soberba, a ganância e a vaidade estão em primeiro lugar para muitos. A ganância interminável faz com que alguns vivam a realidade virtual preocupados apenas com o que os outros acham, escondendo muitas vezes as frustrações frutos do comportamento deles próprios.

Francisco sempre falou sobre a morte e a vida, para mostrar que ela (a morte) chega para todos. Alguns continuam fazendo “ouvido de mercador” colocando a soberba, a ganância e a vaidade acima da solidariedade, da compaixão e do sentimento de fraternidade.

Obrigado Franciscus pelos seus ensinamentos!

 

Adailton Souza, ex-prefeito de Itabaiana pré-candidato ao Senado. Uma grata surpresa que já provou competência à frente da Prefeitura E o jornalista Habacuque Vilacorte fez uma entrevista com o ex-prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, hoje no PL, que confirmou que é pré-candidato ao Senado. Na entrevista Adailton também defendeu a candidatura de Valmir de Francisquinho ao governo do Estado. “O Senado de Valmir” slogan já criado pela equipe para Adailton mostra não só a fidelidade do ex-prefeito ao grupo, mas também a vontade de ajudar os sergipanos desta vez no Senado Federal. Com certeza, o senador de Valmir merece entrar nesta disputa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção Emurb ou quem deve fiscalizar na PMA! Tudo bem, a Pisolar é genuinamente sergipana, mas precisa invadir uma calçada construindo uma espécie de “guarda sacola” na Avenida Edelzio Vieira de Melo? A loja fica na esquina das avenidas Zaqueu Brandão e Edelzio Vieira de Melo, Bairro São José.

 

 

 

 

 

 

 

SMTT AJU! Nova gestão tem que retornar com os agentes de trânsito no horário de pico no retorno da Avenida Pedro Valadares antes da frente da Igreja Quadrangular. Fluxo de veículos intenso por conta de escolas na região. Os agentes ficavam no local para ajudar na fluidez do trânsito.

 Fábio Mitidieri volta a confirmar apoio à pré-candidatura de André Moura ao Senado Durante entrevista ao Jornal da Fan ontem, 23, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, voltou a confirmar o apoio à pré-candidatura do ex-deputado federal André Moura ao Senado nas eleições de 2026. A fala veio acompanhada de um relato sobre o processo de reaproximação entre os dois, que já estiveram em lados opostos da política sergipana.

Relação Mitidieri destacou que, ao contrário do que se especulava, nunca houve uma ruptura entre eles. “Nunca tive problema com André. Sempre tivemos uma relação muito boa e tranquila. A única exceção que eu abria quando discutia a chapa majoritária era dizer que o meu senador era o André Moura — e isso eu disse em 500 entrevistas”, afirmou o governador.

Superação Segundo Mitidieri, o encontro político começou de forma casual, em um voo. Ali surgiu o convite para uma reunião. “Em diversos municípios tínhamos as mesmas lideranças políticas que torciam para que caminhássemos juntos, com base nisso, conversamos, ele foi lá em casa, dissemos um ao outro as mágoas que existiam, especialmente sobre Japaratuba e Carmópolis, e superamos. A gente sentou numa mesa e resolveu. Foi assim que passamos a caminhar juntos.”

Candidatura legítima O governador também mencionou a superação dos entraves jurídicos enfrentados por Moura. “Ele venceu todos os seus problemas, hoje está inocentado, tudo resolvido e apto a ser candidato. A candidatura dele é legítima e conta com meu apoio. É um projeto por Sergipe, pensando em seu desenvolvimento”, afirmou, sendo taxativo.

Jogos da Primavera O Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado da Educação (Seed) e do Esporte e Lazer (Seel), realiza nesta quinta-feira, 24, a abertura da 41ª edição dos Jogos da Primavera. A solenidade será às 16h, na Arena Batistão, em Aracaju, e reúne alunos da rede pública e particular de todas as regiões, em uma celebração de talento, espírito competitivo e integração escolar. A edição de 2025 promete ser histórica, com formato inédito e 28 modalidades. Os Jogos da Primavera reafirmam sua importância no calendário desportivo do estado, e a previsão é superar a marca de 2024, quando participaram mais de 12 mil estudantes de mais de 400 escolas das redes municipais, estadual, federal e particular, dos 75 municípios sergipanos.

Publicado Foi publicado no Diário Oficial do Estado, o resultado final da prova discursiva e o Edital de Convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar de Sergipe (PMSE). A consulta ao Cartão de Confirmação do TAF, contendo local, data e horário de realização do exame, será disponibilizada a partir das 19h desta quinta-feira, 24. Conduzido pelo Governo do Estado, o concurso visa ao provimento de 300 vagas para o cargo de soldado combatente, 30 vagas para oficial combatente e cinco vagas para a área da saúde.

Cristiano Cavalcante solicita pavimentação asfáltica de rodovia que liga Capela e Aquidabã O deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB), líder do governo na Assembleia Legislativa, protocolou a Indicação nº 92/2025, solicitando ao Governo do Estado a pavimentação asfáltica da SE-160, no trecho que liga os municípios de Capela e Aquidabã.

 Menos 20  quilômetros “Com a viabilidade da obra, a distância entre os municípios será reduzida em mais de vinte quilômetros, beneficiando diretamente a população, garantindo comodidade, agilidade e qualidade de vida para quem precisa seguir de um município a outro, além de facilitar o escoamento da produção agrícola”, explicou o parlamentar.

Produção na região Cristiano explica que a região entre Capela e Aquidabã possui uma grande variedade de culturas agrícolas, com destaque, principalmente, para a pecuária, incluindo leite e gado de corte, abacaxi, milho, mandioca e cana-de-açúcar.  “Muitos produtores dessa região comercializam seus produtos em Capela e Aquidabã. Além disso, a distância para cidades como Nossa Senhora das Dores e Itabaiana será reduzida, garantindo agilidade e permitindo o escoamento eficiente da produção, principalmente, de abacaxi, de gado de corte e leite, além de produtos como milho, mandioca e cana-de-açúcar”, concluiu o deputado.

Mão Amiga Cana-de-Açúcar O prazo para inscrições no programa Mão Amiga Cana-de-Açúcar 2025 foi prorrogado até o próximo domingo, 28 de abril. A iniciativa do Governo de Sergipe, executada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), garante apoio financeiro a trabalhadores rurais durante a entressafra da cana-de-açúcar, promovendo segurança alimentar e fortalecimento da economia rural. As inscrições seguem sendo realizadas de forma on-line, por meio da plataforma do programa: maoamiga.assistenciasocial.se.gov.br.

*Mão Amiga Cana-de-Açúcar II “O Mão Amiga assegura o suporte financeiro necessário para o pequeno agricultor que depende da cana-de-açúcar como principal fonte de renda. A iniciativa garante mais estabilidade para essas famílias e impulsiona a economia rural sergipana, especialmente durante o período da entressafra”, afirmou a secretária da Seasic e primeira-dama, Érica Mitidieri.

 
fotos: Michel de Oliveira e Day Dantas

 

 

 

 

 

 

 

 

SINDISCOSE recorre ao MPT/SE após CAASE ignorar propostas de negociação O Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins do Estado de Sergipe (SINDISCOSE) formalizou ontem, 23/04/2025, um pedido de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT/SE), após a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAA/SE) se recusar a responder a todas as tentativas de diálogo para a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025. O protocolo foi registrado sob o número 20.02.2000.0000211/2025-08.

Pleito do Sindicato: Igualdade de Direitos O SINDISCOSE reivindica que os servidores da CAA/SE tenham as mesmas condições e benefícios já garantidos aos servidores da OAB/SE, uma vez que ambas as instituições estão vinculadas à mesma categoria profissional. Entre as principais diferenças estão:Auxílio-alimentação: Servidores da CAASE recebem praticamente apenas metade do valor que os funcionários da OAB/SE; Outros benefícios, como auxílio-creche e benefícios sociais também são desiguais.Tentativas Esgotadas de Diálogo – Desde fevereiro de 2025, o SINDISCOSE enviou três oficiais à diretoria da CAA/SE, todos sem resposta. Além disso, tentativas de contato via WhatsApp com a presidente Glória Roberta Moura Menezes Herzfeld e o diretor tesoureiro Alceu Castro Ivo também não obtiveram retorno.

Mediação do MPT/SE: Último Recurso Diante da negativa em negociar, o SINDISCOSE recorreu ao MPT/SE para que seja realizada uma audiência de mediação, visando assegurar que os servidores da CAA/SE tenham seus direitos equiparados aos da OAB/SE.“Não nos restou alternativa a não ser buscar a intervenção do Ministério Público do Trabalho. A CAA/SE não pode continuar tratando seus servidores de forma desigual, com salários e benefícios inferiores aos da OAB/SE, sendo que ambos pertencem ao mesmo sistema profissional”, afirmou Igor Fernando Acioly Silva Baima, diretor-presidente do SINDISCOSE. Toda matéria aqui.

Bazayó 2025 será realizado no  Museu da Gente Sergipana no dia 10 de maio  A quarta edição do Bazayo, evento colaborativo que promove a economia criativa e o empreendedorismo, será realizado, pelo segundo ano consecutivo, no Museu da Gente Sergipana, no dia 10 de maio, a partir das 14 horas.

Programação cultural diversa Além do bazar com produtos autorais e artesanais, a edição deste ano será marcada por uma programação cultural diversa, que une tradição e expressão contemporânea. O público poderá desfrutar de apresentações artísticas, oficinas e momentos de celebração da cultura afro-brasileira. O evento reafirma seu compromisso com o fortalecimento da economia criativa, valorizando empreendedores locais e saberes ancestrais.

Programação A programação terá início às 14h30 com a DJ Lora Pauferro, seguida pela apresentação de Pardal MC, às 15h. Em seguida, o público poderá participar de duas oficinas: Dança de Salão, às 15h30, e Dança Afro, às 16h15. Encerrando o dia, o grupo Samba de Meia Hora se apresenta a partir das 17h.

Comunidade tradicional O Bazayó é realizado com o intuito de arrecadar fundos para a Associação Cultural Ilê Axé Alarokê Babá Ajagunã, que é a face pública da comunidade tradicional de matriz africana de mesmo nome, localizada no município de São Cristóvão (SE), há 12 anos. O Alarokê é liderado pelo babalorixá Juracy Junior. O evento tem apoio do Instituto Banese, Prefeitura de São Cristóvão, Speed Produções e Jump Party. O Bazayó é gratuito e aberto a toda a comunidade, sendo um convite para quem deseja apoiar iniciativas culturais, consumir de forma consciente e viver uma experiência rica em ancestralidade, arte e afeto.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pacientes renais crônicos, mais uma vez, voltam a conviver com a falta de medicamento de uso contínuo para seus tratamento no CASE e pedem providências ao Governo de Sergipe e a Secretaria de Estado da Saúde. Em 77 dias é a quarta falta de medicação, o que é inadmissível

Matéria do Blog Espaço Militar:

Mais uma vez o  blog Espaço Militar foi procurado por um paciente renal crônico, que fez questão de se identificar, Marcos da Silva Barroso, denunciando que ele e outros pacientes reais crônicos estão tendo que conviver com a falta do medicamento SACARATO DE HIDROCIDO FERRICO 100 MG INJETÁVEL, POR FRASCO DE 5 ML, prejudicando o tratamento que fazem de hemodiálise, pois necessitam da medicação para auxiliar no combate à anemia provocada pelo tratamento.

Em 29 de janeiro deste ano, o medicamento estava em falta, chegando após a denúncia. Posteriormente, em 24 de fevereiro do ano em curso, voltou a falta.

No dia 28 de março do corrente ano, novamente o medicamento volta a faltar no CASE, deixando os pacientes de hemodiálise desassistidos, tanto que pacientes tentaram retirar suas medicações, chegando após a denúncia feita.

Agora, no dia 14 de abril, o paciente Marcos da Silva Barroso, que é morador da cidade de Nossa Senhora das Dores, comprou sua passagem para deslocar de sua cidade até Aracaju, visando buscar a medicação a que tem direito perante o CASE, porém ao chegar, tomou ciência da falta da medicação, mais uma vez, sendo informado pela atendente de que entrariam em contato assim que a medicação chegasse, o que não ocorreu até a presente data, deixando o denunciante e outros pacientes desassistidos mais uma vez.

EM 77 DIAS, É A QUARTA VEZ QUE O MEDICAMENTO FALTA, MOSTRANDO DESCASO PARA COM OS PACIENTES RENAIS CRÔNICOS.

É a triste situação da saúde pública, onde o cidadão não tem direito a uma saúde digna, além do que o próprio órgão público deveria ter se antecipado, providenciando com antecedência o reabastecimento da medicação, antes da sua falta.

Com a palavra, mais uma vez, a Secretaria de Estado da Saúde e o Governo de Sergipe, que se quiser se manifestar é só encaminha e-mail para: espacomilitar@hotmail.com

ATÉ QUANDO OS PACIENTES RENAIS CRÔNICOS VÃO CONVIVER COM ESTA FALTA DE MECICAÇÃO? ATÉ PORQUE ESTÃO LIDANDO COM A VIDA DAS PESSOAS!

O blog Espaço Militar tem gravação feita com o paciente que denunciou a falta da medicação para servir de prova e espera que o Ministério Público tome providências acerca o fato que está sendo corriqueiro, colocando a vida dos pacientes em risco.

 PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

Frase do Dia

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” Salmos 23:4.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais