AJU: padre constrange e nega comunhão

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Pode um padre proibir uma pessoa de comungar, mesmo o cristão dizendo que se confessou?

Pois bem no último domingo, 20, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Av. Pedro Calazans, Bairro Getúlio Vargas), que é da Arquidiocese de Aracaju, o padre Farias constrangeu e negou a comunhão a um fiel.

Leia o relato recebido pelo blog de alguns fiéis que ficaram revoltados com a atitude do padre:

“... No último domingo dia 20 de novembro de 2016, dedicado ao Cristo Rei, a paróquia encontrava-se em festa pela celebração da Primeira Eucaristia de dezenas de jovens, com tamanha lotação do templo pelos jovens e seus pais, familiares, convidados e paroquianos, um domingo inesquecível para tais jovens e todos que estavam presentes.

O celebrante fez uma bela homilia do evangelho, centrado no julgar e no perdoar, em que Jesus foi zombado pelos chefes, caçoado pelos soldados e insultado por um malfeitor e mesmo sendo julgado, o Cristo Rei, perdoa outro malfeitor arrependido que também ali foi crucificado. Um dia para realmente não ser esquecido! Durante a comunhão, com tamanha quantidade de pessoas aguardando em fila, o Padre nega a Eucaristia a uma delas, mesmo após perguntar em tom de voz audível se o mesmo havia confessado, obteve resposta afirmativa e não conformado com a resposta, o padre ainda assim continua com o interrogatório; perguntando quando e onde e só faltando perguntar com quem o mesmo teria se confessado. Imaginemos tamanho constrangimento que essa pessoa sentiu, ficando ali paralisado por alguns segundos, sem ação, sem entender, sem saber o que fazer.

Então, vem à pergunta: Um padre pode proibir uma pessoa de comungar?

Não sejamos hipócritas, pois é grande a quantidade de pessoas que comungam sem se confessar, tal indignação colocada no início deste relato (desabafo), é pelo constrangimento causado não só a pessoa interrogada, negada e envergonhada diante de toda assembleia, mas a todos inclusive a mim em presenciar tamanha indelicadeza de julgar um irmão, mesmo após uma bela homilia focada no julgar e no perdoar! (Contradição entre palavras e ação). O comentário da assembleia era notório! Vou mais longe, não sou especialista em Direitos Humanos, mas acredito que o fato caberia uma ação judicial por constrangimento, afinal, ninguém pode ser envergonhado e interrogado desta maneira em público. “

Como se vê este padre não apenas constrangeu um ser humano, mas foi de encontro de tudo que prega o Papa Francisco.

Título
O policial civil Adiano Machado recebeu nesta semana, o título de cidadania ribeiropolense, conferido pela Câmara Municipal de Ribeirópolis. A honraria lhe foi concedida em reconhecimento aos excelentes erviços prestados enquanto trabalhou na delegacia do município. De acordo com os vereadores, a redução na criminalidade da cidade entre os anos de 2011 e 2013 foi fruto das ações de inteligência e dedicação do agente na defesa da cidade.

CMAJU: Jailton retorna e outros continuam afastados
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), decidiu ontem, 22, por unanimidade, decidiu pelo retorno de Jailton Santana para as funções de vereador e manteve o afastamento dos vereadores Agamenon Sobral, Tijoi Barreto Evangelista, Valdir Santos, Daniela Fortes, Renilson Cruz Silva e Agnaldo Celestino Feitosa.

Subordinação
Ao ser entrevistado na Ilha FM, o deputado federal Valadares Filho (PSB) afirmou que os nomes apresentados para compor a equipe de transição do prefeito eleito Edvaldo Nogueira mostram subordinação da futura gestão municipal ao governo do Estado.

Independência
“É só olhar os nomes apresentados e ver a história deles. Aracaju precisa ter independência na sua próxima gestão, alertamos isso durante toda campanha. A equipe de transição anunciada é subordinada ao governador Jackson Barreto”, disse o parlamentar esperando que os nomes escolhidos sejam de independência. “Torço para que sejam os nomes técnicos prometidos em campanha. Temos muitas pessoas competentes e qualificadas nos próprios quadros da prefeitura, nas universidades, para gerir as pastas”, aguarda.

Pacto e repasse de R$ 5,3 bilhões
Governadores e vice-governadores integrantes do Fórum Permanente de Governadores representaram seus estados na reunião com o presidente Michel Temer ontem, 22, no Palácio do Planalto, e firmaram um "pacto federativo" de medidas de ajustes econômicos com o governo federal. Ficou acertado que os estados e o Distrito Federal encaminharão propostas únicas de reforma da previdência nas unidades da federação, a fim de que sejam enviadas junto com a Reforma da Previdência do governo federal, que será fechada pelo Palácio do Planalto até o fim do ano.

Expectativa
Na ocasião, foram discutidas, ainda, as dificuldades financeiras dos estados e o repasse de R$ 5,3 bilhões, equivalentes às multas e impostos do programa de repatriação.O governador Jackson Barreto disse que a expectativa dos gestores é que o presidente e sua equipe econômica tenham compreensão da importância de se encontrar soluções e saídas para este momento de crise, o qual atinge as finanças públicas e cria dificuldades para as administrações estaduais.

Violência debatida na CMA
Enquanto que no ano passado ocorreram 89 homicídios no Brasil até o final de dezembro, neste ano o número de pessoas assassinadas já chega a cem, segundo informações do vereador Dr. Emerson Ferreira (REDE) passadas ontem, 22, na Tribuna da Câmara. A violência que assola Sergipe e todo país também foi tema do discurso dos vereadores Flávia Brasileiro (PRTB) e Acácio (PSDB).

Prevenção
Segundo os parlamentares, é preciso voltar mais o olhar para políticas de prevenção à violência, não basta aumentar o policiamento e investir apenas em ações de repressão. “A quantidade de jovens assassinados é grande e a gente vendo isso, assistindo tudo de braços cruzados é preocupante. Até porque a tendência é que piore. Converso com as pessoas e elas estão assustadas. É preciso que tenha ação policial, sim, e de repressão. Mas, não podemos pensar em solução só com repressão. O que se tem feito de caráter preventivo? A questão de violência não se trata só com polícia. Não podemos pensar dessa forma”, disse Dr. Emerson.

Questionamentos
Ele fechou o discurso, fazendo alguns questionamentos: “O que é feito na política de educação? O que é feito na política do desemprego? O que é feito na política social? É preciso que saiamos desse ano entendendo que polícia é apenas um dos meios para a gente fazer esse enfrentamento. Não podemos mais aceitar passivamente que tantos jovens sejam assassinados e que esse seja o destino de tantos outros jovens em nosso Estado e país”.

Coroa do Meio
A vereadora Flávia Brasileiro (PRTB) mostrou preocupação com a densidade da violência no Bairro Coroa do Meio, em Aracaju. De acordo com ela, o problema é tão gritante que motivou uma ação do pároco da comunidade que será realizada no local na tarde desta terça. “As pessoas do Bairro Coroa do Meio estão reiteradamente sofrendo abordagens criminosas. Sejam assaltos nas ruas, ou invasão de casas e estabelecimentos comerciais. E são sempre os mesmos meliantes que estão cometendo esse tipo de ação”, observou.

Livro de Mário Jorge será relançado hoje
O mandato democrático e popular da deputada estadual Ana Lúcia (PT) realizará hoje, 23, às 19 horas, no Cultart, uma homenagem ao primeiro poeta concretista sergipano: Mário Jorge Vieira. Como forma de homenagear esse grande artista, o seu livro "De Repente Há Urgência", será relançado. Além disso, também haverá uma exposição de algumas de suas obras.

70 anos
Se ainda estivesse vivo, Mário Jorge estaria completando 70 anos no próximo dia 23. Com uma trajetória de poesia e luta por uma sociedade mais justa e igualitária, o ex-militante do Partido Comunista arrebatou corações e mentes com seus poemas concretistas e questionadores. Sua obra influencia artistas brasileiros até os dias de hoje.

Distrito Industrial
Acompanhado de alguns futuros secretários da Prefeitura de Propriá, o prefeito eleito, Iokanaan Santana teve uma reunião com o vice-governador Belivaldo Chagas, onde tratou da falta de estrutura do Distrito Industrial, principalmente no tocante a não implantação do gás como também a deficiência no fornecimento de água.

Geração de emprego
O prefeito pediu apoio ao vice-governador para a implantação do gás, que na sua visão, vai contribuir de forma significativa para alavancar desenvolvimento da cidade com a geração de emprego e renda. Muito sereno, o vice-governador disse que não faltará apoio por parte do governo do Estado para incentivar o crescimento e a geração de emprego e renda no município.

Parceria: Justiça e social
E a secretária de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), Marta Leão, elogiou o TJSE, através da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) que em parceria com a pasta que ela comanda propiciou um momento de lazer para 240 crianças e adolescentes de abrigos estaduais de Frei Paulo e Carmópolis na última semana.

Equipes
Marta Leão ressaltou o trabalho das equipes da Seidh, sob o comando da coordenação estadual dos abrigos estaduais, como também da coordenadoria da infância e adolescência do TJSE. “Fui informada que foi um momento único para estas crianças, não apenas um momento de lazer, mas uma grande confraternização onde o espírito comunitário foi atingido”, disse.

Parceria continua
A secretaria entende que este tipo de parceria deve ser fortalecida não só com o TJSE mas com entidades que cuidam das crianças e dos adolescentes. “É importante esta interação de todos que estão na medida protetiva com o meio em que vive e a comunidade. É algo que eles guardam na memória e serve de exemplo para construção de uma vida saudável”, explicou.

Violência contra a mulher
A deputada estadual Ana Lúcia registrou ontem, 22, o Dia Estadual de Combate e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, instituído por meio da Lei 7.258/11, de sua autoria. Aprovada em 2011, a lei prevê que o Governo do Estado deve promover, anualmente, ações de conscientização e orientação da população sobre as formas de combate à violência de gênero.

Assassinato
Ana Lúcia explicou que a data foi escolhida para que não seja esquecido o trágico dia em que a mãe de uma professora da rede pública foi assassinada depois de sofrer violência física, psicológica e sexual em sua própria casa, na capital sergipana. “Este foi um dia trágico para a população sergipana, especialmente para a população aracajuana”, lamentou a deputada. “Espero que o Poder Executivo priorize esta data no sentido de promover ações educativas para enfrentar a violência contra a mulher”, completou.

Dia Mundial
A deputada lembrou ainda que na próxima sexta-feira, dia 25, é o Dia Mundial da Não Violência Contra a Mulher. A data foi instituída em 1999 pela ONU em homenagem às chamadas “Mariposas”: as três combativas irmãs dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, que foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana em 25 de novembro de 1960, por combater o regime ditatorial de Trujillo.

Oscar do artesanato brasileiro reúne produção de todo país
As cem unidades produtivas vencedoras da quarta edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato serão premiadas na próxima quarta-feira (23) em uma cerimônia no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. Conhecido como o Oscar do artesanato brasileiro, o evento vai reunir artesãos de norte a sul de todo o país escolhidos por especialistas em artesanato e gestão como os mais competitivos do Brasil.

Representantes de SE
Sergipe tem quatro representantes entre os premiados. Do estado foram escolhidos TOP 100 de Artesanato a Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora, a Associação dos Artesãos da Vila de Sambambaia, de Tobias Barreto, a empresa Nalva Artes e Variedades, de Laranjeiras, e a Engenho da Terra, de Aracaju. Entre os cem vencedores há representantes de 22 unidades da federação.

Estímulo
“Com o prêmio, o Sebrae estimula a capacidade de gestão, da produção e da comercialização do artesanato brasileiro. São várias ações que objetivam promover a produção do artesanato brasileiro. Realizamos, em outubro, o Brasil Original e agora, o Top 100.  Este ano, o Natal terá a marca das mãos dos artesãos brasileiros”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Saldão 72h GBarbosa
Até a próxima sexta-feira, 25, as lojas GBarbosa abrirão às 6h da manhã com descontos inacreditáveis:  é o Saldão 72h GBarbosa.  Além dos descontos muito aguardados em eletrônicos, linha branca e smartphones, a promoção abrange os setores de higiene, bazar, brico e auto e de alimentos. A oferta é válida em todas as lojas. Já os parcelamentos no Cartão Ceconsud/Gbarbosa serão aceitos com parcela mínima de R$24,00. Para conferir mais ofertas do Saldão, basta se cadastrar no site http://www.gbarbosa.com.br.

PELO TWITTER

www.twitter.com/joaocorrrea  Positividade ajuda , mas correr atrás é necessário.

www.twitter.com/sargentoedgard  É escândalo por cima de escândalo, que país é esse?

www.twitter.com/calbnascimento  #EuQuero10Medidas desde MP e judiciário deixem de receber aux moradia, educação e creche como indenização para burlar fisco e teto salarial.

www.twitter.com/emirsader  Brasileiros querem cumprimento da Constituição democrática, que proíbe salários de marajas para juizes.

www.twitter.com/andradejpaulo  PAPA E O ABORTO: Francisco mostra sensibilidade ao estender a todos os padres o perdão, até agora só permitido a bispos e confessores.

www.twitter.com/gabdamasio  Vamos limpar o Brasil, senhores deputados. Chega de corrupção e impunidade. Estamos de olho nos senhores. #Euquero10medidas #somostodosmoro.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Saber envelhecer é a obra-prima da sabedoria e uma das mais difíceis tarefas na grande arte de viver.” Henri Amiel.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais