Agressão, vandalismo e intolerância

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Tem gente, principalmente dos partidos ditos de “esquerda” (algo que não pode ser mais símbolo de diferença, porque todos estão nivelados por 

Pierre de Coubertin, pedagogo e historiador francês, morreu em 02 de Setembro de 1937 (n. 1863).

baixo), que brada nas redes sociais e nos palanques eleitorais contra o preconceito, mas quando alguém discorda do seu pensamento, é o primeiro a mostrar as garras de preconceituoso. Ou que outro nome pode-se chamar: um Intolerante?

Dois fatos chamaram a atenção no dia de ontem, 01, em Aracaju. Ambos patrocinados por covardes que apelaram para agressões (jogaram ovos) e vandalismo em nome de defender uma democracia que eles não respeitam. São covardes porque não se apresentam na mídia. Não botam a cara.

Que democracia é essa que você vai a um aeroporto, não protestar, mas agredir um senador da República? Lembre-se você não votou nele, mas outros votaram. E a opinião e o voto do senador – concordando ou não – devem ser respeitados. E o que dizer quem volta ao passado e vai a sede de um comitê praticar vandalismo? Moleque? Não, meliante, sim!

Os dois casos, tanto da agressão do senador Eduardo Amorim no aeroporto de Aracaju, quanto o do vandalismo no comitê do candidato a prefeito, Valadares Filho, acabaram com inquéritos abertos na Polícia Federal.  Um é de fácil identificação dos meliantes, o do aeroporto onde tem câmeras por todos os lados. Já o do comitê será mais difícil, mas como Aracaju não tem muitas lojas de tintas e as câmeras em torno do comitê podem levar aos meliantes.

Senadora que votou contra é agredida –  E as agressões partiram dos dois lados.  A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi agredida nesta quinta-feira em Curitiba, poucas horas depois da votação final do impeachment da presidente Dilma Rousseff. A senadora votou contra a cassação. Vanessa estava chegando à cidade no fim da noite, em um voo da Latam de Brasília para Curitiba, quando outro passageiro Um outro passageiro começou a agredir verbalmente a senadora. Para registrar as agressões, ela sacou o celular e passou a filmá-lo. O passageiro foi para cima dela e pegou o celular. Segundo o registro feito pelo repórter Narley Resende, do Paraná Portal, passageiros também viram a senadora ser agarrada pelos cabelos e até bater a cabeça num braço da poltrona. Um absurdo!

A democracia é o debate das ideias e o respeito ao direito do próximo.

Agressão e vandalismo não fazem parte do dicionário do cidadão aracajuano.

Atacar qualquer cidadão por conta de uma opinião é Crime. E como tal deve ser punido. Assim como atos de vandalismo.

Lembre-se: você tem o direito legitimo de protestar, desde que ele não ultrapasse a barreira da intolerância.

Debate Via Mídia TV
O titular deste espaço assistiu apenas parte do debate entre os candidatos a prefeito de Aracaju promovido pela Via Mídia TV, ontem, 01, à noite (a qualidade técnica não ajudou). Apenas João Alves não compareceu. Se alguém perguntar a quem assistiu e já tinha o voto definido vai ouvir: meu candidato foi o melhor. A verdade é que não muda voto e poucos são os indecisos que se interessam em assistir qualquer tipo de debate. O debate foi mediado por William Jatobá e teve participação dos empresários Luciano Barreto e Lomes Nascimento.

STJ: Valmir Monteiro perde outro embargo e ainda foi multado por recurso protelatório
O STJ rejeitou ontem, 01, os embargos de declaração nos embargos no agravo regimental interposto contra a decisão que cassou os direitos 

A certidão do STJ do julgamento do embargo de Valmir Monteiro – JVM, de ontem, 01.

políticos e de função pública do atual deputado estadual Valmir Monteiro que é candidato a prefeito de Lagarto. Este processo ele perdeu prazo do recurso em primeira instância.  E ainda foi multado (1% do valor da causa) por apresentar o recurso protelatório, por apresentar segundos embargos de acordo com a norma do § 2º do artigo 1022 do Código de Processo Civil de 2015.

Ontem à noite dois ônibus queimados: um em Itabaiana e outro no conjunto Augusto Franco
As facções criminosas peitam a segurança pública em Sergipe. Ontem, 01, à noite um ônibus escolar da Prefeitura de Macambira, que estava em Itabaiana foi incendiado. Antes, no conjunto Augusto Franco em Aracaju, também tentaram incendiar outro, mas a PM chegou a tempo. 

Combate à violência: psicólogos e assistentes sociais nas escolas municipais de Aracaju
Uma importante vitória para a prevenção ao combate a violência. Fo sancionado o projeto de lei 15/2013, de autoria do vereador Max Prejuízo (PSB), que regulamenta a inserção de psicólogos e assistentes sociais nas escolas municipais de Aracaju. É preciso que os gestores entendam que é preciso prevenção e que as escolas precisam não apenas de professores, mas de um corpo técnico para atender o aluno. Psicólogos e assistentes sociais à disposição dos alunos é um passo fundamental para começar a mudar uma realidade cruel, não só da violência, mas também da evasão escolar.

Agora é Lei
“Agora é Lei 4.825, de 19 de Agosto de 2016. Uma Lei criada com a finalidade de combater a evasão escolar, combater a violência e aproximar famílias e escolas. Uma grande conquista e um divisor de águas para o ensino municipal”, disse Max Prejuízo que voltou a reforçar o apoio que recebeu dos colegas de parlamento para a aprovação da lei.

Suspenso programa de Valadares Filho
O programa da coligação “Aracaju vai renovar”, do candidato a prefeito, deputado Valadares Filho não foi exibido ontem,01, por decisão liminar da juíza Jumara Porto que entendeu que foram usados indevidamente, recursos gráficos na forma de computação gráfica, o que a reforma eleitoral de 2015 coibiu expressamente. O pedido foi da coligação de Edvaldo Nogueira.

Eliane Aquino se posicionou contra impeachment. Edvaldo silenciou
Ontem, 01, no FaxAju, o jornalista Diógenes Brayner informou que na noite do impeachment, 31, pelo WhatsApp, Eliane Aquino (PT), candidata a vice de Edvaldo Nogueira (PCdoB), se manifestou: “hoje [ontem] é um dia triste para este País. Uma data que vai entrar na história pela mancha trazida à nossa democracia”. Já Edvaldo, cujo partido, o PCdoB, também é contra o impeachment preferiu o silêncio. Tudo por conta do período eleitoral.

Em Alagoas,  PT entregará cargos no governo após impeachment. Já em Sergipe…
Depois do voto do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), favorável ao impeachment o presidente estadual do PT, Paulão anunciou que o partido entregará os cargos no governo estadual. “Não enxergo outro caminho a não ser o rompimento”.  Já em Sergipe, o PT e o PCdoB fingem que não vê o casamento de Jackson com o governo Temer.

Se JB tiver juízo vai fará PPP para os todos presídios e não precisará realizar concursos
O governo Temer foi em busca de recursos de fora do país para, entre outras coisas, serem investidos nas PPP, nas áreas de saúde, saneamento e prisional. Se Jackson Barreto tiver juízo aproveitará para realizar PPP em todo sistema prisional. Acabaria com os problemas, superlotações e o melhor as greves dos servidores públicos. O governo precisa se desapegar de vários setores.

Lixo em Socorro: contrato acabou 30 de agosto. Qual será o artifício que será usado para Torre continuar?
O blog foi informado que o TCE vai questionar a Prefeitura de Socorro porque depois de cinco anos não fez a nova licitação para o lixo no município que acabou no último dia 30 de agosto. Qual será o artifício que será usado para que a empresa Torre continue operando. Prorrogação ou licitação emergencial? Com certeza o TCE arguirá na Justiça. Pelo jeito não é só o lixo de Aracaju que fede muito.

Hospital da Policia Militar
O blog está recebendo excelentes informações sobre a gestão do coronel Carlos Augusto no Hospital da Polícia Militar – HPM. Soube que os ânimos mudaram e que aos poucos tudo está sendo colocado em ordem, inclusive a parte financeira, mesmo com a crise que afeta a todos os setores do governo.

Intervenção
Por conta da demora de quase uma década no inquérito 2.867/SE (STF), de ação de improbidade, que tramita em segredo de justiça e investiga o senador Eduardo Amorim por  supostas irregularidades que teriam sido cometidas em 2003 e 2004 – período em que ele administrou a Secretaria Estadual de Saúde – a Procuradoria Geral do Estado, protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF), um requerimento solicitando a sua intervenção. O motivo da intervenção é que a PGE alega que o inquérito caminha para a prescrição e desde março 2015 não tem movimentação.

Acesso aos autos
Afirmando que o estado foi a principal vítima das possíveis irregularidades, ilegalidades e infrações penais, e que portanto possui interesse no esclarecimento dos fatos, o estado pediu ainda acesso aos autos do inquérito.Intimado pelo Ministério Público Estadual, que havia movido ação de improbidade administrativa, o Estado de Sergipe passou a fazer parte do processo, no polo ativo, visando a responsabilização dos envolvidos e o ressarcimento dos prejuízos gerados ao erário.

Compras irregulares
O documento relata que foram identificadas “compras irregulares, processos licitatórios forjados e desvios de toda ordem, além da manifesta falta de controle, planejamento e gerenciamento dos medicamentos e materiais hospitalares (…) com consequentes prejuízos aos cofres do estado de Sergipe”, durante a gestão de Eduardo Amorim na Secretaria Saúde.

Governo entrega duas escolas em Aracaju
O governador Jackson Barreto convida a imprensa para acompanhar a entrega da reforma e ampliação das escolas estaduais 08 de julho e João Cardoso Nascimento Júnior, em Aracaju, nesta sexta-feira, 02. Foram investidos R$ 3,2 milhões nas intervenções. As solenidades começam às 9 h, na escola 08 de Julho, no bairro Castelo Branco.

Investimentos
Com investimento de R$ 1.588.242,00, o colégio 08 de Julho recebeu implantação do sistema de tratamento de esgotamento sanitário com a instalação de fossa e filtro, execução de drenagem interna e externa da escola e a implantação de reservatório inferior e com a recuperação do reservatório superior. Foram implantados também rampas e piso táctil direcional.

Investimentos II
Já na Escola de Educação Especial João Cardoso Nascimento Júnior, o investimento foi de R$ 1.644.463,00. A unidade é a única escola da rede pública estadual direcionada a crianças e adolescentes com deficiência motora e cognitiva com grande comprometimento.

PELO TWITTER

www.twitter.com/revinhogama   Somos especialistas em mudar as peças. Mas quando aprenderemos a mudar o jogo?

www.twitter.com/ComsensoWeb  Bom dia! Um ótimo novo país para você q é coxinha, mortadela neste 1º d setembro.Que chegue logo nossa independência.

www.twitter.com/itacymjr  Bom dia pra você que acordou com a certeza que não recebeu nenhum golpe. Não existe golpe quando a constituição é respeitada #fica_a_dica.

www.twitter.com/jrobertotgomes  A democracia nem sempre é justa,nem sempre é satisfatória,mas será sempre a melhor forma de se cometer erros…

www.twitter.com/Antonio_Doria  Os prefeitos são condenados por improbidade administrativa ficam inelegíveis, Com Dilma e diferente rasgaram a constituição

www.twitter.com/capsamuel  PMs  insatisfeitos e com o "Polícia Legal" mal estão realizando suas atribuições e agora terá que garantir o sexo dos presidiários.

www.twitter.com/igormangueira  "Quem era você há uma decepção atrás?".

NOTA PÚBLICA – Senador Eduardo Amorim

Manto da Democracia
Nessa madrugada, ao chegar ao aeroporto de Aracaju, o senador Eduardo Amorim e demais parlamentares que também desembarcaram de Brasília, foram surpreendidos por um grupo de manifestantes com ovadas e chacotas. Eduardo não hesitou em ir até a delegacia prestar queixa do ocorrido. “O manto da democracia não deve cobrir agressões praticadas por covardes. Estou com a minha consciência tranquila. Votei sim, pelos meus princípios, valores, e pela situação que o povo brasileiro está vivendo. Nada me intimidará e muito menos diminuirá o meu trabalho”, ressaltou o parlamentar, que disse aguardar o resultados das imagens do circuito interno do aeroporto. “De prontidão, a Polícia Federal solicitou a Infraero as imagens referente. Esperamos que sejam todos identificados”, concluiu Eduardo.

NOTA PÚBLICA –  ADEPOL/SE

A Associação dos Delegados de Polícia Civil de Sergipe – Adepol vem a público manifestar seu mais veemente repúdio em relação aos atos de terror e intimidação ocorridos na noite de 31 de agosto, quando um grupo de criminosos, supostamente atendendo ao comando de indivíduos custodiados no sistema prisional do Estado, atearam fogo em um ônibus de transporte coletivo da linha Terminal Rodoviário/Lourival Batista, em represália à suspensão de visitas íntimas em um unidade prisional.

A Adepol esclarece que, mesmo favorável à estrita observância da Lei de Execuções Penais e demais direitos dos presos, em todos os estabelecimentos prisionais, não se furtará a adotar toda e qualquer medida necessária à manutenção da ordem pública e à preservação da incolumidade das pessoas e do patrimônio, seja público ou privado.

A gravidade do momento impõe a união de todas as forças e segmentos integrantes do sistema de justiça criminal e segurança pública, sob a coordenação de um gabinete de gestão de crise criado pelo governador do estado, a fim de evitar que o caos e a desordem observados em outros estados da federação se instalem em Sergipe. Assim, tendo em vista a segurança da população e o interesse da coletividade, os delegados de polícia civil de Sergipe se prontificam a dar a sua parcela de contribuição para o pronto restabelecimento da lei e da ordem, malgrado a impontualidade do governo no cumprimento de suas obrigações e os reiterados atrasos e parcelamentos dos salários de toda a categoria.

Nota: SSP intensifica trabalho de combate à criminalidade na noite desta quinta-feira

Atualizada às 21h50min

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de Sergipe informa que está realizando trabalho de monitoramento e de ação contra possíveis atos de vandalismo.

Neste momento, há um número grande de informações mentirosas e irresponsáveis sendo divulgadas por pessoas mal intencionadas que têm o interesse único de causar pânico à população.

Informamos portanto, de forma transparente, que até o momento dois incidentes foram registrados. No primeiro, três adolescentes que tentaram atear fogo em um ônibus no bairro Farolândia, mas foram impedidos por causa da ação rápida e eficiente do Batalhão de Choque. Já no outro, um ônibus foi incendiado no município de Itabaiana.

Ressaltamos que os indivíduos que estão divulgando inverdades serão também monitorados e, caso haja comprovação da participação nestas publicações, poderão responder a inquérito policial.

Por fim, enfatizamos que para qualquer serviço a ser solicitado neste sentido a Polícia Militar estará à disposição por meio do telefone 190; assim como caso o cidadão tenha informações precisas sobre a atuação de infratores deverá informar a Polícia Civil por meio do 181 ou do aplicativo Disque Denúncia SE.

Ascom SSP-SE

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Nada é mais querido que a independência e a liberdade.” Ho Chi Minh, revolucionário e estadista vietnamita, morreu em 02 de Setembro de 1969 (n. 1890).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais