Ancelmo Goes anima bom papo entre amigos

Foi em torno do casal Ancelmo e Tina Goes, uma reunião em “petit comité”, que animou a noite de domingo, 26.03, na Livraria Escariz, na Avenida Jorge Amado, na Treze. A mulher de Ancelmo, Tina Goes, veio lançar o seu primeiro livro, “Essa Menina, de Paris a Paripiranga” – aliás, já apresentado ao público leitor sergipano – em Salvador, e aproveitou para dar uma esticada a Aracaju, para rever familiares e amigos. No encontro de domingo, estavam este escriba, o jornalista Amaral Cavalcanti, o ex-governador Albano Franco, a professora Ana Valença, e outras figuras importantes da sociedade sergipana. Tema em pauta: o futuro do governo Michel Temer, o projeto de terceirização do trabalho, e a situação difícil, demasiado complicada, do Rio de Janeiro. Ancelmo Goes, como se sabe é o dono de uma das colunas mais lidas do jornal “O Globo”, que circula no Rio de Janeiro, e que leva o seu nome. Ancelmo é sergipano, de Frei Paulo, assim como sua mulher, Tina, é sergipana de Aracaju.

APADA encerra suas atividades

Em artigo publicado no último sábado, no “Jornal do Dia”, a professora Maria Lygia Maynard Garcez Silva, anunciou o encerramento das atividades da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe – APADA, que funciona há pouco mais de 25 anos, completados em junho do ano passado. Foi vencida pela crise; por causa dela, os convênios e as doações escassearam, deixando a situação da APADA em condições precárias. A entidade viu-se sem condições de honrar o pagamento dos seus funcionários e das obrigações trabalhistas correspondentes, além de oferecer alimentação aos seus assistidos. A APADA servia como lenitivo para dezenas de jovens deficientes do aparelho auditivo. As instalações e o acervo da APADA serão doados ao Instituto Pedagógico de Apoio à Educação de Surdos de Sergipe , o IPAESE que continua funcionando. D. Lygia Maynard Garcez, a Liginha, sempre foi o esteio da Associação que agora vai encerrar suas atividades. O que não deixa de ser lamentável.

Terceirização dos empregos

O projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados que precariza o emprego no Brasil ainda não foi sancionado pelo Presidente Michel Temer. O Presidente, porém, não tem coragem de vetá-lo na íntegra e contrariar alguns nomes importantes do seu governo, como o Ministro da Fazenda, Sr. Henrique Meirelles. Tem-se, como certo, porém, que o projeto não sai do Palácio do Governo conforme foi aprovado na Câmara. Alguma coisa deverá ser vetada para ser cumprido no Brasil todo. Odeputado Laércio Oliveira, relator do projeto, tem recebido críticas dos principais veículos e as intensidades delas tem sido muito forte, fazendo com qdr ue as especulações sobre vetos prossigam firmemente. O Presidente Temer não quer entrar para a história como o algoz dos trabalhados brasileiros.

Comissões voltam a se reunir na 3ª. feira

Estão convocadas para terça-feira, no horário matinal, as reuniões das Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa de Sergipe. Esta nova reunião deverá ser uma continuidade do encontro promovido na última quinta-feira e que se encerrou às 13h30, sem a aprovação de um só projeto. É que na Comissão de Justiça o projeto do deputado Georgeo Passos sobre a remuneração dos advogados de profissão, empacou por causa de uma discussão simplória: afinal, o projeto é ou não constitucional? A discussão será retomada amanhã. É possível que, logo depois das reuniões das Comissões Temáticas, o plenário faça uma apreciação das matérias em condições de serem discutidas.

Se for atender tudo não sobra prá ninguém

Se for atender todos os pedidos da deputada Silvia Fontes, feitos através de indicações à Assembleia Legislativa, não vai sobrar dinheiro para se fazer mais nada no Estado. Ela quer, por exemplo, a construção de ciclovias, nas avenidas coletora e central, respectivamente dos conjuntos Albano Franco e Piabeta, com o objetivo de integrar as demais avenidas do município de Socorro com ciclovias. Ela quer também a construção de uma estrutura permanente, física e representativa em tamanho natural do Patrimônio Cultural, Histórico e Artístico do Estado de Sergipe, no Espaço de Eventos da Orla de Atalaia, em Aracaju. Segundo ela, isso despertaria a atenção de visitantes para os pontos turísticos do Estado. Além de construção de uma Escola para o ensino Médio na comunidade da Piebata. O que complica é que o Estado não tem dinheiro para atender seque dez por cento dos seus pedidos.

Rosman deve entregar cargo hoje

Rosman Pereira, até agora Presidente da Fundação Hospitalar de Sergipe, deve manter audiência com o governador Jackson Barreto, ainda  no dia de hoje, para entregar-lhe o cargo. O fato é que Rosman bateu de frente com o Secretário da Saúde, Almeida Lima, que põe em prática seu estilo concentrador de gerir a coisa pública. Ele deverá ser acompanhado do deputado federal Fabio Reis e da deputada estadual Goretti Reis. A audiência de hoje poderá selar o rompimentopolítico do governador Jackson Barreto com a família Reis. É que estes não estão nada satisfeitos com o Secretário da Saúde.  Almeida Lima teria sido muito grosseiro com a deputada Goretti Reis, na última audiência que concedeu a ela, a semana passada. A coisa tá feia…

E é candidato a Presidente…

O leitor deste blog já deve ter ouvido falar, certamente, em um deputado do baixo clero da Câmara dos Deputados chamado Jair Bolsonaro. Integrante do PSC, ele se declarou candidato a Presidente da República e, para surpresa do mundo político, tem aparecido sempre em segundo lugar nas pesquisas. Ele diz contar com a simpatia das Forças Armadas e auxiliares, além do público evangélico. Mas, Bolsonaro sempre aparece quando o assunto é reacionarismo. “Ele é declaradamente ligado à direita a mais reacionária possível” e defende até a tortura e a violência contra grupos de extermínio no País. Recentemente em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Bolsonarofoi explicito: “Foram fazer um escracho na minha casa e ameaçaram entrar. Eu falei: “Se entrarem, não sairão”. Agora o Ministério público quer saber o que é “não sairão”. É atirar neles. (…) Tenho três armas e muito cartucho. Ia embalar e dar balinha para chupar. Entre na minha casa, estupra minha mulher, f*** a minha filha e eu tenho que bater palmas para liberdade de expressão?  Por isso que essa p*** deste país está nessa merda aí. E por isso que o pessoal gosta de mim. Eu não estou maluco. E vocês, né, de esquerda, jornalista de esquerda está cheio, né? Vocês estão cavando a própria sepultura”.

   …e para encerrar…

CIDADANIA – Hoje, segunda-feira, a Assembleia Legislativa faz entrega ao advogado Francisco das Chagas Vasconcelos, o professor Vasko, do título de Cidadão Sergipano. A solenidade está marcada para as 17h, mas como é tradição na Casa, deverá retardar em pelo menos meia hora.

FOTOS – A deputada Ana Lúcia apresentou projeto de lei, pelo qual torna-se obrigatória a divulgação de fotos e dados de criança desaparecidas nas contas de água de todo Estado de Sergipe. O projeto deve passar primeiro por várias comissões temáticas.

            

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais