A grosseria toma conta do TCE

Na marcha que vai, o Dr. Clóvis Barbos de Melo, quando deixar a presidência do Tribunal de Contas terá deixado para trás um grupo de sete conselheiros inimigos. Ele já teve altercações com vários conselheiros – e não foram briguinhas comuns não. São discussões fortes. Na terça-feira, a  briga foi com o Conselheiro Ulices Andrade que sempre foi um sujeito afável, pessoa de fino trato. Presidiu a Assembleia por dois mandatos e lá não teve briga com nenhum dos 23 deputados. O fato é que o Dr. Clovis mais das vezes se excede quando está nas reuniões do pleno e levanta a voz como se estivesse passando carões em todo mundo. Como se trata de uma casa de iguais, os demais Conselheiros não gostam deste tratamento. Foi o que aconteceu novamente: Ulices disse-lhe textualmente que ele precisa saber se dirigir aos seus colegas, pois ali não há maiores ou melhores. Todos são iguais. O comentário causou uma balbúrdia dos diabos. Algo muito feio para uma casa composta de senhoras e senhores que deviam primar pela lanheza de tratamento.

100 anos do BB em Sergipe
O Banco do Brasil, que está em crise – deve fechar 400 agências em todo o país até o final do ano – vai ser homenageado pela Assembleia Legislativa em solenidade que está marcada para o dia 28 próximo, a partir das 17h. A solenidade vai comemorar os 100 anos do Banco em nosso Estado. Não sei se há mui8to a comemorar já que foi anunciado o fechamento de 3 agências em nossa Capital e a redução de pelo menos duas agências para postos de serviços. É o caso de se perguntar: comemorar o que?

Prodetur investe 100 milhões de dólares
O Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Sergipe prevê investimentos de cem milhões de dólares até 2018, sendo sessenta milhões do BID e quarenta milhões em regime de contrapartida já assegurada, do Governo do Estado. Tanto o Governo de Sergipe quanto o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) têm privilegiado ações que tenham capacidade de, através do turismo, gerar emprego e renda de maneira ordenada em curto espaço de tempo, com capacitação de mão de obra e proteção ambiental, garantindo o fomento e a sustentabilidade não só nas regiões já contempladas mas em todo o Estado.

Nenhum ônibus vendido no mês
As vendas de veículos novos no Estado totalizaram 943 unidades, em outubro deste ano. O número de veículos novos diz respeito a soma dos montantes de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados pela primeira vez, no período em análise. A informação está na análise realizada pelo boletim Sergipe Econômico da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe. Com relação ao mês anterior, setembro, houve uma queda de 7,8%. No entanto, em comparação com outubro de 2015, as vendas recuaram 24,8%. As vendas de automóveis e comerciais leves chegaram  912 unidades, apresentando queda de 21,8% , quando comparado com outubro do ano passado. Em relação ao mês imediatamente anterior, a retração foi de 4,5%. Entre os veículos pesados, o segmento de caminhões registrou vendas de 3 unidades, com baixas de 60,3% em relação ao mesmo mês de 2015 e de 49,2%, quando comparado com o mês anterior. Par o segmento de ônibus não foi registrada nenhuma venda no mês analisado.

Sebrae renova convênio com o TCE
Gestores do Sebrae e do Tribunal de Contas do Estado se reuniram para estudar a renovação do Convênio de Cooperação Geral entre as instituições, com o objetivo de ampliar a implementar da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios sergipanos. Hoje, Sergipe registra 53 municípios com a lei regulamentada, sendo 45 destes com a lei geral implementada. Segundo o Superintendente do Sebrae/SE, Emanoel Sobral, o conv~enio tem o intuito de fomentar o desenvolvimento econômico dos municípios, a partir da aplicação da lei. “Essa parceria visa incentivar que os municípios regulamentarem e implementem a Lei Geral, a partir dos eixos propostos, a exemplo do fortalecimento da atuação do Agente de Desenvolvimento Local, do estímulo à participação dos pequenos negócios nas licitações municipais, movimentando a economia da região”, explica o superintendente. Além da assinatura do convênio os gestores do Sebrae e do TCE/SE discutiram sobre a realização do I Seminário de Gesão Municipal, previsto para o dia 9 de dezembro, que reunirá os prefeitos para tratar sobre a importância da Lei Geral em Sergipe, dentre outros temas.

Sergipe tem 4 no Top 100 de Artesanato
Será nesta quarta-feira, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro, o evento que vai reunir artesãos de norte a sul do país na quart edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. Sergipe tem quatro representantes entre os premiados. Do Estado foram escolhidos TOP 100 de Artesanato: Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora, Associação dos Artesãos da Vila de Sambambaia, de Tobias Barreto, a empresa Nalva Artes e Variedades, de Laranjeiras, e a Engenho da Terra, de Aracaju. Entre os cem vencedores há representantes de 22 unidades da federação. As unidades vencedoras foram selecionadas com base em 11 critérios de avaliação: prática de inovação, qualidade dos produtos, identidade e compromisso cultural, embalagem, condições de trabalho, sustentabilidade ambiental, organização de produção, adequação econômica dos produtos, práticas comerciais, responsabilidade social e planejamento e gestão.

Fundo municipal para os idosos
A vereadora de plantão Flávia Brasileiro declarou, em entrevista à Imprensa, ser favorável a projeto do Executivo municipal que cria o Fundo direcionado aos idosos, em Aracaju. O projeto pode ser votado ainda esta semana.

   …e para encerrar..
HOMENAGEM – Ator e principal nome do Movimento Negro em Sergipe, Severo D´Acelino recebeu da Assembleia Legislativa homenagem nesta terça-feira, com a entrega da Medalha Senador Abdias Nascimento, por sugestão da deputada Ana Lúcia. Foi uma solenidade muito bonita, na qual Severo apareceu devidamente trajado como um príncipe negro.  Depois de ter sido o Chico Rey no cinema, Severo D´Acelino teve uma participação de destaque na novela “Velho Chico”, exibida até recentemente pela Rede Globo.
    ***
ORÇAMENTO – As comissões que atuam na Assembleia Legislativa foram convocadas para se reunir na quinta-feira pela manhã, para apreciação, em primeira discussão, do Orçamento do Estado. Cópia do orçamento já está na Casa e foram distribuídas cópias com todos os deputados.
    ***
PPPs – É inacreditável que, há menos de 45 dias do encerramento do seu mandato, o ilustre Prefeito João Alves Filho queira realizar o chamamento para uma PPP visando a iluminação pública. O prefeito teve quatro anos para providenciar a tal PPP. Por que realizá-la só agora?
          ***
CUMBUCA – Está circulando o número 11 da revista cultural “Cumbuca”, sob a direção do poeta Amaral Cavalcante.                                                                                                

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais