A partir de hoje valem mudanças no cartão de crédito

A partir desta 2ª feira, 3 de abril, entrarão em vigor as mudanças para o uso do rotativo do cartão de crédito. Contudo, as mudanças por si só dificilmente diminuirão a inadimplência. Afinal, por mais que o valor total da dívida seja diminuído, as parcelas mensais acabarão sendo iguais ou até mesmo maior do que o valor mínimo da fatura. Ou seja, no orçamento mensal do consumidor a diferença será quase nula. A saída para o problema está menos em acompanhar as taxas e muito mais em se educar financeiramente. Quem chegou ao ponto de não conseguir pagar as parcelas mensais precisa fazer, imediatamente, um diagnóstico financeiro para rever sua situação e combater a verdadeira causa do problema. O descontrole financeiro tem origem nos hábitos e comportamentos, portanto, é preciso em primeiro lugar, mudar as atitudes para sair desta situação. É válido também buscar uma modalidade de crédito mais barata que o cartão de crédito, mesmo considerando as taxas mais baixas da nova regra. Entretanto, trocar uma dívida pela outra não é a solução do problema, que tem origem comportamental. O cartão de crédito é uma excelente ferramenta para quem sabe aproveitar seus benefícios, como serviços de milhagens e prêmios. Porém, se não for utilizada com consciência, pode promover compras por impulso, é preciso ter responsabilidade, na hora de consumir. É importante que as dívidas no cartão de crédito, não ultrapassem 30% do salário ou ganho mensal justamente para evitar o descontrole financeiro. Para evitar que os gastos sejam maiores que os ganhos, é preciso compreender de que forma o dinheiro da pessoa ou da família é utilizado. Após um diagnóstico financeiro, é mais fácil reduzir o padrão de vida, ou seja, viver de acordo com a sua realidade.

Atualmente, o consumidor deve fazer o pagamento mínimo (15% do valor da fatura) até o vencimento para não ficar inadimplente. O restante da dívida, acrescido de juros, é dobrado no mês seguinte e o consumidor pode fazer o pagamento mínimo novamente, mês a mês, gerando a famosa bola de neve no rotativo do cartão de crédito. Com a mudança a partir de hoje, o consumidor só poderá fazer o pagamento mínimo por um mês. Depois disso, o banco ou a instituição financeira será obrigada a oferecer uma linha decrédito para que parcele o saldo devedor com juros menores do que os do rotativo, gerando uma dívida total menor.

Lions homenageia o Dr. Raimundo Sotero

O Dr. Raimundo Sotero, um dos mais importantes endocrinologistas do Estado, vai ser homenageado pelo Lions Clube de Sergipe. A solenidade vai ser as 20h de hoje, no Hotel Aquários. Foi uma escolha obtida por unanimidade dos integrantes do Lions Clube do Estado. Todo o ano, o Lions faz este evento de homenagem a uma personalidade local. Os clubes apresentam os nomes de quem gostariam de homenagear. Ao final, o escolhido é aquele que obtém maior número de indicações. Este ano coube ao dr. Raimundo Sotero, que desenvolve um papel de suma importância no combate à diabetes. Inclusive realizando mutirões contra a doença tanto na capital como no interior.

Iate elege amanhã sua nova diretoria

A nova diretoria do Iate Clube de Aracaju para o biênio 2017/2019 vai ser eleita amanhã, 4/4,em eleição que está marcada para as 12h, até as 21h30. Concorrem duas chapas. Uma chapa denominada Augusto do Prado Leite, é encabeçada pelo atual Comodoro, Eugênio Sobral e composta também por Matias Paulino, como vice-Comodoro e Paulo Maciel como intendente geral. A outra chapa, denominada Walter Rezende Filho, tem como candidato a Comodoro o Sr. Alberto Maynard Garcez. Como vice-Comodoro, Carlos Ubiratã e como intendente geral o sr. Wilson Diniz Gonçalves.  Também será eleito hoje o Conselho Deliberativo e seus suplentes. A eleição ocorre no Salão Nobre Tenysson Freire.

Médicos continuam em greve

Os médicos do serviço público municipal continuam em greve. Tem sido infrutíferas as inúmeras reuniões na tentativa de apaziguar os ânimos  e fazer os médicos desistirem do movimento. O chato é saber que pelo menos 60% dos médicos municipais já aderiram ao planejamento do Prefeito Edvaldo Nogueira de tomar emprestado o valor do salário no Banco onde mantém contas, com todos os encargos sendo pagos pela Prefeitura de Aracaju. Sessenta por cento destes médicos já tomaram o dinheiro emprestado, mas nem assim voltaram a trabalhar. Deram um golpe na Prefeitura, sem dúvida. O Prefeito Edvaldo Nogueira recusa-se a melhorar sua oferta, alegando que os cofres da Municipalidade não têm estrutura para liberar mais dinheiro para os servidores. Nesta queda de braço, quem sai perdendo, é claro, é o usuário de serviços médicos  municipais que estão sem assistência há quase noventa dias. Bem que, a esta altura do campeonato, o prefeito poderia pedir a ilegalidade da greve. Até porque pagar salário aqueles que não trabalham é forte demais

   …e para encerrar…
LIVRO
– O terceiro volume da série “Diários da Presidência”, que o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso vem publicando a cada três meses, vai estar disponível a partir desta semana nas livrarias de todo o País. O livro reproduz um episódio vivido por FHC no seu Governo, passado em território sergipano, quando o governador era o sr. Albano Franco.
     ***
VIAGEM
– O Sr. Elisâneo Cardoso está em viagem pela Europa. Foi ao santuário de Lourdes, na França, pagar uma promessa. É que ele completou há poucos dias 80 anos de idade. Viajou com a mulher, D. Rosa, e o filho mais novo. Volta em dez dias.
     ***
CONGRATULAÇÕES
– A Assembleia Legislativa aprovou voto de congratulações ao Dr. Vladimir Souza Carvalho, Desembargador do TRF da 5ª. Região por ter sido selecionado por uma revista de grande circulação nacional da Editora Abril, a Super Interessante, entre os 2 autores mais representativos do Brasil. Ele foi destacado na revista como o mais importante escritor do Estado de Sergipe, com a obra “Feijão de Cego”.                                                                                                      
     ***
INSTRUÇÕES
– O político chega em casa com uma mala cheia de dinheiro e começar a dar instruções pra a esposa: “Tira a blusa”. A mulher tira a blusa. “Tira a saia”. A mulher tira a saia. “Tira tudo agora”. E a mulher tira tudo. E por fim o político diz: “Pronto, agora sim pode me ajudar a contar o dinheiro. Não confio em você”.
     ***
TÁ SAINDO
– O burburinho na cidade dá conta que o Sr. João Gama da Silva, fiel escudeiro de Jackson Barreto pelos anos afora, está deixando a Secretaria de Planejamento para Rosman Pereira, que passou poucos dias na Fundação Hospitalar de Sergipe. Gama iria para a Secretaria de Cultura, ora dirigida por Irineu Fontes. Este fica ao relento, pelo menos por ora. Não perguntem a Almeida Lima o que ele achou da solução encontrada pelo primo-governador para não se livrar dos Reis de Lagarto.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais