
Como parte das ações em celebração ao Dia Internacional da Mãe Terra, o Shopping Jardins em Aracaju está recebendo, a partir da quinta-feira, dia 24 de abril, a exposição do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho (PVPBM) que é realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) com o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Além disso, no dia 24, às 15h, na FMA Store do Shopping, será realizada uma celebração alusiva ao aniversário do peixe-boi-marinho mais querido de Sergipe, “Astro”, que, neste dia, completará 34 anos de vida.
A exposição conta com itens que remetem à vida do peixe-boi-marinho e uma escultura interativa que coleta resíduos plásticos recicláveis. Em uma promoção do Shopping Jardins junto com a FMA, ao contribuir com 10 garrafas PET, o participante irá receber um brinde exclusivo. Com as iniciativas, o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho reafirma o seu compromisso constante de sensibilizar e alertar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos, evidenciando os impactos gerados ao ecossistema costeiro marinho.
Escultura Interativa: Um alerta sobre a Poluição Marinha
Ao lado da FMA Store, os visitantes poderão conferir a escultura de um peixe-boi-marinho de 4 metros, produzida com materiais recicláveis. A peça destaca os impactos do descarte irregular de resíduos nos oceanos e convida o público a participar ativamente da conservação ambiental. Contribuindo com 10 garrafas PET, que serão utilizadas para preencher a estrutura da escultura, os participantes receberão um canudo de metal exclusivo da FMA Store. O brinde é limitado a 1 unidade por CPF e é necessário que o participante tenha feito o download do aplicativo do shopping.
Aniversariante “Astro”: um marco na conservação da espécie
Resgatado em 1991 na Praia Fontainha, Aracati (CE), ainda recém-nascido, Astro foi o primeiro peixe-boi-marinho reintroduzido na natureza após reabilitação. Sua trajetória, marcada por 29 atropelamentos por embarcações (incluindo o último, em 27 de dezembro de 2024), simboliza os desafios da conservação marinha. Em outubro de 1998, fixou-se no litoral de Sergipe, onde a espécie era considerada extinta, tornando-se um marco para a conservação da espécie. Atualmente Astro é monitorado pelo Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho.
*Com informações da FMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B