Afronta ao contribuinte

A liminar autorizando a posse de dois suplentes na Câmara de Aracaju e a hipótese de outros oito vereadores também serem substituídos, fere de morte o Regimento Interno do Legislativo, além de ser um tapa na cara dos contribuintes. Estes, sem comer e nem beber, poderão ter que bancar o desnecessário aumento mensal de R$ 150 mil nas despesas do Parlamento aracajuano. Tomara que a própria Câmara recorra contra a descabida posse dos suplentes, porém se não o fizer cabe à OAB ou ao Ministério Público tentar impedir esta farra com o dinheiro do povo. A liminar concedida aos suplentes Pedrinho Barreto (PSC) e Sargento Vieira (PDT) fere de morte o inciso 4º do artigo 98 do Regimento Interno. Segundo este dispositivo, a convocação do reserva só deve ocorrer se o titular for afastado por mais de 120 dias ou no caso de estar o licenciado investido nas funções de ministro, secretário e prefeito. Como os 10 vereadores foram judicialmente afastados no dia 15 de setembro passado, os substitutos só deveriam assumir depois do dia 15 de janeiro de 2017, mas aí os atuais mandatos já terão terminado. Portanto, espera-se que alguém de bom senso proteja o bolso do já espezinhado contribuinte, recorrendo contra esta dispendiosa autorização para suplentes brincarem de ser vereador em pleno final de mandato.

Dia de posse

Será daqui a pouco, a posse do advogado Pedrinho Barreto (PSC) como vereador de Aracaju. Por força de liminar, ele substituirá o médico Agnaldo Feitosa (DEM), afastado do mandato por decisão judicial. Segundo o presidente da Câmara, Vinicius Porto (DEM), a posse de suplentes vai desorganizar as finanças da Casa, que pode atrasar a folha de pessoal e deixar de pagar o 13º salário. Misericórdia!

A luz voltou

A Secretaria Estadual do Turismo e do Esporte distribuiu nota explicando o corte da energia elétrica no Estádio de Futebol Lourival Baptista, em Aracaju. A luz foi cortada por falta de pagamento, porém a Energisa religou no mesmo dia, após o governo pagar os dois meses em atraso. Sutilmente, a nota se queixa que a empresa não notificou à Secretaria sobre o corte que deixou o Batistão às escuras.

Luz de vela

E a Energisa ameaça cortar a energia elétrica das unidades do Corpo de Bombeiros em Aracaju e no interior do estado. Isso acontecerá se a corporação não pagar, em duas semanas, um atrasado de R$ 13 mil. Sem dispor deste numerário, o comando do CB torce para que a Secretaria da Segurança Pública pague o débito, antes que tudo fique às escuras. Só Jesus na causa!

Ranking da morte

Sergipe é o estado mais violento do país, tendo superado Alagoas. Com 57,3 mortes intencionais por 100 mil habitantes — aumento de 18,2% entre 2014 e 2015 —, Sergipe lidera este lastimável ranking. Somente no ano passado, 1.286 pessoas foram mortas no território sergipano. Na segunda colocação, Alagoas apresentou queda de 20,8%, saindo dos 64,1 mortos por grupo de 100 mil pessoas, em 2014, para 50,8, em 2015. Os dados são do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Cruz credo!

Tapa na macaca

Calma, estamos falando de futebol. Ao derrotar ontem a Ponte Preta, o Sport deu um passo importante para escapar da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Rogério marcou o único gol na vitória sobre a “Macaca”, que segue em 10º, mas pode perder duas posições no complemento da rodada.

Obras paralisadas

O Tribunal de Contas de Sergipe quer informações das prefeituras sobre o volume de obras públicas paralisadas em 45 municípios. O TCE vai lavrar auto de infração contra os gestores para que eles apresentem as devidas justificativas e evitem a imposição de multa. Entre os 45 municípios sujeitos à punição estão Aracaju, São Cristóvão, Dores, Tobias Barreto, Estância e Porto da Folha.

A caminho da posse

O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Luiz Mendonça, revogou a decisão que impedia a diplomação do prefeito eleito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck (DEM). Com a queda deste impedimento legal, a defesa espera que o Tribunal Regional Eleitoral garanta a diplomação e posse do demista, eleito por 50,18% dos laranjeirenses.

Bate boca

A TV Sergipe realiza hoje à noite, o último debate entre os prefeituráveis Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB). No confronto anterior organizado pela afiliada da Globo, o comunista teve um piripaque, ficando completamente desnorteado. Os eleitores de Vavazinho estão torcendo para Nogueira ser novamente afetado pela gagueira mental. Misericórdia!

Protesto silencioso

“Êh, oô, vida de gado/ Povo marcado/ Êh, povo feliz!”. A letra de Zé Ramalho não atinge os cerca de 140 mil eleitores aracajuanos que no 1º turno disseram não aos sete prefeituráveis. Das 397.228 pessoas aptas a votar em Aracaju, 71.646 (18%) não compareceram às urnas, outras 14.015 (4,30%) votaram em branco e 54.062 (16,60%) anularam os votos. A previsão é que este protesto silencioso tenha ainda mais adeptos agora no 2º turno. Aff Maria!

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 2 de outubro de 1910

Recorte de jornal

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais