O vestibular da Universidade Federal de Sergipe se aproxima e, com ele, a apreensão dos alunos quanto o tema selecionado pela Fundação Getúlio Vargas. A redação é decisiva para a classificação final do candidato e a variedade de assuntos que podem ser abordados faz com que os vestibulandos não se preparem da maneira correta para a etapa final. A prova da redação é decisiva para a aprovação do candidato
Opinião dos vestibulandos
Os pré-vestibulandos Breno Carvalho, Gustavo Simões, Adrianne Arcanjo e Thibério Menezes acham que o tema sempre é uma surpresa. “Se fizermos uma retrospectiva dos temas importantes de 2008, podemos falar sobre a violência doméstica e a crise econômica mundial”, diz Gustavo.
Os pré-vestibulandos Breno Carvalho, Gustavo Simões, Adrianne Arcanjo e Thibério Menezes
A estudante destaca a imprevisibilidade dos temas. “Às vezes, a Fundação Carlos Chagas usa temas que não estão em evidência e não estão sendo abordados na mídia. Nos dois últimos anos, a UFS utilizou assuntos como a mídia impressa e os problemas do mundo moderno”, diz Adrianne.
Os estudantes afirmam também a possibilidade da redação ser sobre a transição de poder nos Estados Unidos. “Mesmo que o tópico já tenha sido selecionado há alguns meses atrás, a UFS pode abordar o processo eleitoral e o fato de Obama ser o primeiro negro eleito presidente dos EUA”, diz Gustavo.
A violência familiar também foi citado pelos estudantes. “Casos como o de Isabela Nardoni e da garota Eloah Pimentel tratam sobre os sentimentos familiares de amor e ódio e podem ser utilizados de maneira mais abrangente pela UFS”, diz Breno.
Dicas do professor
O professor Marlon Moura cita temas que, segundo ele, têm grandes chances de serem utilizados na redação da Universidade Federal de Sergipe. “A questão ambiental tem sido muito abordada desde o início do século XXI. A qualidade de vida da população, foco das políticas dos Governos Municipais, Estaduais e Federais, também pode ser utilizado”, diz o professor. O Professor Marlon Moura dá dicas de assuntos da redação
Além desses temas, Marlon destaca a temática dos alimentos transgênicos, com a questão sobre o barateamento dos alimentos e a erradicação da fome. “Por fim, um assunto bastante recorrente é implantação de métodos alternativos de energia, como o álcool, devido o esgotamento das reservas de petróleo”, finaliza Marlon.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B