Sinttra teme demissão em massa de 300 na VCA

Funcionário mostra folha de pagamento (fotos: Arquivo Portal Infonet0

Após a apreensão de 66 ônibus da empresa Viação Cidade de Aracaju (VCA), sendo 44 da cidade de Aracaju, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Aracaju – Sinttra teme que haja uma demissão em massa de 300 funcionários na empresa. Com os ônibus apreendidos, os motoristas estariam de braços cruzados a espera de serviço. A VCA, no entanto, garantiu que a população sergipana não ficaria no prejuízo com a retirada de circulação dos 66 ônibus.

Para o presidente do Sintra a situação é preocupante e não é novidade para a categoria. No entanto o que o preocupa é possível demissão de 300 funcionários. Para ele a apreensão dos veículos demonstra a fragilidade financeira da empresa. “A situação financeira da VCA não é novidade, uma vez que FGTS, INSS e salários são pagos em atraso. Hoje os profissionais se encontram parados na garagem porque não tem ônibus suficiente. Alguns ônibus estão rodando porque estavam em manutenção, mas não é o bastante. A gente sente que a situação pode prejudicar esses trabalhadores, porque se eles forem demitidos não vão receber porque a empresa não tem dinehiro. Se o trabalhador for à justiça ele pode até ganhar a causa, mas a empresa não terá dinheiro para pagar. Esta é uma situação lamentável e estamos apreensivos.

Ônibus de Aracaju e Salvador foram apreendidos (Fotos: Monique Garcez/ Portal Infonet)

Assembléia

O Sinttra irá realizar até o final deste mês, uma assembléia para discutir a situação de fragilidade a qual convivem os funcionários de transporte público. “Nós faremos uma assembléia até o final do mês e não descartamos a possibilidade de deflagrar uma greve. Se a categoria decidir, assim será e o sindicato irá apoiar. Nós não gostaríamos de viver um momento desses, porque mais de 300 funcionários podem ficar desempregados”, teme.

Entenda

Por meio de mandado de busca e apreensão, oficiais de justiça apreenderam no início da manhã do último sábado, 16, 66 ônibus da empresa Viação Cidade de Aracaju (VCA), sendo 44 da cidade de Aracaju e 22 de Salvador (Ba). O motivo, segundo funcionários, é o não pagamento do financiamento feito para compra de novos veículos e questões trabalhistas.

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o presidente executivo da VCA, Norman Oliveira, mas sem êxito. Em outra oportunidade, Oliveira informou que o processo de negociação estava ocorrendo normalmente e que em virtude da apreensão dos ônibus, deu entrada em uma ação cautelar na Justiça da Bahia, no sentido de reverter a situação. Permanecemos à disposição por meio do número (79) 2106-8000 e pelo e-mail jornalismo@infonet.com.br, caso o mesmo queira se manifestar.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais