Almeida trampolim para alguém? Jamais! Ele quer saltar

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Um político experiente (já aposentado), em contato com o blog, fez uma observação interessante: "quem ouviu Almeida Lima falar na Alese 

Ao atacar administração da saúde, Almeida não atingiu Conceição, nem Zezinho Sobral atacou Jackson dando munição a oposição (foto ASN).

tecendo críticas duras à Fundação Hospitalar de Sergipe imaginaria que ele fosse oposição ao atual governo. Sim, pois querendo ou não, quem nomeou os anteriores gestores da FHS foi Jackson Barreto, que já está no Governo há quatro anos. Os erros e os acertos são sempre de quem nomeia".

E na experiência política dele, o político de pijamas disse que a intenção de Almeida Lima não é de servir de trampolim para candidatos a deputado federal e estadual. Este seria o chamado plano “B” se a estratégia dele falhar.

O plano “A” é ficar na mídia durante todo o ano e início do próximo como o gestor que “consertou” a saúde e colocou a casa em ordem e aproveitar a onda eleitoral da preferência por “gestores” como o caso de João Dória em São Paulo e ser o candidato de Jackson ao governo. Devaneio do político aposentado? Nenhum pouco, já que Jackson tem apenas um nome à mesa: Belivaldo Chagas. E ele não tem a preferência de todo o grupo.

Almeida Lima tem a favor dele a aproximação com o presidente Temer do período que foi coordenador do orçamento da União. Daquele período Almeida guarda “cartas na manga” interessantes politicamente que podem avalizar muita coisa, até mesmo uma candidatura ao governo. Aliás, um dos principais padrinhos para ele assumir a pasta da saúde – que Jackson queria um médico – foi o presidente Temer.

Com o discurso de moralizar a saúde, Almeida tenta mostrar que é aliado de Jackson, não concorda com toda a gestão e expõe denúncias graves. E sem piedade passou para a sociedade que Zezinho Sobral e Conceição Mendonça foram incompetentes na saúde. A solidariedade do blog aos dois ex-gestores.

A oposição já tem em mãos  material suficiente para realizar investigações profundas na SES e na FHS fornecidas por Almeida Lima. Sem dúvida, o “sincericídio” de Almeida  mirou no que viu e pode acertar no que não viu. A administração que ele hoje ataca, não é a de Conceição e nem a de Zezinho Sobral: é a de Jackson Barreto.

Um detalhe: nesta tentativa de Almeida em consolidar o plano “A” o blog adverte que estará atento a qualquer movimentação de utilizar a saúde pública do Estado como trampolim político.

E ainda bem que Sergipe tem o MPF, o MPE, o Deotap, TCE (não, este não, desculpe leitor) vigilantes e prontos para intervir em qualquer tentativa de usar o dinheiro público com fins eleitorais.

FHS:Posse na segunda-feira
No fim da tarde da sexta-feira, 10, o blog foi informado que Almeida Lima indicaria o presidente da FHS. Logo após o blog recebeu uma ligação informando que Rosman Pereira, ex-presidente da Codise, toma posse na segunda-feira,13.

Família Passos precisa afinar o discurso
O deputado Georgeo Passos talvez devesse assessorar o pai, prefeito de Ribeirópolis, de que o mesmo é obrigado a prestar informação aos órgãos de fiscalização e controle sob pena de, em tese, cometer crime de responsabilidade ou improbidade administrativa. É que Antonio Passos, segundo o TCE, deixou de prestar informações sobre salário do Prefeito e dos seus assessores direto. A família Passos precisa mostrar que o discurso na Alese tem que ser o mesmo em Ribeirópolis.

Salários de prefeitos e o absurdo no TCESE
Do ex-deputado João Fontes nas redes sociais: “Realmente é um  absurdo prefeito de uma cidade pequena ganhar salários superiores a R$ 30.000,00,  como também é um absurdo Conselheiros dos TCEs receberem auxílio merenda retroativo, auxílio moradia retroativo, vender férias, ter 60 dias de férias no ano e perceberem outros penduricalhos para aumentar os salários de forma disfarçada, tudo pago como indenização para não incidir no imposto de renda.”

Salários de prefeitos e o absurdo no TCESE II
E continua Fontes: 'O pau que dá em Chico deve dá em Francisco'! 'Pimenta nos olhos dos outros é refresco'!O TCE descumpre uma sentença judicial que determina que a " Corte de Contas " diminua  para 25% os cargos comissionados em relação aos cargos efetivos. O Tribunal de Contas de Sergipe é o que tem o maior número de cargos comissionados no Brasil!”

Salários de prefeitos e o absurdo no TCESE III
E finaliza: “A" Corte de Contas de Sergipe " para repelir os altos salários dos prefeitos precisa também rever os salários milionários dos conselheiros e procuradores, se não fica parecendo com o chamado jogar o barro na parede para ver se cola ou o chamado macaco não olha para o rabo!É a turma que gosta de jogar para galera como dizia o grande sábio popular, Wellington Elias!”

Juíza indefere pedido do MP para afastar Mendonça
A juíza Christina Machado de Sales e Silva indeferiu o pedido do MPE de afastamento de Mendonça Prado da presidência da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Na decisão, da (10), a magistrada Christina Machado de Sales e Silva diz que, “em nenhum momento”, ele desrespeitou a Justiça. O MPE comunicou que vai recorrer.

SSP pede autorização para investigar Ulices Andrade. Acusado de constituir empresas “laranjas”
O conselheiro Ulices Andrade, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), volta a ser alvo de novas denúncias, que envolvem ato de improbidade administrativa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, crime contra a administração pública e organização criminosa. Em:https://.infonet.com.br/noticias/politica/ler.asp?id=197459

Planilha transporte Aracaju
Atendendo decisão do TJSE a SMTT de Aracaju disponibilizou ao judiciário das planilhas de custo do transporte público coletivo da região metropolitana. A planilha é elaborada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp).

TJ garante à OAB normalização de saques dos alvarás judiciais
Em virtude do contrato firmado entre o TJSE e o Banese, decorrente de licitação, todos os alvarás judiciais emitidos deverão ser sacados exclusivamente nas agências do Banese. Nos primeiros dias de transição os alvarás antes emitidos pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal não tinham sido migrados para o BANESE, fato que vinha causando enormes transtornos aos advogados e aos cidadãos, face à impossibilidade do saque dos alvarás correspondentes aos créditos e aos honorários advocatícios.

Solução
Em tratativas com a OAB, o TJSE, sensível à demanda, assegurou que este grave problema estará plenamente solucionado.A partir de segunda-feira, 13, todos os advogados poderão sacar os alvarás judiciais em qualquer agência do BANESE, tendo em vista as providências técnicas que estão sendo ultimadas neste final de semana para a migração total dos alvarás judiciais existentes no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

Nepotismo
O vereador Elber Batalha esteve na sexta-feira, 10, reunido com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE),  Clóvis Barbosa em uma vista de cortesia do parlamentar. Vários assunto foram conversados durante o encontro, dentre eles questões ligadas a licitações públicas, bem como sobre qual seria a interpretação do TCE em relação a regra do nepotismo na administração pública, tanto municipal, quanto estadual.

Sem regulamentação específica
O conselheiro Clóvis Barbosa disse que não existe uma  regulamentação específica sobre este assunto. “A avaliação é feita dependendo de caso a caso”, informou. Diante do exposto, Eber disse que vai  fazer uma consulta ao TCE sobre quais são as regras de empregabilidade de parentes em cargos comissionados.

Norte para os legisladores
“O resultado dessa pesquisa, que será de forma genérica, servirá  de norte, não só pra mim, na minha atuação enquanto fiscalizador, mas também para todos os vereadores da capital e  interior, como também para os deputados na Assembleia Legislativa. Parlamentar é fiscalizador e precisamos entender todos os trâmites e regras sobre este assunto para que seja feita uma efetiva cobrança na transparência do serviço público”, disse Elber.

Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor é celebrado em 15 de março e para comemorar a data será realizada uma Sessão Especial no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju no dia 13 de março às 9 horas. A Sessão Especial tem como tema o “Plano Nacional de Consumo e Cidadania”.

Dia do Consumidor II
“O objetivo dessa Sessão Especial é informar e orientar os cidadãos quanto aos seus direitos. Para isso, iremos debater o Plano Nacional de Consumo e Cidadania. Nós convidamos para compor a mesa o Procon, Ministério Público de Sergipe, CDL, Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe e instituições ligadas à defesa dos direitos do consumidor em Aracaju”, explicou o vereador Lucas Aribé (PSB), que apresentou o requerimento à mesa solicitando a Sessão Especial.

Empresários lançam a SergiFar
Empreendedores do segmento de farmácias lançaram a Rede SergiFar. Realizado no auditório do CDL Aracaju, o lançamento contou com a presença da classe empresarial sergipana, políticos e autoridades. Formada por 14 empresas e 48 pontos de venda, o objetivo da SergiFar é formar a maior rede associada de farmácias de Sergipe, com a finalidade de estimular o setor a atender melhor a população, em todos os municípios do Estado.

Rede tem como proposta fortalecer o mercado farmacista sergipano
“A Sergifar tem como proposta promover a união de pequenas empresas do segmento de farmácia e medicamentos. Juntos seremos mais fortes e teremos condição de disponibilizar maiores benefícios para a população. Todas as empresas são devidamente sergipanas. O grupo visa também promover o acesso a capacitação, por meio dos projetos do Sebrae, tanto para os gestores das empresas como para os colaboradores”, explica Alex Garcez, presidente da Rede SergiFar e do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de Sergipe – Sicofase / SE.

Fortalecimento
Para o empresário Gilson Figueiredo, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, com a Rede o ciclo produtivo do comércio farmacista no Estado se fortalece e contribui para a geração de mais empregos no setor e renda para os trabalhadores. “A iniciativa tem o apoio do Sebrae, que contribuiu amplamente com consultorias, missões técnicas, entre outras ações que ajudaram na formação da Rede”, explica.

Boquim:diversificação de culturas
Na última quarta-feira, 8/3, o vice-prefeito Chicão Almeida (PT) acompanhou a visita de representante de uma empresa francesa ao sítio de Jerfesson Gois, no Povoado Boa Vista do Fundunga, em Boquim, que veio conhecer o cultivo da acerola. Colhida ainda verde devido a grande quantidade de vitamina C, a acerola é vendida a uma indústria localizada em Estância, onde é transformada em pó e exportada.

Vitamina C
A acerola da região Nordeste contém mais vitamina C que a das demais regiões e Sergipe planta cerca de 1% da produção necessária, sendo a cidade de Lagarto o maior produtor. Segundo Jerfesson, ainda “há uma grande resistência dos produtores em colher a fruta verde. É uma questão cultural”.Chicão disse que “incentivar a diversificação de cultura de plantio é uma das metas da gestão municipal. A procura pelo produto é grande, a acerola é muito promissora, ideal para o agricultor familiar. É importante o retorno da policultura, para que haja produção o ano todo e em épocas diferentes

11º Passeio Ciclístico da Cidade
A Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizará neste domingo, 12, a 11ª edição do Passeio Ciclístico da Cidade, que marca a abertura das comemorações pelo aniversário de 162 anos da capital. Cerca de 700 pessoas devem participar e a concentração ocorre a partir das 7h na Colina do Santo Antônio, zona Norte de Aracaju. O passeio é aberto ao público e contempla ciclistas de todas as idades.

Trajeto
A largada será às 8h na Colina do Santo Antônio. Da Colina, o passeio percorrerá as avenidas João Ribeiro, Simeão Sobral, Mercado Municipal, Otoniel Dória, Rio Branco, Ivo do Prado, travessa José de Faro Menezes, rua Santa Luzia, avenida Anísio Azevedo, Praia Formosa e avenida Beira-Mar. De lá, os ciclistas retornarão na avenida Ivo do Prado, Otoniel Dória, Simeão Sobral, João Ribeiro encerrando na Colina do Santo Antônio totalizando 10,8 km de percurso.

PELO TWITTER

www.twitter.com/BonifacioCartun   "E tudo aquilo contra o que sempre lutam                                                                                                          

Paulo Lobo & Os seminovos baianos – Você não pode perder no dia primeiro de abril no espaço Solar Entre Amigos (Robalo, Aracaju), a partir das 12h. Local de vendas de ingressos: Casa do Artista.

                                                                   É exatamente tudo aquilo que eles são"…
                                                                   Marcianos Invadem a Terra – Legião Urbana

www.twitter.com/ISMARVIANA  “O momento exige que os homens de bem tenham audácia dos canalhas.” ? Benjamin Disraeli

www.twitter.com/joaocorrrea   Vivemos melhor quando deixamos de lado a pretenção de ser o tribunal do outro.

www.twitter.com/Mmauriciolobo   O slogan da #EstreAmbiental tem tudo haver com a gestão @PrefAracaju "Lixo é só o começo" da gestão @EdvaldoNogueira

www.twitter.com/rogeraju   Ou @EDVOLTA65 exonera Mendonça Prado ou coloca em cheque sua gestão. Com a palavra o Excelentíssimo Prefeito.

www.twitter.com/AndersonJPT   Alô @SMTT_AJU Quando vão cancelar a exclusividade dessas faixas azuis? Já tá mais que provado que elas não funcionam, só prejudica o fluxo.
CONVOCAÇÃO

Eleição para o Conselho Estadual da Juventude – CONEJUV
A Coordenação Especial da Juventude –  CEJUV e o Conselho Estadual de Juventude do Estado de Sergipe –  CONEJUV/SE,  convocam todos os cidadãos de movimentos e organizações juvenis, entidades de classes que possuem departamentos de juventude, partidos políticos, associações, geminações e qualquer grupo de jovem organizado não governamentais, representantes da sociedade civil organizada, a participarem da eleição para composição do Conselho Estadual da Juventude – CONEJUV,  que será realizada em 25 (vinte cinco) de março do ano de 2017,  às oito horas na Rua Santa Luzia, 680, Bairro – São José, auditório da SEIDH (Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e da Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos). O processo eleitoral será de forma direta, conduzido sob a orientação de uma comissão eleitoral definida na última reunião do CONEJUV.

Inscrições:

Inscrições de 10 a 20/3/17
1° Resultado dia 21/3/17
Recursos de 21 a 22/3/17
Resultado Final 23/3/17

Inscrições Online: https://docs.google.com/forms/d/1qcK2Gy6ynIhAfMmk6kq52M4rE_P9ruIA3zYWEKVn3Hg/prefill

Download do Edital: https://mega.nz/#!Xx4VkQ7R

Encontro de Entidades,  coletivos e movimentos da Sociedade Civil dia 25/3/17 (Local a Definir)

HOMENAGEM – 57 ANOS MARCELO DÉDA

Parabéns, Marcelo Déda! Por Edson Júnior

MARCELO DÉDA completaria 57 anos neste sábado. Ele faleceu no dia 02 de dezembro de 2013, ao 53 anos, no exercício do seu segundo mandato de governador do estado.

Em memória a esse extraordinário ser humano, postei, ao longo da semana, textos, fotos e vídeos sobre ele em meu perfil no facebook; inclusive, um clip editado pelo jornalista Dida Araújo. Um clip que recomendo visualização, de tão singelo, tão emocionante. https://www.facebook.com/edsonjunior.edsonjunior.1/posts/1274572549305961?notif_t=like&notif_id=1489141436386186

Hoje, no mesmo perfil, publico parte do seu último discurso em público, quando da aprovação do Proinveste, programa de investimento do governo federal que emitia carta de crédito no valor de R$ 1,435 bilhão para investimentos nas áreas de educação, saúde, segurança, desenvolvimento da infraestrutura urbana/transporte e também amortização de operações de crédito. Desse total, o governou solicitou à Assembleia Legislativa a utilização de R$ 567 milhões. 

Após meses de debates, o projeto foi aprovado. Era o fim de uma tormenta que castigou Marcelo Déda por meses, fazendo com que ele interrompesse seu tratamento de saúde por várias vezes a fim de cuidar, pessoalmente, da aprovação do projeto junto aos parlamentares estaduais.

Ao assistir o discurso para publicação, lembrei desse doloroso processo de seguidas derrotas na Assembleia Legislativa. Momentos que maltrataram o físico e o psíquico do homem que lutava bravamente contra um câncer de estômago, mas que insistia continuar travando a outra batalha pelo bem de Sergipe.  Não olhou para os lados em disputa, nem mesmo o dele. Seu interesse maior era Sergipe e seu povo. Não se afastava disso.

Pela aprovação do Proinveste, não teve vergonha de se “ajoelhar”, para que desse gesto singular de humildade, emergisse a concórdia e nascesse a paz. Mesmo ajoelhado, um homem se mostra grande, ensinou-nos Déda.

Ele tinha a exata dimensão dos tempos na política: o tempo da disputa e o tempo do trabalho solidário; o tempo de dar as mãos e o tempo em que as cores partidárias deveriam se misturar para o bem das cores de Sergipe e do seu povo.

A lembrança que deixo hoje, no dia do seu aniversário, é aquela que ele mesmo pediu em seu derradeiro discurso público. Ele pediu sorrisos, quando não estivesse mais presente.

Nesse discurso, ao explicar a todos o significado das obras do Proinveste, Marcelo Déda se emocionou ao prenunciar que talvez não estivesse vivo na inauguração das obras. “Muito mais que estar lá (na inauguração das obras), muito mais que estar lá por vaidade, eu queria estar lá para ver aquilo que me fez entrar na política, ver o sorriso do meu povo… a felicidade de receber a obra… se quiserem saber qual é a maior dor que tive, é essa: de fazer a obra e não poder colher o sorriso (Déda chora) … então, isso me dói… mas quando forem colher (o sorriso do povo nas inaugurações), lembrem-se de mim”, finalizou, em lágrimas.

Assista ao trecho do discurso aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qG01WEwKLxI

MENSAGEM AO ANIVERSARIANTE: Déda, onde quer que você esteja, saiba que seu povo lhe sorri em cada obra e em cada sorriso multiplicado pelas centenas de milhares de pessoas que você fez sorrir. Você semeou o bem e hoje pode colher os sorrisos do seu povo. Obrigado por tudo, Dédão!

MARCELO DÉDA, SEMPRE PRESENTE!

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A história do mundo é o registro do homem em busca do pão de todos os dias.” Hendrik Willem van Loon, historiador e jornalista neerlandês, morreu em 11 de Março de 1944 (n. 1882).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais