MPF denuncia comandantes de barcos pesqueiros

MPF/SE denuncia comandantes de embarcações pesqueiras que realizavam atividades em área proibida (Foto: MPF/SE)

O Ministério Público Federal de Sergipe (MPF/SE) ajuizou denúncia contra comandantes de embarcações que realizavam atividade pesqueira em área de segurança das plataformas em Piranema, no município de Estância. A atitude contraria a legislação ambiental.

Durante ação fiscalizatória do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), da Marinha e da Polícia Federal, foi possível verificar a prática de pesca em desacordo com a legislação ambiental. Além de as embarcações estarem a cerca de 100 metros das plataformas de petróleo, foram apreendidos 187 kg de pescado em um dos barcos e 690kg em outro.

A NORMAM 07/2003-DCP, do Departamento de Portos e Costas da Marinha do Brasil, veda o tráfego de embarcações em áreas, consideradas de segurança, a menos de 500 metros das plataformas. O crime de pesca ilegal é previsto na Lei nº 9.605/98. O artigo 34 estabelece pena de um a três anos de detenção e/ou pagamento de multa para quem pratica pesca em lugares interditados.

A ação tramita na 7ª Vara Federal com o número nº 0000056-08.2013.4.05.8502.

Fonte: MPF/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais