A volta dos que não foram

Contados às centenas, eles reapareceram há poucas semanas e estão em toda a parte: são os candidatos derrotados nas eleições de 2012, que querem uma nova chance. Agora, tentam convencer um número maior de eleitores, sonhado com o convite para a festa de diplomação dos eleitos. Mais tarimbados, alguns esbanjam confiança, ditam regras para conquistar os indecisos, renegam os ‘traíras’, falam com segurança sobre como convencer cabos eleitorais e juram que “é agora ou nunca”. Qualquer hora dessas você vai cruzar com um desses candidatos, que lhe entregará um ‘santinho’ e repetirá as mesmas promessas feitas por ele na eleição passada. E vai ser assim daqui a quatro anos se, novamente, eles forem derrotados no pleito de outubro próximo.

PT de luto

O PT sergipano está enlutado com a morte prematura do militante Cícero dos Santos, o “Casa Grande”. Assessor do deputado estadual Francisco Gualberto (PT), ele morreu às ontem à noite no Hospital de Urgência de Sergipe, após ter sofrido uma forte hemorragia digestiva. O corpo de “Casa Grande” está sendo velado no Osaf, devendo ser sepultado às 16h desta quinta-feira, no Cemitério São João Batista, em Aracaju. Plagiando Machado de Assis: Que a morte lhe seja leve, amigo!

Tá no páreo

Após ter conseguido tutela antecipada suspendendo sua inelegibilidade, o deputado estadual Valmir Monteiro (PSC) teve a candidatura a prefeito de Lagarto deferida pelo juiz eleitoral Edinaldo César Santos Júnior. O parlamentar cristão enfrentará nas urnas o ex-deputado federal Jerônimo Reis (PMDB) que, após obter na Justiça certidões confirmado sua elegibilidade, decidiu registrar candidatura em substituição ao neto e homônimo. Esta briga política promete!

Bispo de volta

E o deputado estadual Luciano Bispo (PMDB) aguarda a publicação de sua absolvição no Diário Oficial do Tribunal Superior Eleitoral para reassumir o mandato e a presidência da Assembleia. Ele havia sido cassado sob a acusação de improbidade administrativa, porém conseguiu reverter o quadro após o Supremo ter tornado sem serventia os pareceres emitidos pelos Tribunais de Contas. Com a vitória de bispo, a deputada Conceição Vieira (PT) retorna à condição de primeira suplente.

JB vaiado

O governador Jackson Barreto (PMDB) foi solenemente vaiado ontem no desfile cívico de 7 de Setembro. Os policiais militares e bombeiros, que caminharam ao invés de marcharem, também não lhe prestaram continência quando passaram em frente ao palanque das autoridades. A tropa está por aqui com o governo, que insiste em não atender reivindicações salariais alegando falta de recursos para tal. É feia a crise!

Grana na conta

Os servidores da saúde do estado devem receber no próximo sábado, o salário de agosto. A informação é da secretária da Saúde, Conceição Mendonça. Ela também prometeu pagar a folha integralmente como já ocorre com o pessoal da Educação. Quanto aos demais servidores, o governo ainda não informou quando pagará o mês de agosto e em quantas parcelas pretende dividir a ninharia. Misericórdia!

Ainda os ovos

Em nota de esclarecimento, o candidato a vereador por Aracaju, Camilo Daniel (PT), nega ter agredido o senador Eduardo Amorim (PSC) e o deputado federal Jony Marcos: “Chamá-los de golpista não é nenhum xingamento, nem injuria ou agressão”. Na semana passada, os dois parlamentares foram recepcionados no aeroporto de Aracaju por um grupo adversário do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Além de chamá-los de golpistas, os manifestantes jogaram ovos em Amorim e Jony, que fugiram em disparada.

Deram no pé

Nesta madrugada, 14 presos fugiram do presídio de São Cristóvão. Aproveitaram a falta de vigilância nas guaritas e o pouco número de agentes prisionais para derem no pé. No último dia 22, outros 11 detentos escaparam daquela mesma penitenciária. Com capacidade para 800 presos e abrigando cerca de 2.800, o Copemcan parece mais um horrendo depósito de desafortunados. Lastimável!

Direito em debate

Aberta segunda-feira, a 11ª Semana Jurídica da Estácio de Sergipe prossegue hoje e amanhã no auditório da faculdade. Na solenidade de abertura, o jurista Misael Montenegro Filho disse que o novo Código de Processo Civil precisará de um período de adaptação, que passa não apenas pelo conhecimento da lei, mas também pela estruturação do judiciário. Certíssimo!

Capados

Se cachorros e gatos votassem, o prefeiturável aracajuano Emerson Ferreira (Rede) estaria derrotado. Preocupado com o crescimento da população de cães e bichanos, o petista apresentou e a Câmara de Vereadores aprovou o projeto estabelecendo a castração dos animais de rua. Nem precisa dizer que as cadelas e gatinhas manhosas ficaram por aqui com essa idéia. Para sorte da bicharada, contudo, o prefeito João Alves Filho (DEM) vetou o projeto de Emerson.

Recorte de jornal

Publicado no jornal Estado de Sergipe, em 16 de setembro de 1919.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais