Diferente dos anos anteriores, em que o exame era realizado por amostragem, com base em seleção dos alunos feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Todos os estudantes, ingressantes e concludentes dos cursos mencionados, devem fazer a prova. Nos anos anteriores, o exame era realizado por amostragem, agora todos os alunos – ingressantes e concluintes – devem fazer a prova.
São considerados ingressantes os estudantes que até 1º de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Concluintes, os que, até a mesma data, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso ou que tenha condições acadêmicas de conclusão neste ano letivo.
As inscrições devem ser realizadas de 29 de junho a 31 de agosto. Até 29 de maio, o Inep enviará as instruções e os instrumentos necessários para que os dirigentes das instituições de ensino inscrevam os estudantes.
Dispensa
Ficam dispensados do Enade os estudantes que colarem grau até 31 de agosto e os que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do exame, em instituição conveniada com a de origem do estudante. Ingressantes e concluintes ausentes em edições anteriores precisam regularizar a situação para fazer a prova.
Até o dia 10 de setembro, o Inep divulgará a lista dos alunos que participarão do exame e, até 26 de outubro, os respectivos locais de aplicação das provas. O Manual do Enade 2009 será divulgado até 31 de março. Nele, estarão especificados os procedimentos técnicos indispensáveis para a realização da prova.
Com informações do MEC
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B