A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aplicará nessa quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11, a Provinha Brasil 2009/2, determinada pelo Ministério da Educação (MEC) como prova de saída, em 41 escolas da rede municipal de ensino. A prova é uma metodologia que auxilia os professores das séries iniciais a avaliarem o estágio de alfabetização dos alunos.
Elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, a prova tem como objetivo realizar um diagnóstico da alfabetização de crianças após um ano de estudos, garantindo uma educação pública de qualidade para todos. Em Aracaju, mais de duas mil crianças de 105 turmas do 2º ano do ensino fundamental irão participar do processo.
O resultado deve servir de base para a definição de ações voltadas à melhoria do ensino público em todo o país. Os alunos submetidos à Provinha Brasil irão responder a 24 questões de múltipla escolha relativas a Língua Portuguesa, para avaliar o processo de desenvolvimento da escrita, leitura e compreensão.
O diagnóstico desta segunda prova será comparado com o obtido na primeira avaliação, aplicada nos dias 27 e 28 de maio. Os resultados servirão para identificar os avanços alcançados e as eventuais limitações que ainda persistirem, orientando as políticas que serão adotadas pela Prefeitura de Aracaju, pela escola e pelos professores na realização de trabalhos pedagógicos.
Fonte: AAN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B