A crise bate à porta de Sergipe

0

Diferente do que têm dito as autoridades, a crise econômica provocada pelos Estados Unidos está varrendo o mundo e, como parte do universo, o nosso pequeno Sergipe não ficará de fora. Os mais variados setores da economia sergipana já sentem os efeitos dessa tsunami. A princípio, os setores mais atingidos pela crise são os da construção civil e de automóveis. Um experiente corretor aracajuano informou à coluna que as vendas de imóveis despencaram vertiginosamente nos últimos dias. A mesma coisa está acontecendo com as revendedoras de carros novos. O comércio varejista ainda aposta em boas vendas para o Natal, mas os empresários estão com o pé atrás para começar as contratações provisórias. Vamos aguardar os acontecimentos rezando para não morrer afogado em dívidas.

 

Apreensivos

 

Os empresários do comércio sergipanos estão acompanhando o desenrolar da crise econômica internacional com certa apreensão. Quem garante é o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Lauro Vasconcelos. Segundo ele, ainda não há muita preocupação, principalmente por não se saber qual o tamanho real da crise aqui no Brasil. “Inicialmente, dizia-se que o Brasil estava muito bem  e preparado para a crise. Agora já se admite que sofreremos com ela, que poderá durar um certo período.Vamos aguardar mais um pouco para ver realmente o que é que vai acontecer”, diz Vasconcelos.

Serviço descentralizado

O grande número de exames e consultas marcadas nos Postos do Ipesaúde, instalados nos Ceac´s do Shopping Riomar e do Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite, demonstra o acerto de suas instalações. Para se ter uma idéia, somente no último mês de setembro, o Posto do Instituto situado no Riomar realizou 3.492 atendimentos, enquanto que o do Terminal Rodoviário atendeu a 4.169 beneficiários no mesmo período. Segundo o presidente do Ipesaúde, Vinícius Barbosa de Melo, essa descentralização melhorar ainda mais o atendimento prestado aos beneficiários.

Aposta na educação

O Instituto Luciano Barreto Júnior, mantido pela Construtora Celi, está com inscrições abertas para o Projeto “Conectando com a Vida” de 2009. Para se inscrever é muito fácil: basta o estudante ter de 15 a 25 anos de idade e estudar na rede pública de ensino. Os cursos oferecidos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas na Avenida Barão de Maruim, 442, Centro de Aracaju, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Outras informações podem ser conseguidas pelo telefone (79) 3224-2323.


Respeito à vida

A pregação oficial da Igreja Católica contra o uso da camisinha vem sendo desafiada por padres, freiras e leigos que atuam em pastorais e ONGs. É o que informa o jornal O Globo. Segundo a reportagem, sem fazer alarde, eles distribuem preservativos para a população vulnerável e portadores do vírus HIV. No trabalho de prevenção, elaboram um material que, até bem pouco tempo, seria impensável vincular a uma entidade ligada à Igreja, com textos como: “Use camisinha em toda relação sexual, seja ela vaginal, anal, ou oral. Reduza o número de parceiros (as) sexuais”. Deus ajude esses católicos.

De olho nas motocas

Quem possui ciclomotores é bom tomar cuidado. O Detran inicia nesta segunda-feira (03) a fiscalização desses veículos. Os policiais da CPTran vão exigir principalmente o uso do capacete e a obrigatoriedade da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “A”. Os condutores que não estiverem devidamente adequados terão seus veículos retidos e encaminhados para o Detran. Somente com a presença de uma pessoa habilitada e com capacete o ciclomotor será liberado. O que vai ter de motocas apreendidas não está no gibi.

Hora da vacina

Alô, amigo fazendeiro, está na hora de vacinar o gado contra a febre aftosa. A segunda etapa de vacinação começou no último sábado e deverá atingir quase a totalidade do rebanho bovino sergipano, estimado em mais de 1 milhão de animais. Há 13 anos sem ocorrência da febre aftosa, Sergipe é considerado zona livre da doença com vacinação.

Incentivo à cultura

A Fundação Oviêdo Teixeira, mantida pela Construtora Norcon, fez a doação de 360 volumes de obras literárias de escritores sergipanos à Sociedade de Educação Tiradentes (SET). A ação integra o projeto “Leia Mais”, que busca, além do estímulo à leitura, a descoberta e valorização da história e cultura nordestina. Nesta nova iniciativa, a Fundação contempla unidades de leitura espalhadas por todos os municípios sergipanos e demais regiões do Nordeste onde a Norcon atua.

Dúvida cruel

O Ministério Público de Sergipe quer saber se têm validade os atos assinados pelo prefeito cassado de São Cristóvão, Jadiel Campos (PSC). Nesta segunda-feira (03), o promotor daquele município, Augusto César Leite de Resende, solicitará ao Tribunal Regional Eleitoral, detalhes sobre a cassação do prefeito. Jadiel perdeu o mandato de vereador por ter trocado de partido após o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral e, consequentemente, foi afastado do cargo de prefeito. Caso os atos assinados por ele não tenham validade, a coisa vai pegar de vez em São Cristóvão.

Reforma em debate

Quem estará em Aracaju na próxima sexta-feira é o deputado federal Sandro Mabel. Ele vem proferir palestra no Almoço com Empresários organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe. Mabel fará palestra sobre a Reforma Tributária no Brasil, cujo projeto em tramitação na Câmara é relatado por ele. Será às 12h30, no Delmar Hotel, praia de Atalaia.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários