BC se reúne para decidir sobre taxas de juros

Hoje à tarde, dia 22, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou a reunião mensal de dois dias para avaliar a condução das diretrizes de política monetária. Pode ser que haja uma redução da taxa básica de juros (Selic). Na primeira fase da reunião, o presidente e diretores do Banco Central deverão ver exposições técnicas dos chefes de departamento e do gerente-executivo de Relacionamento com Investidores.

 

Serão apresentadas análises da conjuntura interna, controle inflacionário, finanças públicas, balanço de pagamentos, reservas, mercado de câmbio e agregados monetários. Depois, uma avaliação das tendências da inflação e análise das expectativas sobre variáveis macroeconômicas está programada.

 

A decisão sobre a taxa básica só será anunciada no final da tarde de amanhã, dia 23, depois da segunda fase da reunião. Nessa etapa, participam apenas a diretoria do BC, com direito a voto, e o chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), sem voto.

 

EXPECTATIVAS – Espera-se, entre os analistas de mercado, que haja redução da taxa de juros de 19% ao ano para 18,50%, de acordo com o boletim Focus, divulgado ontem pelo BC. Alguns chegam a apostar em uma redução de um ponto percentual devido à desaceleração industrial registrada no último trimestre e da manutenção da inflação em patamar próximo à meta oficial de 5,1%.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais