Hidroviário da Barra: reforma está em conclusão

A obra recebeu investimentos oriundos do Sergipe Cidades (Foto: Jorge Reis/Coop)

O Governo de Sergipe está concluindo a urbanização e reforma do terminal hidroviário da Barra dos Coqueiros. Com investimentos na ordem de R$ 361.309,88 e área total construída de 850,45 m², a obra consiste na construção de uma praça com acessibilidade para pessoas com deficiência.  O local de embarque e desembarque de passageiros está situado às margens do rio Sergipe, precisamente na avenida Moisés G. Pereira, na orla da cidade. Os recursos foram oriundos do Sergipe Cidades, programa resultante da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Estado.

Para Thiago José Franklin de Lima, a reforma do local dará um novo aspecto à cidade. “Costumo sempre vir aqui e já é possível constatar as mudanças. Antes a aparência era de um lugar feio, abandonado. Agora a situação é outra. Está bonito, agradável e acredito que quando concluído, ficará ainda melhor. Quanto mais investir nesse tipo de obra, mais se atraem turistas e visitantes”, declara.

De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a urbanização do espaço será um atrativo a mais para o município. “Centenas de pessoas ainda fazem o percurso de antigamente, através do rio. Assim, nada mais justo que reurbanizar o espaço que, além de oferecer comodidade aos usuários do transporte fluvial, eleva a autoestima dos moradores”, analisa.

Valmor Barbosa acrescenta que a obra fomentará o turismo na cidade. “Além de ser muito bela, a cidade de Aracaju vista daquele ponto da Barra dos Coqueiros é uma das imagens mais registradas e conhecidas no estado. Muito em breve, os moradores e turistas irão dispor de um espaço bonito e confortável para momentos de lazer e descanso, e, ainda terão um telescópio para auxiliar na contemplação do estuário do rio Sergipe”, frisa.

Mudanças

Além da praça, a obra compreende a pavimentação de piso em concreto usinado, implantação de três atracadores metálicos, recuperação da rampa de acesso dos barcos até a área do desembarque, muretas e guarda-corpo em madeira contendo corrimão, estacas de apoios e três lances de cabo de aço escovado para fechamento da parte inferior.

O espaço de convivência foi contemplado com um caramanchão, cuja estrutura é em madeira maçaranduba e telha de cerâmica colonial, e quatro bancos de concreto com encosto. O projeto paisagístico foi idealizado com a criação de área verde para geração de sombras, tendo sido plantadas sete palmeiras imperiais, além da aplicação de placas de grama verde-esmeralda.

Rampas de acesso e piso tátil alerta foram implantados, seguindo a norma-padrão de acessibilidade. A iluminação está assegurada com a substituição das lâmpadas nos postes já existentes, além da instalação de sete arandelas na área do desembarque e nove refletores em led embutidos no solo, que valorizarão o projeto paisagístico. Contemplando a urbanização, será instalado um telescópio na praça a fim de que os frequentadores do espaço possam contemplar a vista do rio Sergipe e da capital sergipana.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais