“Ser ético é melhor pra todos em tudo”. Grande Raymundo Luiz.

                                 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Foto Facebook

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESPECIAL

E faleceu ontem, 5, o jornalista, bancário, radialista, desportista Raymundo Luiz da Silva aos 95 anos (nasceu em 28 de Setembro de 1929). Raymundo foi gestor público, passando por comando da Secom do governo nas gestões de João Alves e entre outros cargos, foi diretor da Alese, ondem implantou a TV. Neste período foi companheiro de bancada no plenário da Alese, onde, com seus ensinamentos e conselhos, ajudou muitos jornalistas iniciantes.

Este jornalista teve a oportunidade e o prazer de visitá-lo algumas vezes na residência da Avenida Barão de Maruim. Raymundo teve como hobby por vários anos a criação de curiós, tudo legalizado através de associação, licenciado pelo Ibama e com certificado de origem.

Ontem, familiares trocaram a foto de Raymundo no WhatsApp colocando do quintal da casa onde ele passou quase toda vida e o quintal com a árvore frondosa onde recebia amigos e ouvia os cantos dos curiós que criou por muito tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O velório está sendo realizado na rua Itaporanga, nº 436, Centro de Aracaju e o sepultamento está marcado para às 11h, de hoje, no Cemitério Santa Izabel.

Ontem, no dia da morte dele, exatamente há um ano, o mestre Raymundo enviou uma mensagem pelos 18 anos do Blog que foi publicada. O texto de Raymundo Luiz que era leitor assíduo deste pequeno espaço:

 “Parabéns, velho companheiro e amigo de sempre. A vida é líquida, queiramos ou não. Ser ético é melhor pra todos em tudo. Falando Francamente. Grande abraço, campeão de uma geração de campeões.”

Raymundo registrou que conheceu o avô do titular deste espaço, José Nunes da Silva, no Ipes, conviveu com Célio Nunes (pai deste jornalista) no Jornal da Manhã e no antigo Condese e, com este jornalista na Assembleia Legislativa. “3 gerações que dá muito orgulho a Sergipe”. Eternos agradecimentos, amigo Falando Francamente, Raymundo Luiz.

 

Tributos de alguns colegas da imprensa ao jornalista Raymundo Luiz:

Nota de Pesar – Raimundo Luiz, por Jorge Araújo, jornalista e ex-deputado estadual

 É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento do grande amigo Raimundo Luiz. Uma figura marcante, que muito contribuiu para o desenvolvimento da sociedade sergipana.

Raimundo Luiz exerceu diversos cargos públicos, atuando com competência como Secretário de Estado, e teve uma trajetória admirável como desportista onde destacou-se como um grande comentarista esportivo, levando informação e paixão pelo esporte. Entre seus importantes legados, está a implantação da TV aperipê e da TV Alese, marcos relevantes na comunicação pública de Sergipe.

Neste momento de dor, deixo meus sinceros sentimentos à família, aos amigos e a todos que conviveram com Raimundo Luiz. Que sua memória seja sempre lembrada com respeito, gratidão e admiração.

 Sergipe perde um grande homem!  Por Clara Angélica, jornalista

“Silêncio: Gênio Pensando”

Morre Raymundo Luiz, aos 95 anos. Quando alguém morre nessa idade, mesmo que não se lhe conheça a história, pensamos em heroísmos.

Envelhecer não é fácil, viver tanto é um ato de heroísmo.

Era uma criança, trabalhando na rádio Cultura em programas infantis, ao lado de Aglaé Fontes e nas radionovelas da rádio Cultura de

Sergipe, a rádio que o Arcebispo Dom José Vicente Távora construiu na sede da Ação Católica, onde também funcionava o jornal A Cruzada, e entregou aos artistas e intelectuais de Sergipe.

Ali, os talentos se somaram e tivemos uma grande emissora de ação cultural e educativa. Com a Rádio Cultura e as escolas radiofônicas, uma grande parte de Sergipe foi alfabetizada.

Muita gente que viria a fazer história na arte e no pensamento de

Sergipe foi convidada por Dom Távora para compor a equipe da Cultura. Clodoaldo de Alencar Filho, Hugo Costa, Sodré Júnior, o Ribeirinho (Jose Ribeiro Filho), o jovem Reinaldo Moura, que era o grande leitor e intérprete das belas crônicas de Hugo Costa, Acácia Maria, e muitos mais. Entre eles, um homem moreno, de nariz muito afilado, com muito senso de humor mas era reservado, que escrevia a crônica esportiva: era Raymundo Luiz. Fazia questão do Y de Raymundo.

O Falando Francamente de Raymundinho, como todos os chamavam, inclusive a menina eu, era aguardado diariamente. Uma crônica direta, inteligente, sagaz.

Quando eu entrava na rádio, e ele lá estava, ocupado, fazendo a crônica diária, eu sempre dizia algo como “Está falando francamente, Raymundinho?” E ele sorria, me acolhia e chamava de Clarinha.

O tempo passou. A vida seguiu em frente. Sai do país, voltei anos depois e reencontrei Raymundo Luís. Dessa vez era Secretário de Comunicação do governo de João Alves Filho. Continuava discreto, sagaz e estabelecia limites com autoridade. Mas quando eu abria aquela porta onde se lia o anúncio “Não entre – Gênio pensando”, ele me recebia com um sorriso enorme e um abraço. Eu dizia qualquer coisa como “Vim trazer um raio de sol pra você, Raymundinho”. Riamos de muitas coisas. Ele tinha uma senso de humor crítico e refinadissimo.

Usava bem da palavra, que lhe podia servir como uma flor ou uma espada. Via por trás das palavras, das comunicações não verbais, era uma águia. Gostávamos de conversar e falávamos de negócios também. Eu o ouvia bem, pois sabia que era importante ouvi-lo e compreender todas as entrelinhas.

Raymundo Luiz foi um excelente funcionário do Banco do Brasil, um excelente jornalista, pai e marido amoroso. Amou e cuidou da sua Lourdinha até o fim. E começou a fenecer depois que ela se foi. Foi bom em tudo o que fez. Foi bom amigo também. Era um homem que sabia dizer não e cujo sim era muito valorizado. Ajudou muitas pessoas nas quais via talento, e não esbravejava poder. Ajudava discretamente, abria caminhos.

Para mim, ele foi mais do que o grande jornalista, ele foi um amigo que fiz na minha infância, quando ele já começava a trilhar o caminho profissional bem sucedido.

Tínhamos um grande carinho um pelo outro. Jogávamos loas nas trocas em midia social e ele me chamava de anjo.

Vai-se Raymundo Luiz, mas pessoas que vivem como ele, não se vão nunca. Deixam muita vida por trás. E a gente nunca esquece.

 Tributo a Raymundo Luiz, por Jorge Carvalho, professor aposentado da UFS, doutor em Educação

Estamos culturalmente mais pobres. Morreu RAYMUNDO LUIZ. Jornalista, filósofo, bancário, desportista, radialista e gestor público. Parte aos 95 anos de idade. Foi o preceptor de toda uma geração de jornalistas. Foi meu chefe quando trabalhei no jornal Diário de Aracaju. A ele sou muito grato. Que siga em paz. Entrevista dada a Jorge Carvalho quando estava completando 92 anos.

 

 

NOTAS

                                             

Parceria com o Observatório da mulher na Política E a deputada federal Yandra Moura, Coordenadora Geral do Observatório Nacional da Mulher na Política, agradeceu ontem nas redes sociais a parceria da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, que deixou o cargo. “Seu trabalho no Ministério da Mulher foi essencial na luta por igualdade”, destacou para depois desejar sucesso a nova ministra Márcia Lopes, “nessa missão tão importante para o Brasil.”

 Destina Sergipe Por meio do programa Destina Sergipe, o contribuinte sergipano pode doar parte da restituição de seu imposto de renda para fundos que atendem tanto crianças e adolescentes quanto idosos. Para isso, o contribuinte deve optar pela declaração no modelo completo. Durante o preenchimento, é necessário acessar o menu ‘Doações Diretamente na Declaração’, selecionar a opção ‘Estadual’ e indicar o estado de Sergipe.

Vitória! Justiça do Trabalho anula Portaria do CREA-SE e garante direitos dos servidores Por Sindiscose: Em uma decisão que reforça a proteção aos direitos adquiridos dos trabalhadores, a 7ª Vara do Trabalho de Aracaju julgou PROCEDENTE a ação movida pelo Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins do Estado de Sergipe contra o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SE). A sentença, proferida em 05 de maio de 2025, declarou a nulidade da Portaria nº 26/2024, que havia suprimido unilateralmente benefícios previstos no Regulamento de Pessoal da autarquia. Aqui toda matéria.

Pacatuba realiza Audiência Pública para discutir LDO, LOA e PPA 2026 A Prefeitura de Pacatuba realizou, em parceria com a Câmara Municipal de Pacatuba (CMP), na manhã de ontem, 5. a Audiência Pública para apresentação e discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA), instrumentos fundamentais para o planejamento e a execução das políticas públicas do município para o exercício de 2026.

Peças indispensáveis Durante o encontro, o diretor técnico da CAT Contabilidade, Valmir Passos, destacou a importância de cada um dos instrumentos. Segundo ele, a LDO, a LOA e o PPA são peças indispensáveis para garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma planejada, transparente e eficiente, respeitando as demandas da população e os objetivos estratégicos da gestão. O palestrante também explicou que os vereadores desempenham um papel essencial na construção desses instrumentos, participando de três formas: como cidadãos do município, como parlamentares que indicam onde os recursos devem ser aplicados e também por meio da apresentação de emendas ao projeto da LDO encaminhado pelo Executivo para apreciação e aprovação do Legislativo.

Relevância histórica A presidente da Câmara Municipal, Rosana Barreto, destacou a relevância histórica do momento: “Nos últimos 25 anos, esta é a primeira vez que Legislativo e Executivo se unem para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias de forma conjunta e em parceria, pensando exclusivamente nos interesses da população de Pacatuba”, afirmou.

Participação popular A audiência contou com a presença ativa da população pacatubense, além de servidores da Câmara Municipal, vereadores, secretários municipais e da prefeita Iara Martins, que reforçou o compromisso da gestão com a participação popular e a construção coletiva das prioridades do município. A iniciativa faz parte da política de transparência e harmonia entre os Poderes Legislativo e Executivo e reafirma o compromisso com uma gestão participativa, aberta ao diálogo e atenta às necessidades da comunidade.

Provas A Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso público da Secretaria de Estado da Assistência Social e Inclusão e Cidadania (Seasic), divulgou nessa segunda-feira, 5, os locais de prova do certame. Os candidatos podem consultar os endereços de suas provas no site oficial da FGV: https://conhecimento.fgv.br/concursos/seasic25 .

Provas II  Com 6.237 inscrições, o concurso, que será realizado no próximo domingo, 11, oferece 90 vagas e cadastro reserva para os cargos de assistente social, engenheiro agrônomo, nutricionista, pedagogo, psicólogo e tradutor/intérprete de Libras. Os salários variam de R$ 3.060,00 a R$ 5.457,10. O certame representa um marco importante para a política de assistência social de Sergipe, especialmente por incluir vagas para tradutores e intérpretes de Libras.

Foto: Mayusane Matsunae

 

 

 

 

 

 

 

 MPC-SE discute convocação de professores aprovados no concurso público de Frei Paulo O Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC-SE) solicitou ontem, 5, um planejamento formal para a convocação dos professores aprovados no concurso público de Frei Paulo. Em audiência realizada na sede do órgão, o procurador-geral do MPC-SE reuniu o prefeito Douglas Rafael Santos da Contas e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) para discutir a situação.

Denúncias Sintese A reunião foi motivada por denúncias feitas pelo Sintese sobre irregularidades no quadro do magistério municipal, além da falta de resposta da prefeitura às requisições anteriores do Ministério Público. O procurador-geral destacou a necessidade de adequação à Constituição Federal, que determina a prioridade para servidores efetivos, limitando contratações temporárias apenas para situações excepcionais.

 Vagas insuficientes Durante o encontro, o Sintese apontou que, embora o concurso já esteja homologado, o número de vagas previstas no edital é insuficiente diante da quantidade de contratos temporários em vigor no município. Logo depois dos apontamentos feitos pelo Sintese, o prefeito Douglas Rafael, que assumiu o cargo no início deste ano, alegou não ter tido tempo hábil para realizar as nomeações, mas comprometeu-se a convocar os aprovados para iniciarem as atividades no próximo semestre letivo.

Prazo O MPC-SE estabeleceu o prazo de 16 de maio para que a prefeitura apresente um cronograma oficial de nomeação dos concursados, além de informações sobre o número de cargos vagos, professores em atividade e detalhes sobre os contratos temporários em vigor.

Emgetis participa do I Congresso do Conseplan em Brasília A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), está se preparando para I Congresso do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), que será realizado entre os dias 6 e 8 de maio, em Brasília. Com o tema “Reconstrução do Planejamento Nacional”, o evento é promovido em parceria com o Governo do Distrito Federal e o Ministério do Planejamento e Orçamento, e contará com a participação da ministra Simone Tebet.

 Futuro da gestão pública Representando a Emgetis, o assessor de Planejamento Estratégico, Mário Andrade, integrará a delegação sergipana nas discussões sobre o futuro da gestão pública. A participação reforça o compromisso do Governo de Sergipe com o aperfeiçoamento das políticas públicas e com o uso estratégico da tecnologia para ampliar a eficiência dos serviços oferecidos à população. “Estamos nos preparando para um momento essencial de troca de experiências, alinhamento institucional e construção de soluções conjuntas. A Emgetis tem um papel importante no suporte tecnológico ao planejamento estadual, e participar desse congresso é fundamental para fortalecer ainda mais essa atuação dentro de uma perspectiva nacional”, afirma.

Segundona do Turista O Governo de Sergipe está com inscrições abertas para as atrações da terceira edição da Segundona do Turista, que acontece durante o ciclo junino. O edital visa selecionar trios pé de serra, quadrilhas juninas, e grupos folclóricos e parafolclóricos para compor a programação do evento. Os grupos interessados em se apresentar podem acessar a plataforma Mapa Cultural de Sergipe ou ir presencialmente na sede da Funcap, até o dia 25 de maio, para realizar suas inscrições e garantir sua participação na festa, que promete valorizar ainda mais as manifestações culturais de Sergipe.

 Vendas Também por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), o Governo de Sergipe, lançou ontem, 5, o edital de credenciamento de ambulantes e permissionários interessados em comercializar alimentos, bebidas e produtos diversos durante o Arraiá do Povo e a Vila do Forró 2025. As inscrições serão realizadas de forma presencial nos dias 8 e 9 de maio, das 8h às 13h, na Praça de Eventos da Orla. O edital, com as condições de credenciamento e documentação necessária, está disponível no site da Funcap, na aba ‘Editais’, e na plataforma Mapa Cultural de Sergipe.

 PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

   

Frase do Dia

“Morrer bem é a suprema glória.” Ésquilo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou nesta segunda-feira, 05 de maio, que 179 cardeais, incluindo 132 eleitores, participaram da décima Congregação Geral nesta manhã no Vaticano. Bruni destacou que os 133 cardeais eleitores já se encontram todos em Roma, em vista do Conclave que terá início no dia 7 de maio. O cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, comunicou à Congregação que o Cardeal Camerlengo, Kevin Farrell, realizou na tarde de sábado o sorteio dos quartos que serão ocupados pelos cardeais. Todos ficarão hospedados na Casa Santa Marta e na antiga Santa Marta.

Em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-05/10-congregacao-geral-133-cardeais-eleitores-ja-estao-em-roma.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais