Sergipeprevidência cancela consignações com instituições

Roberto Lima: consignações geram custos (Foto: Portal Infonet)

O Instituto de Previdência do Estado de Sergipe (Sergipeprevidência) está cancelando os contratos de consignação que mantém com várias entidades privadas e também com instituições sociais, sem fins lucrativos. De acordo com o presidente Sergipeprevidência, José Roberto Lima, a partir de setembro só serão mantidas as consignações [descontos das contribuições em folha] contratadas com bancos oficiais, sindicatos e associações de classe e com o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos (Ipesaude).

No site do Sergipeprevidência, estão relacionados 46 instituições que terão os contratos cancelados a partir do mês de setembro. Roberto Lima alerta que o Sergipeprevidência tem um custo muito alto para realizar cerca de 65.500 consignações mensais para garantir o repasse dos descontos feitos na folha dos aposentados para as entidades beneficiadas.

O presidente explica que a folha de pagamento do Sergipeprevidência inclui mais de 30 mil pessoas, com um crescimento anual de algo em torno de 10%. “É um custo muito alto para a gente, em termo de pessoal, tratar de consignação e o Sergipeprevidência não recebe um real por este trabalho”, enaltece o presidente do Sergipeprevidência. “Estamos avisando as consignatárias, informando que a partir de outubro não faremos mais estes descontos”, destacou. “Temos o impacto do custo de pessoal, que temos de deslocar para trabalhar com consignação, quando nós poderíamos estar deslocando este pessoal para fazer o serviço da folha de aposentados e pensionistas, que é crescente”, explica.

São várias as instituições e entidades beneficiadas com estes contratos de consignação mantidos pelo Sergipeprevidência. Estão no rol, entidades do terceiro setor, que recebem os recursos através do contrato de consignação, a título de doação sem fins lucrativos, assim como também há instituições bancárias, seguradoras, planos de saúde e até planos funerários.

Entre as entidades afetadas pela medida está a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia do Estado de Sergipe (Avosos). O presidente da instituição, Wilson Melo, garante que a medida não trará grandes impactos para a instituição. Mas a entidade já está fazendo contato com os beneficiários do Sergipeprevidência que são doadores voluntários da instituição para que os recursos sejam direcionados a Avosos por outros meios. “É um valor pequeno, mas nós valorizamos o doador. Vamos identificá-los para apresentar outras alternativas”, comenta o presidente.

O presidente da Avosos destaca que os contribuintes volutários poderão optar por repassar as doações por meio de depósito bancário, boleto ou pelo mensageiro, encaminhado à residência do voluntário para receber a contribuição.
Está disponibilizada no site do Sergipeprevidência, a relação das 45 entidades e instituições, que terão os contratos de consignação cancelados a partir de setembro.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais