Desfile inicia com Parada Militar na av. Barão de Maruim

Foto: Juarez Silveira/Seed
Já está tudo pronto para o ponto culminante da Semana da Pátria, que será o desfile cívico-militar na próxima segunda-feira, 7, em comemoração ao Dia da Independência. O desfile será na avenida Barão de Maruim e terá início com a Parada Militar, prosseguindo com a participação de 31 unidades de ensino das redes estadual, federal e particular. Haverá também a apresentação de carros temáticos, que retratarão os temas: “Ano da França no Brasil” e “Centenário do Hino Nacional Brasileiro”.

Participarão do evento duas escolas federais, quatro particulares e 24 estaduais, que desfilarão pela Barão de Maruim. Das escolas da rede pública estadual, todas são da capital. O Colégio Estadual Leão Magno Brasil, localizado no Conjunto Jardim I em Nossa Senhora do Socorro, representará as diretorias regionais de educação sediadas no interior. As comemorações da Semana da Pátria serão encerradas com o desfile do Colégio Estadual Atheneu Sergipense.

Carros temáticos

Além dos alunos, no dia 7 de Setembro haverá também desfile de três carros temáticos. O primeiro a entrar na avenida intitula-se Voila Brésil. Vive la France! Viva o Brasil! Sob a forma de um bolo comemorativo, o carro irá celebrar a reciprocidade das trocas simbólicas entre a França e o Brasil. Será composto por alunos como esculturas vivas, trazendo os elementos étnicos que constituíram a formação do povo brasileiro, a exemplo dos negros africanos do Golfo da Guiné, índios e europeus representados por portugueses e franceses.

O segundo carro é o “Merci Beaucoup, Brésil!  Não tem de quê!”. Este vai enfatizar o olhar francês sobre os trópicos, cujo registro foi imortalizado pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret. Nesse carro temático todas as cores que compõem a diversidade brasileira serão expressas por tintas que escorrem, mostrando as cores do solo, da cobertura vegetal, da fauna e flora, cores essas presentes nos símbolos nacionais.

Parada Militar

O desfile contará também com a participação das organizações militares, como Comando de Destacamento da Parada de Estado Maior, Força Expedicionária Brasileira, Destacamento da Marinha do Brasil, 28º Batalhão dos Caçadores, 19º Circunscrição do Serviço Militar, Destacamento da Força Aérea Brasileira, Polícia Militar do Estado de Sergipe, Corpo de Bombeiros de Sergipe, Guarda Municipal de Aracaju, Colégio Militar de Sergipe, Polícia Rodoviária Federal, e o Destacamento Hipomóvel da Polícia Militar de Sergipe.

Fonte: Ascom Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais