AJU: coligações, disputa e previsão

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Como faz desde 2008 o blog publica hoje a previsão sobre as coligações e as 24 vagas em disputa na Câmara Municipal de Aracaju. Dos atuais

 vereadores apenas quatro não disputam à reeleição: Adelson Barreto Filho que deve assumir a Alese, Dr. Emerson que é candidato a prefeito, Jailton Santana que é candidato a vice-prefeito e o Dr. Agnaldo que anunciou a saída da política.

A análise este ano terá um diferencial. Por conta da nova legislação, principalmente no que diz respeito a Internet e a possibilidade de algum candidato se sentir prejudicado quando prevê as cadeiras e já cita alguns nomes eleitos, o blog vai  dizer os números de vagas por coligação e citará os candidatos mais fortes na disputa, sem “cravar” em alguns eleitos como fazia e tinha uma média de acertos de 90%.

Foram registrados 418 candidatos à Câmara Municipal de Aracaju, mas alguns já renunciaram.

Legenda, votos nulos e brancos  – Na última eleição municipal a legenda para eleger o primeiro vereador ficou em torno de  12,5 mil votos. Os cálculos do blog foram feitos para uma legenda de 13 mil votos. Explica-se: o crescimento do eleitorado foi pouco e esta eleição terá um diferencial: um grande número de votos nulos e brancos que não contam para a média final.

Prognóstico das 24 vagas – Pelo prognóstico abaixo ficaram assim distribuídas as vagas: 6 para coligação de João Alves,  8 para coligação de Edvaldo Nogueira e 8 para coligação Valadares Filho. Ficando duas vagas para serem decididas na maior média da sobra dos votos.  Que podem ir para a coligação de Edvaldo e para coligação de Valadares. Pelos cálculos os quatro candidatos pequenos não atingem os votos necessários para a legenda. Apenas o Rede, de Dr. Emerson pode surpreender.

COLIGAÇÕES DOS PARTIDOS QUE APOIAM JOÃO ALVES FILHO – DEM

DEM/PSDB E PEN – Elege 3 vereadores
Coligação “Aracaju não vai parar”, registrou 36 candidatos. Dois deles já renunciaram, entre eles, Júnior Pinheiro atual suplente. Deve eleger três vereadores. Os principais nomes que disputam as vagas, ordem alfabética: Adriano Taxista (atual vereador); Branca de Neve (ex-vereador); Daniella Forres (atual vereadora); Emilia Correia (hoje suplente); Juvêncio Oliveira (ex-vereador); Manoel Marcos (atual vereador); Pedro Firmino (ex-vereador);Renilson Felix (atual vereador)e  Vinicius Porto (atual vereador).

PHS e PV –  Se atingir a legenda fará apenas 1 vereador
Coligação “Aracaju mais humana e mais verde” – Registrou 41 candidatos, 4 deles já renunciaram.  Os principais nomes ordem alfabética: Agamenon Sobral (atual vereador); Selma França (ex-vereadora), Nubem Bomfim e Seu Marcos (candidato do vereador Dr. Agnaldo).

PPS –  Elege 2 vereadores
Sem coligação o PPS registrou 36 candidatos, nenhum renunciou até o presente momento. Os principais nomes em ordem alfabética: Apóstolo Josenildo, Armando Batalha Júnior; Carlinhos Santos Dumont (ex-vereador), Edcarlos, Fábio Ferro, Pedrinho Andrade (ex-vereador), Pimentel (ex-vereador) e os sargentos Prado e Valfran.

COLIGAÇÕES DOS PARTIDOS QUE APOIAM EDVALDO NOGUEIRA – PCdoB

PCdoB, PT e PSD –  Elege 4 vereadores (podendo eleger mais um na média da sobra da legenda)
Coligação “Aracaju vai ser feliz de novo”, registrou 36 candidatos, nenhum renunciou até o presente momento. Os principais nomes em ordem alfabética: Camilo Daniel (filho do dep. João Daniel); Edival Goes (sindicalista); Emmanuel Nascimento (atual vereador); Evando Franca (ex-vereador); Iran Barbosa (atual vereador); Júnior Torres; Lucimara (atual vereadora); Nitinho (atual vereador); Professor Bittencourt (atual suplente); Rosangela Santana (ex-vereadora).
    
PMDB e PRB – Elege três vereadores

Coligação “Aracaju mais feliz”, registrou 35 candidatos, um renunciou. Os principais nomes em ordem alfabética:Anderson Gois (atual suplente); Bigode (atual vereador); Dr. Thiago; Enézio do Santos Dumont; Gonzaga (atual vereador); Marcos Kroger; Mário Costa (ex-vereador); Pastor Alves; Pereirinha (radialista); Professor Otávio Sales (atual suplente);

PTdoB, PTN e PRP – No máximo 1 vereador
Coligação “Por uma Aracaju feliz”, registrou  32 candidaturas, até o momento ninguém renunciou. Os principais nomes em ordem alfabética: Valdir Santos (atual vereador). Para atingir a legenda será necessário que o vereador Valdir Santos tenha uma excelente votação.

COLIGAÇÕES DOS PARTIDOS QUE APOIAM VALADARES FILHO – PSB

PSC, PSL e PTB –  No máximo 1 vereador
Coligação “Aracaju quer o novo”, elege no máximo vereador, registrou 36 candidatos. Os principais nomes em ordem alfabética: Cabo Aminthas; Gordo do Gesso; professora Avilete; Saulo Vieira; Vovô Monteiro (ex-vereador); Zezinho do Bugio;

PSB, PTC, PMB e PRTB –  Elege 5 vereadores
Coligação “Aracaju no Rumo Certo, elege 5 vereadores. A mais disputada de todas. Tem seis vereadores com mandato e outros seis nomes fortes. Os principais nomes em ordem alfabética: Ademário Barreto (irmão de Adelson Barreto); Ana Libório; Anderson de Tuca (atual vereador); Augusto do Japaozinho (atual vereador); Bertulino Menezes (atual vereador);  Elber Batalha (ex-vereador); Ivaldo José (atual vereador); Karina Drummond; Lucas Aribé (atual vereador); Márcio enfermeiro (sindicalista); Max Prejuízo (atual vereador); Niully Campos; Pastor Márcio Tavares;Paulo Sousa; Thiaguinho Batalha. 

PDT, PSDC, PPL e PP – Elege 1 vereador
Coligação “Por uma nova Aracaju”, elege 1 vereador, registrou 33 nomes. Os principais nomes por ordem alfabética: Cícero do Hospital Cirurgia; coronel Júlio César; Jason Neto (irmão prefeito Socorro, Fábio Henrique);Sargento Edgar, Sargento Vieira (atual suplente).

SD, PR e PROS – No máximo 1 vereador
Coligação “Muda Aracaju”, registrou 23 candidatos, nenhum renunciou até o presente momento. Se fizer legenda elege apenas um vereador.  Os principais nomes em ordem alfabética: Matos (ex-vereador); Pastor Roberto Morais (atual vereador).

4 CANDIDATOS  NÃO FIZERAM COLIGAÇÕES

PMN – Não atingirá legenda
Candidato majoritário, João Tarantella, apresentou 35 candidatos. .  Os principais nomes em ordem alfabética: Acácio Pinturas; Airton Corretor; Wellington do Areial;

PSOL/PCB – Não atingirá legenda
Candidata majoritária Sonia Meire, apresentou apenas 5 candidatos: Bené das piadas; Demétrio do Não Pago;Gigi Poetisa, Hortência e Linda Brasil.

PSTU  – Não atingirá legenda
Candidata majoritária, Vera Lúcia, apresentou apenas 3 candidatos: Erilio Bispo; Giselle Santana e Vitor Hugo.

REDE, pode fazer 1  vereador
Candidato majoritário Dr. Emerson, apresentou  35 candidatos, até o momento apenas um renunciou. Os principais nomes em ordem alfabética: Antonio Moraes (sindicalista); Firmo (líder comunitário); Professor Alex Nascimento;

Camilo Daniel, Ademário Barreto, Jason Neto e Thiaguinho Batalha
Alguns nomes surgem nos bastidores e nas conversas políticas como possíveis surpresas na disputa pela Câmara de Aracaju. Os mais citados são: Camilo Daniel, filho do deputado João Daniel pelo PT; Ademário Barreto, irmão do deputado Adelson Barreto pelo PTC; Jason Neto, irmão do prefeito de Socorro, Fábio Henrique, pelo PDT e Thiaguinho Batalha, pelo PMB, filho do secretário da PMA, Carlos Batalha.

Aracaju: 2 pesquisas registradas. Ibope e Veritá
O Ibope divulga amanhã, 23, uma pesquisa registrada (dia 17) e feita em Aracaju nos dias 17 a 22 com 602 entrevistados, contratada pela TV Sergipe no valor de R$ 45 mil que serão pagos em cinco parcelas (valor referente a 3 pesquisas). Já o Instituto Veritá registrou uma pesquisa dia 18, mas no site da Justiça eleitoral não constava ainda a data do inicio e do termino da realização, o valor, quem contratou e o estatístico responsável.

Enquanto isso na TV Sergipe…
…depois de demitirem mais de 20 pessoas do jornalismo e mais de 60 dos quadros operacionais e administrativos da emissora, as coisas vão cada vez pior no alto do morro. O jornalismo com um fôlego novo na direção, mas com profissionais sobrecarregados, repórteres tendo que cumprir três pautas em cinco horas, jornalistas dos bastidores trabalhando em regime de descontrole emocional. Na última semana, dois profissionais afirmaram não suportar a pressão exercida. Os sindicatos de jornalistas e radialistas permanecem omissos  sempre sob um olhar.

Algo interessante sobre viaturas da PMSE. Algumas são velhas demais
E no fim de semana o blog conversou com dois policiais militares da ativa e que trabalham diariamente em viaturas. Um na capital e outro no interior. Algo interessante: Além dos problemas de falta de pagamento, muitas das viaturas são velhas. Os contratos são de dois anos de uso ou 100 mil km rodados. Existem viaturas de 2013 no interior, quando deveriam ter sido substituídas o ano passado. Problemas claros de logística.Pergunta. Quem não realizou as substituições? Viaturas paradas devem ser glosadas. Foram?

Vídeo com ônibus escolares perto de comitê
No fim de semana o blog recebeu um vídeo que foi divulgado em vários grupos de WhatsApp e redes sociais, sem cortes onde uma mulher no veículo transita pela Avenida Barão de Maruim e chega no ponto onde estava fechado pela SMTT para inauguração do comitê de Edvaldo Nogueira onde estavam parados diversos ônibus escolares. Quem passou disse que o vídeo estaria sendo encaminhado à Procuradoria Regional Eleitoral.

Pelo Twitter, Edvaldo diz que ônibus são de estudantes do interior e que processará jornalista
Pelo twitter, o candidato a prefeito Edvaldo Nogueira escreveu que o ônibus estacionados ali estavam esperando alunos do interior que estudam em Aracaju e que o comitê de Valadares Filho também foi inaugurado perto dali. “Vamos acionar o jornalista na Justiça para que prove a acusação, visivelmente feita de má fé. Não será difícil ao MP provar a verdade.”

Procuradoria Eleitoral vai apurar 
Como a denunciante que fez o vídeo disse que encaminhará para a Procuradoria Regional Eleitoral  será fácil descobrir a verdade. A Procuradoria tem os meios para saber se os ônibus estacionam no local todas as noites durante a semana.  O vídeo mostrou diversos ônibus, de várias empresas e um doado pelo governo federal. Se foram utilizados por um candidato seja ele do PCdoB, do PSB ou outro partido qualquer merece punição. Obs: o ego deste jornalista não é grande. Limita-se a registrar e analisar fatos. E não tem medo de intimidações.

Terreno Aruana: corregedoria instaura inquérito para apurar conduta de cartório em Gararu
Foi publicado no Diário Oficial da Justiça de SE, na semana passada portaria da corregedoria do TJSE (nº 396/2016), onde o corregedor, desembargador Ricardo Múcio, instaura, a pedido do juiz João Hora Neto, procedimento para apurar eventual conduta infratora do Tabelião do 1º Ofício da Comarca de Gararu/SE.

Escritura de compra e venda
Veja o que diz parte da portaria: “Considerando que ao analisar a escritura pública de compra e venda com assunção de dívida, lavrada as fls. 285 do Livro nº 05, não restou demonstrada a exigência de comprovação do pagamento do IPTU e do ITBI, situação que ofende o inciso VI do artigo 96 da Consolidação Normativa e Notarial desta CGJ, o artigo 1º, §2º, da Lei nº 7.433/85, o artigo 1º, II, do Decreto nº 93.240/86, o artigo 30, XI, c/c artigo 30, I e V, da Lei nº 8935/94 e os artigos 32 e 35, I, do Código Tributário Nacional.”

Infrações
I – que seja aditada a Portaria nº 347/2016, que instaurou o PAD nº 5239/2016, para que sejam consideradas as infrações apontadas por meio do Ofício nº 58/2016, oriundo da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju (Processo nº 201512100932), que exigem apuração das irregularidades imputadas ao Sr. José Sérgio de Albuquerque, Titular do Cartório do 1º Ofício da Comarca de Gararu/SE, em razão de ter incidido, em tese, nos incisos I e V do artigo 31, por ofensa ao artigo 1º, §2º, da Lei nº 7.433/85; no artigo 1º, II, do Decreto nº 93.240/86; no artigo 30, VIII e XI, c/c artigo 30, I e V, da Lei nº 8935/94; e nos artigos 32 e 35, I, do Código Tributário Nacional.II – A citação do requerido para, querendo, responder no prazo de 10 (dez) dias, exclusivamente em relação às infrações indicadas nesta portaria.” 

Audiência no TJSE dia 02 de setembro
O processo não corre em segredo de Justiça é público e tem o número no TJSE: 201512100932.No próximo dia 02 de setembro, na 21ª Vara, será realizada uma audiência deste processo com o juiz João Hora. Foram chamadas para serem ouvidos como testemunhas Máximo Selem Fonseca e a advogada Maria da Conceição Simões Vasconcelos.

Depois de Londres, sergipana atuou como árbitra de linha na ginástica rítmica na Olimpíada do Rio
A foto ao lado é histórica, de Cristina Vital, técnica de GR. Ela foi a primeira árbitra brasileira da ginástica rítmica a participar de uma banca de

 arbitragem numa olimpíada, a de Londres em 2012. Esse ano ela foi convidada a participar da Rio 2016 como árbitra de linha. A todo momento, durante a transmissão,  viu-se Cristina atuando ao lado do tablado. Cristina é um orgulho desse estado, uma descobridora de talentos nessa modalidade. Larissa Barata, Rafaela Costa, Alana Araújo são algumas das campeãs reveladas por essa sergipana talentosa. Foi Sergipe presente na Olimpíada do Rio.

MPE arquiva denúncia do Sintese sobre o Fundeb
Na notificação de arquivamento número 16.15.01.0166 emitida pelo promotor de justiça Claudio Roberto Alfredo de Souza, ele coloca que "boa parte das alegações do Sintese se dão pela não observância da distinção que se deve fazer entre os estágios da despesa pública", corroborando com a fala do Secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, em entrevista exclusiva concedida no programa de Gilmar Carvalho na Mix FM.

Diferença de tempo
Segundo Passos, o Sintese sabe que existe uma diferença de tempo entre as dívidas liquidadas pela Secretaria da Educação e o pagamento efetivo destas despesas pela Secretaria da Fazenda, mas eles não levam em consideração nada disso no afã de fazer qualquer tipo de denúncia contra o governo mesmo que depois sejam desmentidos pelos órgãos de controle externo.

Efetivação da despesa
"Cada secretaria de estado registra a sua fase de efetivação da despesa. Na Secretaria da Educação e nas demais secretarias, o registro da despesa é feito na fase da liquidação desta despesa. Na Secretaria da Fazenda essa mesma despesa só é registrada quando é efetivamente paga, seguindo procedimentos contábeis que são aprovados pelo Tribunal de Contas. O Sintese sabe disso, até por que isso já foi explicado para sua direção em várias reuniões e mesmo assim faz essa mesma denúncia vazia várias vezes", informou o secretário.

Informações manipuladas
O Governo de Sergipe ao ser consultado sobre esse arquivamento disse que essa decisão do Ministério de Publico de arquivar essa denúncia vazia só demonstra a forma como o Sintese desrespeita a sociedade ao usar informações manipuladas e mentirosas sem nenhum pudor mesmo sabendo que não se trata da verdade.

Momento político
O governo entende que por se tratar de um momento político, e o Sintese apoia candidatos, o sindicato precisa criar fatos para que pareça que ele está realmente lutando por alguma causa, e por meio disso, buscar votos para seus candidatos às custas de macular a imagem do governo."É um jogo meramente político que o Sintese faz nesse momento. A prova disso é que primeiro o Sintese convoca a imprensa antes mesmo de buscar explicações do governo ou dos órgãos competentes que cuidam do controle desses números. O interesse deles é a vitrine, custe o que custar", disse uma fonte do governo.

Academia Propriaense
O Acadêmico Marcos Antônio de Melo, Presidente da Academia Propriaense de Letras, Ciências, Artes e Desportos, convidando a sociedade para a solenidade de posse do Advogado, Engenheiro Agrônomo e Escritor Ailton Francisco da Rocha na Cadeira nº 23, que tem como Patrono o cineasta e fundador do Ciclo do Recife José Soares Silva Filho (Jota Soares).A solenidade será realizada no próximo dia 27 de agosto (sábado), às 19h30, no Campus da UNIT, localizado na Praça Santa Luzia, Propriá/SE.O recipiendário será saudado pelo Acadêmico Marcos Antônio de Melo.

Ataíde Distribuidora chega ao mercado com inovações
Com uma gama de produtos diversificada, com controle de estoque computadorizado, e logística inovadora com capilaridade de distribuição e rapidez, de modo a oferecer preço e facilitar a escolha dos clientes, a Ataíde Distribuidora e Logística, inaugurada no dia 17 de agosto último, já nasce com DNA de sucesso.

Produtos
Com modernas e amplas instalações, a empresa oferta ao mercado uma grande variedade de produtos como diversos tipos de carnes in natura, 

Os sócios da Ataíde Distribuidora e Logística (foto Pedro Noronha).

embutidos, secos e pescados.  O foco de distribuição é a grande Aracaju, com atendimento direcionado a restaurantes, lojas de conveniência, açougue, panificação e loja de frios. Comandada pelo experiente William Wilson Ataíde Moura e o jovem empreendedor Alysson Rodrigo Costa Moura, a empresa compõe o conjunto de marcas de sucesso da NC Grupo Empresarial.

Segmento em crescimento
Segundo William Moura, a inauguração da Ataíde é a realização de um sonho que após muitos anos de trabalho é viabilizado. “Um sonho que se concretiza, fruto de muito trabalho e dedicação, com a força da família e dos amigos”, disse.Para Alysson Moura é uma grande oportunidade de mercado num segmento em franco crescimento no cenário atual do país e “só temos a agradecer pela oportunidade e confiança de todos envolvidos no processo”.A Ataíde Distribuidora e Logística tem sua sede à rua Manoel Bispo, 126, bairro Aeroporto, Aracaju.

PELO TWITTER

www.twitter.com/igormangueira  Vai dar tudo certo!

‏ www.twitter.com/marciorocha1 Quando o Brasil tomou 7×1 a culpa foi dos jogadores e CBF. Quando ganha o ouro olímpico é de Dilma ou do Temer? Ah, é politizar qualquer porcaria, véi!

www.twitter.com/revinhogama   Baianos ganham ouro no boxe e na canoagem nas Olimpíadas do Rio. #chupa pra quem pensava que nós baianos só fossemos bons de rede e capoeira.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Acabou as Olimpíadas. Agora horário eleitoral.

www.twitter.com/frednavarro  Artistas costumam ser péssimos analistas políticos. Como a vida é justa, políticos costumam ser péssimos artistas.

DO LEITOR

Ibama: prestadores de serviço
Gostaria que meu nome não fosse citado, pois sou prestadora no Ibama e da forma como as coisas são conduzidas nesta nova gestão golpista,  apesar de reconhecer a competência da nova gestora, seria prejudicada.Depois dos escândalos nas Superintendências de São Paulo e Bahia,  agora a os servidores de Sergipe vem passando por situações de constrangimento e até mesmo assédio moral. A nova superintendente vem agindo como se fosse diretora controladora de um jardim de infância. Todos os dias, os servidores são constrangidos individualmente ou coletivamente com algum novo fato. A última na sexta-feira, foi retirar os servidores e prestadores que estavam na copa almoçando e mandá-los para o pátio interno, onde foram colocadas várias mesas. As prestadoras de empresa que aguardavam seu horário de almoço,  foram também, "convidadas" a pegar suas marmitas e juntarem-se ao grupo. Ora, se meu horário de almoço,  é das 12 às 13, eu como dentro  desse horário quando tiver vontade, e não foi o que ocorreu.   As pessoas foram coagidas a almoçar no momento  e local que ela determinou. Sempre houve um local especifico para alimentação,  tanto na sede antiga, como na atual, que funciona no Centro Administrativo, uma ampla copa, com geladeira fogão,  dois microondas, armários com pratos,  talheres e copos para uso coletivo, pia para que cada um possa lavar seus pertences e uma grande mesa com capacidade para 10 pessoas, e onde foi colocado um ar condicionado, por ser local quente. O pátio interno,  apesar de ser um local agradável e coberto, é muito quente. A partir de segunda-feira, a copa será fechada às 11h. Sendo proibido seu uso. Isto está revoltando a todos. Com a desculpa que num espaço maior haverá maior interação,  mas na verdade, a intenção é controlar horários. “

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Nossa única arma é a recusa.” Michael Collins, líder revolucionário irlandês, morreu em 22 de Agosto de 1922 (n. 1890).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais