Moradores reclamam de assaltos constantes

Alguns moradores ficam com medo de mostrar o rosto, boletins de ocorrência atestam os assaltos (Fotos: Portal Infonet)
Insegurança e medo, essas sensações afligem há mais de um mês, os moradores do conjunto Beira Mar I, localizado na zona de expansão da cidade. Eles reclamam dos constantes assaltos que vem acontecendo nas casas ao redor da Praça Dom José Brandão de Castro. Para piorar, nesta semana um vigilante foi morto no bairro Aeroporto. Em apenas uma hora que a reportagem do Portal Infonet passou no local, cinco moradores deram depoimentos sobre assaltos, arrombamentos e furtos que aconteceram no último mês.

A Praça possui um posto da polícia comunitária (PAC) desativado que atualmente serve de depósito para os trabalhadores que realizam manutenção no jardim do local. Os moradores contam que o (PAC) só funcionou durante três anos, mas depois foi desativado. Além disso, ao lado da sede da associação dos moradores, existem bancos que segundo as pessoas que vivem no conjunto é conhecido como local de uso de drogas.

Proprietários estão vendendo as casas para fugir dos assaltos
O autônomo Mário Luis Guimarães Barreto, que mora a seis anos no conjunto Beira Mar I disse que há 20 dias, dois homens encapuzados entraram na garagem de sua casa, enquanto ele conversava com clientes.

“Eu estava na garagem com dois clientes meus, quando os homens armados entraram e anunciaram o assalto. Meu maior medo foi pelas minhas filhas pequenas que brincavam na sala. Eu disse para eles levarem tudo da garagem, mas que não entrassem em casa. Roubaram celular, minha carteira com mais de R$ 100, além de um relógio e mais R$ 200 de outro rapaz do conjunto que estava aqui”, fala.

Receosa, a estudante N.B. que se mudou para o conjunto há pouco mais de um mês, teve a casa invadida duas vezes na mesma semana. “Há uns 15 dias, era uma quarta-feira, estávamos dormindo quando entraram em minha casa e levaram notebook e uma bicicleta. Na mesma semana,

Carro estacionado da polícia está a serviço de um morador que é da corporação
quando eu estava em um aniversário fora com meu marido e filhos, arrombaram o portão, mas meu sogro que é vizinho percebeu a movimentação e gritou, em seguida os dois assaltantes saíram correndo”, relata.

Com um prejuízo grande, o morador C. A. P., informou que no dia 10 de outubro, levaram duas televisões LED e LCD, um bisturi dermatológico, notebooks em um espaço de poucos mais de três horas enquanto a casa estava sem ninguém. “Os bandidos aproveitaram que eu estava em uma festa noite com minha família e levaram diversos equipamentos eletrônicos. Aqui não dá mais para sair de casa à noite que os marginais roubam tudo”, desabafa.

A presidente da associação dos moradores do conjunto Beira Mar I, Maria Isabel, revelou que em uma reunião recente com o secretário de Segurança João Eloy, foi informado que a Polícia Militar não possui policiamento fixo para o local.

PAC do local está desativado e serve como depósito para material de limpeza
“Na reunião com o secretário João Eloy, ele nos disse que a polícia não tinha efetivo suficiente para montar um posto aqui, mas que iria solicitar o reforço na ronda. O problema é que os policiais passam apenas uma vez por noite aqui e rapidamente. Já a Polícia Militar quis saber da possibilidade de transferir o 2º batalhão que atualmente funciona no Augusto Franco para sede da associação dos moradores, mas nós não ceder esse espaço que é utilizado para o lazer das pessoas”, afirma.

O responsável pelo policiamento da capital, Coronel Enílson Aragão, confirmou que não existe efetivo suficiente para aumentar a segurança no local com um posto comunitário. “Nós não temos um efetivo para aumentar, o que estamos fazendo é intensificar as rondas com a radiopatrulha. Não temos efetivo para ficar na localidade 24 horas, inclusive o secretário passou essa informação. As rondas são feitas pelas equipes da Radiopatrulha, Getam, Cpmc e 2ª companhia do 1º Batalhão”, conta.

Por Bruno Antunes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais